Pular para o conteúdo principal

"Fique Sabendo" - Sespa realizará ações para lembrar o Dia Mundial de Luta contra a Aids



Dr. Hélio Franco/Sespa.
O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado em 1º de novembro, será lembrado, em Belém, por uma vasta programação organizada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Estão previstas várias mobilizações, que começam nos dias 29 e 30 de novembro, na Unidade de Referência Materno Infantil e Adolescente (Uremia), seguindo, no dia 1°, para a Praça da República, e dos dias 03 a 07 ocorrem na Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas e Parasitárias Especiais (Uredipe). As ações atendem a mobilização nacional chamada “Fique Sabendo”, recomendada pelo Ministério da Saúde no sentido de incentivar a população para a testagem de sífilis, HIV e hepatites virais (B e C).
No dia 1º de dezembro, equipes da Coordenação Estadual de DST/Aids e das duas unidades da Sespa estarão concentradas para a mobilização que acontecerá entre 8 e 12 horas, na Praça da República. Haverá distribuição de fôlderes educativos, preservativos masculinos e femininos, orientações e realização de testes rápidos. já garantidos os encaminhamentos que forem necessários. A ocasião será marcada também pela divulgação definitiva do Boletim Epidemiológico sobre a Aids, formulada pelo Ministério da Saúde.
A Uremia, que presta assistência a mulheres, crianças e adolescentes, estará com uma programação nos dias 29 e 30 de novembro, com palestras médicas, presença de psicólogas e enfermeiras que orientarão as gestantes sobre cuidados com os recém-nascidos, HIV/Aids para grávidas, orientações sobre educação sexual para adolescentes, encaminhamentos para testes rápidos e sorologias para HIV, além de apresentação de vídeos educativos.
A Uredipe, local de referência para tratamento de pacientes com HIV e outras doenças infecciosas, oferecerá testes rápidos no sábado, 1º de dezembro, na Praça da República, por ocasião do Dia Mundial de Luta contra a Aids. Entre os dias 03 e 07 de dezembro, na sede da unidade no bairro do Telégrafo, em Belém, realizará, em parceria com a representação paraense da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids (RNAJVHA), programação que envolverá exibição de filmes, distribuição de preservativos, oficina de arranjos natalinos e ginástica laboral, sempre a partir das 9h30 da manhã.
Dados - Divulgado de forma preliminar pelo Ministério da Saúde, no último dia 20, o Boletim Epidemiológico mostra que, entre os Estados da Região Norte, o Pará, por ser o mais populoso, continua sendo o primeiro do ranking dos casos de Aids: entre 1980 e 30 de junho deste ano já foram 13.998 os infectados pelo vírus HIV. Outra tabela informa que 1.660 gestantes no Estado se descobriram contaminadas entre 2000 a junho de 2012. Em 2011, foram 206 futuras mães com o vírus. Até junho deste ano, elas já são 133.
A respeito do coeficiente de casos notificados, que mostra o número de ocorrências para cada 100 mil habitantes, a taxa no Pará era de 4,7 em 2000. Onze anos depois, esse número subiu para 19,1. Outras particularidades do Boletim dão conta de que o Pará acumula 4.700 óbitos, de 1980 a 2011, em decorrência das complicações causadas pelo vírus, além de ser o 12º dos 27 Estados Brasileiros no ranking da taxa de incidência de casos notificados de Aids entre 2000 e 2011, com 19,1 casos para cada 100 mil habitantes. Da Região Norte, é o 4º nessa colocação e está abaixo dos Estados do Amazonas, Roraima e Amapá no período de 2000 a 2011.
Já a capital, Belém, é a 5º no ranking dessa taxa de incidência (40,8 por 100 mil habitantes) no período de 2000 a 2011, perdendo para Manaus, que ficou com 48,6 na Região Norte. Além de Belém, os municípios de Paragominas (34,2), Ananindeua (33,5), Tucuruí (29,3), Castanhal (29,0), Marituba (27,1), Bragança (27,0), Benevides (26,5), Redenção (26,1) e Marabá (23,0) foram apontados na lista dos 20 da região amazônica, com mais de 50 mil habitantes, que apresentam as maiores taxas de casos por cada 100 mil moradores.
Esses e outros dados epidemiológicos definitivos da Aids no Pará e em todo o Brasil serão destaques do Boletim Epidemiológico, que será lançado pelo Ministério da Saúde no dia 1º de dezembro, com números atualizados até junho de 2012. O Boletim preliminar está disponível para download na página www.aids.gov.br.

Serviço: A Uremia fica na avenida Alcindo Cacela, 1421, esquina com avenida Governador José Malcher, em São Brás. A Uredipe fica na travessa Magno de Araújo, passagem Izabel, s/n, bairro do Telégrafo, com entrada alternativa pela avenida Senador Lemos, às proximidades da feira do bairro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...