A Fundação Hemopa comemora excelente saldo de 550 coletas no primeiro dia de campanha comemorativa ao doador de sangue, que começou no sábado, 24.
A ação tem a finalidade de suprir estoque estratégico para atendimento da demanda transfusional de dezembro, quando normalmente a hemorrede brasileira enfrenta dificuldades com a evasão do voluntariado da doação. A ação prossegue desde sábado (26) até o dia primeiro de dezembro com o desafio de atingir a meta de 400 doações/dia.
Durante todo o sábado houve o comparecimento de 635 voluntários que aderiram a campanha “Salvar vidas precisa mais que pulso.
Precisa de coração.Doe sangue”, O saldo do primeiro da mobilização impulsionou o atendimento transfusional da rede hospitalar e agradou toda a equipe do hemocentro, que começou a semana com uma folga no banco de sangue da instituição.
“É muito confortante perceber que a população continua muito receptiva a esse tipo de ações em favor da saúde pública de nosso Estado”, comentou a presidente do Hemopa, dra. Luciana Maradei, que conta com a colaboração dos demais meios de comunicação para a campanha que prosseguirá até o próximo sábado. “Temos o compromisso de dispor de sangue para superar a evasão de voluntários no mês de dezembro, quando normalmente a hemorrede enfrenta dificuldades com o baixo número de doações”, explicou.
Ontem segunda-feira, 26, o Hemopa promoveu missa em Ação de Graças, celebrada pelo padre jesuíta Edson Tomé Pacheco, da paróquia de Lourdes. O auditório do hemocentro ficou completamente lotado por servidores, doadores, pacientes e visitantes. A missa contou com apresentação do coral do Hemo. Logo em seguida, houve parabéns com bolo para os doadores presentes, na copa, no andar térreo. A homenagem foi conduzida pela diretora Técnica, Dra Socorro Ferreira e a diretora Administrativa e Financeiro, a gestora em Organização de Saúde, Ana Flávia Guerreiro. Ambas externaram agradecimentos aos antigos e novos doadore s que cumprem, voluntariamente, a missão de salvar outras pessoas com esse gesto nobre e solidário.
Até o dia primeiro de dezembro, a programação da campanha contará com cadastro de doação de medula óssea, lanche especial e exibição de vídeos educativos. Para o dia 29, está programado realização de Oficina do Doador do Futuro, com previsão de 50 participantes com representação de instituições parceiras, de 8 às 12h, no auditório do Hemopa.
Quem pode doar sangue?
Candidatos com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 67 anos. Peso acima de 50 kg . Necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. O doador deve estar bem alimentado.
O resultado dos exames dos doadores podem ser obtidos on line, através do site: www.hemopa.pa.gov.br, em 30 dias após a coleta do sangue.
Serviço:
O Hemopa espera por você na Tv. Pe. Eutíquio, 2109. Funcionamento para coleta: de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados de 7h30 às 17h.
Maiores informações pelo fone: 08002808118.
Fonte: Hemopa
Comentários
Continue ajudando nas ações de responsabilidade social.A vida agradece!