Pular para o conteúdo principal

Venezuela oferece petróleo em troca de vacinas contra covid-19

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou no domingo (28.mar) que o país está disponível para trocar parte da produção petrolífera por vacinas contra a covid-19. A declaração de Maduro aconteceu devido a uma nova onda da pandemia no país e das dificuldades em aceder a recursos financeiros milionários congelados no estrangeiro.

Em primeiro momento, Maduro insistiu em pedir à Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) que os fundos congelados pudessem ser usados para pagar cerca de 2 milhões de doses reservados ao país por meio do Covax. Caso não fosse liberado, a troca de petróleo por vacinas seria a próxima opção.

"A Venezuela tem os petroleiros, tem os clientes para comprar petróleo e dedicaria parte da sua produção para garantir todas as vacinas de que precisa. Petróleo por vacinas!", disse o presidente durante a sua avaliação semanal do combate à covid-19. "Estamos preparados, mas não iremos mendigar junto a ninguém", completou.

O país enfrenta sanções impostas por Washington contra a estatal petroleira, PDVSA, com o objetivo de tirar o presidente do poder. Segundo o governo dos Estados Unidos, Maduro fraudou as urnas em 2018 para conseguir sua reeleição, além de cometer uma série de violações aos direitos humanos para reprimir seus opositores.

Atualmente, a Venezuela conta com imunizantes enviados por dois de seus aliados políticos, a China e a Rússia. Contudo, o governo e oposição vinham negociando outras vacinas com a OPAS para que o país tenha mais opções.

Com informações do Jornalismo/Sbt

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Olá, agora este blog é um portal de notícias, estamos em novo endereço aguardando você

Isso mesmo, estamos em novo endereço, com uma nova plataforma, agora somos um portal de notícias :  https://blogdocarlosbaia.com.br/

Barcarena: Mulheres realizaram 1º fórum da lei Maria da Penha, comemoram conquistas e planejam novas ações.

Aconteceu na quinta-feira 18/09 em Barcarena, o   I - Fórum:   “Lei Maria da Penha: Atitudes e Conquistas”. O objetivo do evento foi refletir e debater os avanços e desafios no enfrentamento à violência doméstica na cidade de Barcarena (Baixo Tocantins). O 1º Fórum teve como palestrante a Promotora de Justiça Drª. Lucinery Resende da Promotoria de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher, atua também como Coordenadora do Núcleo Estadual de Enfrentamento de Violência contra Mulher, é Membro da Comissão Permanente de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher que integra o Grupo Nacional de Direitos Humanos. O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Barcarena, e contou com a presença de centenas de mulheres e homens. A mesa foi composta por representante da Sociedade Civil Organizada, Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Administração e Tesouro e da Câ...