Pular para o conteúdo principal

Bombeiros/130 anos da corporação no Pará: Hoje o Séc. de Seg. Pública Luiz Fernandes anunciou concurso e construção de novos postos.



O Governo do Estado do Pará anunciou uma série de investimentos no Corpo de Bombeiros Militar durante solenidade pelo aniversário de 130 anos da corporação, na manhã desta sexta-feira, 23. 
A cerimônia, realizada no quartel do Comando Geral da Corporação, contou com desfiles dos militares, equipados com materiais de salvamento, e viaturas operacionais. O vice-governador do Estado, Helenilson Pontes, representou o governador Simão Jatene na solenidade.
O titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha, informou que estão programadas, para os próximos anos, a construção de novos postos no interior do Estado, a aquisição de plataformas e a abertura de um concurso público, já em 2013. Ele também destacou os avanços já alcançados, como a diminuição do tempo de resgate. “Nós tínhamos um tempo resposta no início de 2011 de aproximadamente 12 minutos e com os novos hoje estamos com a metade disso”, informou.     
Um dos destaques da cerimônia foi a leitura do decreto de promoção por ato de bravura dos bombeiros Sérgio Mesquita, promovido a 3º sargento, e Anderson Barbosa, que recebeu a patente de cabo. Em julho deste ano, a ação dos dois militares impediu a morte de um jovem, que ameaçava se jogar do alto de uma torre de transmissão de energia elétrica, de 40 metros de altura, na avenida Independência, em Belém. O caso ganhou destaque na imprensa e a imagem de Mesquita, à época cabo, impedindo que o jovem caísse segurando-o pelo braço, percorreu o país.
Ao recordar o resgate, o sargento Mesquita afirmou se sentir honrado em poder ajudar a salvar vidas. Ele contou que assim que avistou o jovem, a primeira coisa que pensou foi escalar a torre e realizar o resgate. “Lembro que estava entrando em serviço. Pedi a permissão do major Helton, que comandava a operação, e comecei a subir meio que sem pensar”, relata. Desse momento até o desfecho da história, mais quase quatro horas se passaram.
Cada vez que Mesquita subia um pouco, o jovem ameaçava se atirar. “Como ele estava ‘amanhecido’, pois havia passado a madrugada bebendo, ele sentou em uma área e começou a tombar para um lado e para o outro”. Ao perceber que o jovem cairia no vazio, Mesquita retirou sua segurança para poder alcançar o rapaz. “Estava a uns dois ou três metros dele. Foi na hora que ele ia caindo que agarrei o braço dele”, contou o mais novo 3º sargento.
Logo em seguida, Mesquita teve o apoio de outros soldados que participaram do resgate, entre eles o cabo Barbosa. Para o militar, a promoção representou um marco na sua vida. “Acho que vai ficar para sempre na minha história e também na do Corpo de Bombeiros do Estado”. Para ele, a corporação caminha cada vez mais para a valorização do seu efetivo. “O que eu vejo é que o Corpo de Bombeiros se transforma para o bem, no sentido da valorização. Nós dois somos exemplos disso”, comentou o cabo.

Fonte/Texto: Agência Pará
Fotos: ALESSANDRA SERRÃO

Informação: O Corpo de Bombeiros no Pará, foi criado em 24 de novembro de 1882, através de uma Portaria do Presidente da Província do Pará - Justino Ferreira Carneiro.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...