Pular para o conteúdo principal

Em Barcarena, hospital/maternidade municipal completa 36 anos de bons serviços.

Atualmente, o Hospital tem 53 leitos, conta com maternidade, onde a média de partos mensais é de 100, sendo 1176 só em 2020, tendo serviços que cuidam tanto da mãe, quanto do bebê.

Nesta sexta-feira, 29, o Hospital e Maternidade Dr. Afonso Rodrigues de Almeida Neves – HMARAN, completa 36 anos em serviços de saúde ao município de Barcarena. Foi em 29 de janeiro de 1985 que a unidade foi fundada, naquela época como Fundação Serviços de Saúde Pública – FSESP. De lá pra cá, o hospital se modificou, e colaborou para o nascimento de milhares de barcarenenses, e na recuperação da saúde de inúmeros cidadãos.

Com a municipalização da saúde, em 1998 a prefeitura de Barcarena assumiu as ações de prestação de serviços. Em 2011, a unidade ganhou a denominação de Hospital Municipal, com homenagem ao Dr. Afonso Rodrigues, médico que atuou no hospital. Em 2017, o título de maternidade também foi agregado. “Grandes lembranças desde o início desse hospital. Não me vejo em outro lugar, pois só tenho alegria em fazer parte dessa história”, destaca Nelio Costa, que trabalha desde a fundação no HMARAN.

Atualmente, o Hospital tem 53 leitos, conta com maternidade, onde a média de partos mensais é de 100, sendo 1176 só em 2020, tendo serviços que cuidam tanto da mãe, quanto do bebê. Exemplo disso é o cartório de registro civil, que garante a certidão de nascimento para a criança ao sair do hospital, e a realização dos exames de triagem neonatal (testes da linguinha, orelinha, olhinho e do coraçãozinho). A unidade tem clínica cirúrgica, realizando 50 cirurgias por mês.  “Gratidão por estar nesse hospital que comemora 36 anos em servir as pessoas”, disse a diretora do HMARAN, Lucileide Batista.

"O HMARAN tem grande importância na saúde de Barcarena, pois realiza atendimento de parto, internação de crianças e cirurgias pré-agendadas, promovendo saúde pra população", destaca a secretária de saúde Eugênia Teles. Em breve, o HMARAN ganhará mais investimentos, com a construção do novo hospital municipal, localizado na Vila dos Cabanos, na PA-483, que vai substituí-lo.

Com informações e fotos: ASCOM/PMB.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Olá, agora este blog é um portal de notícias, estamos em novo endereço aguardando você

Isso mesmo, estamos em novo endereço, com uma nova plataforma, agora somos um portal de notícias :  https://blogdocarlosbaia.com.br/

Barcarena: Mulheres realizaram 1º fórum da lei Maria da Penha, comemoram conquistas e planejam novas ações.

Aconteceu na quinta-feira 18/09 em Barcarena, o   I - Fórum:   “Lei Maria da Penha: Atitudes e Conquistas”. O objetivo do evento foi refletir e debater os avanços e desafios no enfrentamento à violência doméstica na cidade de Barcarena (Baixo Tocantins). O 1º Fórum teve como palestrante a Promotora de Justiça Drª. Lucinery Resende da Promotoria de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher, atua também como Coordenadora do Núcleo Estadual de Enfrentamento de Violência contra Mulher, é Membro da Comissão Permanente de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher que integra o Grupo Nacional de Direitos Humanos. O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Barcarena, e contou com a presença de centenas de mulheres e homens. A mesa foi composta por representante da Sociedade Civil Organizada, Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Administração e Tesouro e da Câ...