Pular para o conteúdo principal

Bombeiros/130 anos da corporação no Pará: Hoje o Séc. de Seg. Pública Luiz Fernandes anunciou concurso e construção de novos postos.



O Governo do Estado do Pará anunciou uma série de investimentos no Corpo de Bombeiros Militar durante solenidade pelo aniversário de 130 anos da corporação, na manhã desta sexta-feira, 23. 
A cerimônia, realizada no quartel do Comando Geral da Corporação, contou com desfiles dos militares, equipados com materiais de salvamento, e viaturas operacionais. O vice-governador do Estado, Helenilson Pontes, representou o governador Simão Jatene na solenidade.
O titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha, informou que estão programadas, para os próximos anos, a construção de novos postos no interior do Estado, a aquisição de plataformas e a abertura de um concurso público, já em 2013. Ele também destacou os avanços já alcançados, como a diminuição do tempo de resgate. “Nós tínhamos um tempo resposta no início de 2011 de aproximadamente 12 minutos e com os novos hoje estamos com a metade disso”, informou.     
Um dos destaques da cerimônia foi a leitura do decreto de promoção por ato de bravura dos bombeiros Sérgio Mesquita, promovido a 3º sargento, e Anderson Barbosa, que recebeu a patente de cabo. Em julho deste ano, a ação dos dois militares impediu a morte de um jovem, que ameaçava se jogar do alto de uma torre de transmissão de energia elétrica, de 40 metros de altura, na avenida Independência, em Belém. O caso ganhou destaque na imprensa e a imagem de Mesquita, à época cabo, impedindo que o jovem caísse segurando-o pelo braço, percorreu o país.
Ao recordar o resgate, o sargento Mesquita afirmou se sentir honrado em poder ajudar a salvar vidas. Ele contou que assim que avistou o jovem, a primeira coisa que pensou foi escalar a torre e realizar o resgate. “Lembro que estava entrando em serviço. Pedi a permissão do major Helton, que comandava a operação, e comecei a subir meio que sem pensar”, relata. Desse momento até o desfecho da história, mais quase quatro horas se passaram.
Cada vez que Mesquita subia um pouco, o jovem ameaçava se atirar. “Como ele estava ‘amanhecido’, pois havia passado a madrugada bebendo, ele sentou em uma área e começou a tombar para um lado e para o outro”. Ao perceber que o jovem cairia no vazio, Mesquita retirou sua segurança para poder alcançar o rapaz. “Estava a uns dois ou três metros dele. Foi na hora que ele ia caindo que agarrei o braço dele”, contou o mais novo 3º sargento.
Logo em seguida, Mesquita teve o apoio de outros soldados que participaram do resgate, entre eles o cabo Barbosa. Para o militar, a promoção representou um marco na sua vida. “Acho que vai ficar para sempre na minha história e também na do Corpo de Bombeiros do Estado”. Para ele, a corporação caminha cada vez mais para a valorização do seu efetivo. “O que eu vejo é que o Corpo de Bombeiros se transforma para o bem, no sentido da valorização. Nós dois somos exemplos disso”, comentou o cabo.

Fonte/Texto: Agência Pará
Fotos: ALESSANDRA SERRÃO

Informação: O Corpo de Bombeiros no Pará, foi criado em 24 de novembro de 1882, através de uma Portaria do Presidente da Província do Pará - Justino Ferreira Carneiro.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Olá, agora este blog é um portal de notícias, estamos em novo endereço aguardando você

Isso mesmo, estamos em novo endereço, com uma nova plataforma, agora somos um portal de notícias :  https://blogdocarlosbaia.com.br/

Justiça inocenta vereador do crime de estupro em Barcarena.

O Advogado Raimundo Almeida o “Dr. Raimundinho”, passou a acumular mais uma vitória no âmbito da advocacia. Advogado Raimundo Almeida Nesta quarta-feira 16/09, ele conseguiu a inocência de seu cliente que estava sendo acusado de suposto estupro. O acusado era o Atual Vereador de Barcarena Lauro Junior, que tudo indica teria sido vítima de alguma perseguição política ou outros motivos. Acompanhando as alegações finais do Advogado Raimundo Almeida e como parte de sua fundamentação na sentença que inocentou o vereador, a juíza escreveu: “A materialidade resta prejudicada, pois que não há laudo bem como os depoimentos das testemunhas de acusação e vítima nada relatam sobre a violência em relação a vítima. A Autoria resta prejudicada, pois que a própria vítima em juízo relata que inventou os fatos porque estava com raiva. O conselheiro tutelar da época, não presenciou os fatos, apenas acompanhou o caso sendo testemunha de ouvir dizer, logo com valor probatório relativo, pois que não h...

Jovem fratura mandíbula em acidente e precisa de colaboração para cirurgia

ATENÇÃO! a JOVEM JÁ CONSEGUIU ARRECADAR O VALOR TOTAL PARA SUA CIRURGIA. A EMPRESA PAVIFÊNIX FOI A DOADORA MAJORITÁRIA (13.03). Jaquelma de Andrade Lopes, 23 anos, residente em Barcarena, precisa com urgência realizar uma cirurgia na mandíbula, após sofrer uma fratura em um acidente de moto. O valor total da cirurgia é de aproximadamente R$13Mil reais, incluindo anestesista e materiais cirúrgicos. CONTA P/ QUALQUER DOAÇÃO: PIX – 036.462.672-08 (CPF) -   JAQUELMA DE ANDRADE LOPES   BANCO: DO BRASIL – AG: 3500-9, C/C: 507075 – CPF: 036.462.672-08 Telefone para Contato: (91) – 983383158 (Bianca Lopes- Irmã)   O Acidente Aconteceu no sábado 06/03, em Barcarena/sede, quando a jovem se dirigia em via pública para buscar uma amiga que solicitava ajuda atrás de um posto de gasolina, pois o pneu da moto da amiga tinha furado. No meio do caminho, em uma lombada, a moça veio a cair com a moto por cima de seu corpo, lado esquerdo ao chão, principalmente com o rosto na l...