Pular para o conteúdo principal

"Fique Sabendo" - Sespa realizará ações para lembrar o Dia Mundial de Luta contra a Aids



Dr. Hélio Franco/Sespa.
O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado em 1º de novembro, será lembrado, em Belém, por uma vasta programação organizada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Estão previstas várias mobilizações, que começam nos dias 29 e 30 de novembro, na Unidade de Referência Materno Infantil e Adolescente (Uremia), seguindo, no dia 1°, para a Praça da República, e dos dias 03 a 07 ocorrem na Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas e Parasitárias Especiais (Uredipe). As ações atendem a mobilização nacional chamada “Fique Sabendo”, recomendada pelo Ministério da Saúde no sentido de incentivar a população para a testagem de sífilis, HIV e hepatites virais (B e C).
No dia 1º de dezembro, equipes da Coordenação Estadual de DST/Aids e das duas unidades da Sespa estarão concentradas para a mobilização que acontecerá entre 8 e 12 horas, na Praça da República. Haverá distribuição de fôlderes educativos, preservativos masculinos e femininos, orientações e realização de testes rápidos. já garantidos os encaminhamentos que forem necessários. A ocasião será marcada também pela divulgação definitiva do Boletim Epidemiológico sobre a Aids, formulada pelo Ministério da Saúde.
A Uremia, que presta assistência a mulheres, crianças e adolescentes, estará com uma programação nos dias 29 e 30 de novembro, com palestras médicas, presença de psicólogas e enfermeiras que orientarão as gestantes sobre cuidados com os recém-nascidos, HIV/Aids para grávidas, orientações sobre educação sexual para adolescentes, encaminhamentos para testes rápidos e sorologias para HIV, além de apresentação de vídeos educativos.
A Uredipe, local de referência para tratamento de pacientes com HIV e outras doenças infecciosas, oferecerá testes rápidos no sábado, 1º de dezembro, na Praça da República, por ocasião do Dia Mundial de Luta contra a Aids. Entre os dias 03 e 07 de dezembro, na sede da unidade no bairro do Telégrafo, em Belém, realizará, em parceria com a representação paraense da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids (RNAJVHA), programação que envolverá exibição de filmes, distribuição de preservativos, oficina de arranjos natalinos e ginástica laboral, sempre a partir das 9h30 da manhã.
Dados - Divulgado de forma preliminar pelo Ministério da Saúde, no último dia 20, o Boletim Epidemiológico mostra que, entre os Estados da Região Norte, o Pará, por ser o mais populoso, continua sendo o primeiro do ranking dos casos de Aids: entre 1980 e 30 de junho deste ano já foram 13.998 os infectados pelo vírus HIV. Outra tabela informa que 1.660 gestantes no Estado se descobriram contaminadas entre 2000 a junho de 2012. Em 2011, foram 206 futuras mães com o vírus. Até junho deste ano, elas já são 133.
A respeito do coeficiente de casos notificados, que mostra o número de ocorrências para cada 100 mil habitantes, a taxa no Pará era de 4,7 em 2000. Onze anos depois, esse número subiu para 19,1. Outras particularidades do Boletim dão conta de que o Pará acumula 4.700 óbitos, de 1980 a 2011, em decorrência das complicações causadas pelo vírus, além de ser o 12º dos 27 Estados Brasileiros no ranking da taxa de incidência de casos notificados de Aids entre 2000 e 2011, com 19,1 casos para cada 100 mil habitantes. Da Região Norte, é o 4º nessa colocação e está abaixo dos Estados do Amazonas, Roraima e Amapá no período de 2000 a 2011.
Já a capital, Belém, é a 5º no ranking dessa taxa de incidência (40,8 por 100 mil habitantes) no período de 2000 a 2011, perdendo para Manaus, que ficou com 48,6 na Região Norte. Além de Belém, os municípios de Paragominas (34,2), Ananindeua (33,5), Tucuruí (29,3), Castanhal (29,0), Marituba (27,1), Bragança (27,0), Benevides (26,5), Redenção (26,1) e Marabá (23,0) foram apontados na lista dos 20 da região amazônica, com mais de 50 mil habitantes, que apresentam as maiores taxas de casos por cada 100 mil moradores.
Esses e outros dados epidemiológicos definitivos da Aids no Pará e em todo o Brasil serão destaques do Boletim Epidemiológico, que será lançado pelo Ministério da Saúde no dia 1º de dezembro, com números atualizados até junho de 2012. O Boletim preliminar está disponível para download na página www.aids.gov.br.

Serviço: A Uremia fica na avenida Alcindo Cacela, 1421, esquina com avenida Governador José Malcher, em São Brás. A Uredipe fica na travessa Magno de Araújo, passagem Izabel, s/n, bairro do Telégrafo, com entrada alternativa pela avenida Senador Lemos, às proximidades da feira do bairro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

BARCARENA: VEREADORA do PSC "ONÇA PINTADA com CARA de OSGA" APUNHALA PARTIDO PELAS COSTAS e COMEMORA TRAIÇÃO na PRAIA do CARIPI...

A VEREADORA "ONÇA PINTADA" que Também RESPONDE pela ALCUNHA de "CARA de OSGA".. . SEGUNDO INFORMAÇÕES, TERIA 500.000 MIL MOTIVOS PARA VOTAR ( E VOTOU) NO PRESIDENTE DA CÂMARA APONTADO PELO EX-PREFEITO LALAUZINHO CUNHA, CONTRARIANDO A ORIENTAÇÃO NACIONAL, ESTADUAL e MUNICIPAL do CONCEITUADO e IMPORTANTE PARTIDO (PSC) - SEGUNDO INFORMAÇOES, O OBJETIVO é FAZER COM QUE LALAUZINHO RECEBA O "TÍTULO de ANJO", POIS PODERÁ TER SUAS CONTAS APROVADAS pelos "EDI's"... Um Homem Conhecido pelas redondeza pelo apelido de "MUCURÃO", FOI VISTO e FOTOGRAFADO LEVANDO UM "CARRINHO de MÃO" que DEVERIA TER 500.000 MOTIVOS PARA A COVARDE TRAIÇÃO da VEREADORA A SEU PARTIDO o PSC. O BICHO PEGOU NA CÂMARA de BARCACITY... 500.000 MOTIVOS, RONDARAM A VEREADORA "ONÇA PINTADA" ixiiiiii... AGUARDEM DETALHES!

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •