Pular para o conteúdo principal

Reunião no MP debateu protocolos de segurança nos jogos do Campeonato Paraense

O campeonato paraense de 2021 ocorrerá sem a presença do público e com protocolos rígidos de segurança.

Representantes da Federação Paraense de Futebol estiveram na manhã desta sexta-feira (19) no Ministério Público do Estado (MPPA) para apresentar aos membros da instituição informações sobre os protocolos de segurança e laudos técnicos para os jogos do Campeonato Paraense de Futebol. A competição estadual inicia no próximo dia 28 de fevereiro e segue até abril.

A reunião foi com os promotores de Justiça Nilton Gurjão, Joana Coutinho e Alexandre Tourinho com a participação do presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), Adelsio Torres; do vice-presidente, Maurício Bororó; do cel Cláudio Santos, diretor de segurança da FPF; Cláudio Santos Jr, assessor da presidência da FPF; e ten cel Barros, comandante do BPE.

“Colocamos os promotores a par de todos os critérios que estão sendo utilizados no Campeonato Paraense de 2021. Não vamos relaxar nos protocolos de segurança e nem na exigência dos laudos técnicos de segurança dos estádios”, disse o presidente da Federação Paraense de Futebol, Adelsio Torres.

O foco principal do encontro foram os cuidados com a proteção de quem trabalhará nos eventos do campeonato. De acordo com a FPF, o protocolo de segurança contará com testes rápidos para a covid-19 em todos os agentes de segurança, jogadores, comissões técnicas, profissionais de imprensa e demais profissionais credenciados que acompanharem as partidas a fim de resguardar a saúde dos mesmos.

“Há necessidade de sanitização das áreas sensíveis, na véspera do jogo e no dia do jogo como, por exemplo, nos vestiários, área de gramado, tuneis e corredores. Também faremos testagem periódica de todo o pessoal envolvido na competição. A questão sanitária é fundamental para que o jogo possa acontecer”, disse o cel Cláudio Santos, diretor de segurança da FPF.

Assim como no campeonato do segundo semestre de 2020, as partidas ocorrerão sem a presença do público. Porém, na reunião os promotores deixaram claro que o fato de não haver público não isenta os clubes de apresentarem os laudos de segurança dos estádios onde ocorrerão as partidas.

“Independentemente de ter público ou não, o estádio tem que ter segurança. Um estádio sem condições de segurança, mesmo sem público, pode apresentar algum problema”, destacou a promotora Joana Coutinho.

O promotor Nilton Gurjão citou o caso ocorrido na Arena Castelão, em Fortaleza, onde houve um incêndio que teria iniciado numa cabine de rádio. O estádio seria palco de duas partidas das Séries A e D. “Daí a importância de termos laudos que atestem que os estádios estão efetivamente em condições de receber a partida, mesmo que não haja público”, reforçou o promotor.

Conforme prevê o Estatuto do Torcedor, os laudos técnicos sobre o funcionamento dos estádios são aprovados pelas autoridades de segurança. Cabe ao Ministério Público fazer uma análise e solicitar esclarecimentos sobre as condições de segurança oferecidas.

Com informações e fotos da ASCOM/MPPA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...