Pular para o conteúdo principal

Em Barcarena, hospital/maternidade municipal completa 36 anos de bons serviços.

Atualmente, o Hospital tem 53 leitos, conta com maternidade, onde a média de partos mensais é de 100, sendo 1176 só em 2020, tendo serviços que cuidam tanto da mãe, quanto do bebê.

Nesta sexta-feira, 29, o Hospital e Maternidade Dr. Afonso Rodrigues de Almeida Neves – HMARAN, completa 36 anos em serviços de saúde ao município de Barcarena. Foi em 29 de janeiro de 1985 que a unidade foi fundada, naquela época como Fundação Serviços de Saúde Pública – FSESP. De lá pra cá, o hospital se modificou, e colaborou para o nascimento de milhares de barcarenenses, e na recuperação da saúde de inúmeros cidadãos.

Com a municipalização da saúde, em 1998 a prefeitura de Barcarena assumiu as ações de prestação de serviços. Em 2011, a unidade ganhou a denominação de Hospital Municipal, com homenagem ao Dr. Afonso Rodrigues, médico que atuou no hospital. Em 2017, o título de maternidade também foi agregado. “Grandes lembranças desde o início desse hospital. Não me vejo em outro lugar, pois só tenho alegria em fazer parte dessa história”, destaca Nelio Costa, que trabalha desde a fundação no HMARAN.

Atualmente, o Hospital tem 53 leitos, conta com maternidade, onde a média de partos mensais é de 100, sendo 1176 só em 2020, tendo serviços que cuidam tanto da mãe, quanto do bebê. Exemplo disso é o cartório de registro civil, que garante a certidão de nascimento para a criança ao sair do hospital, e a realização dos exames de triagem neonatal (testes da linguinha, orelinha, olhinho e do coraçãozinho). A unidade tem clínica cirúrgica, realizando 50 cirurgias por mês.  “Gratidão por estar nesse hospital que comemora 36 anos em servir as pessoas”, disse a diretora do HMARAN, Lucileide Batista.

"O HMARAN tem grande importância na saúde de Barcarena, pois realiza atendimento de parto, internação de crianças e cirurgias pré-agendadas, promovendo saúde pra população", destaca a secretária de saúde Eugênia Teles. Em breve, o HMARAN ganhará mais investimentos, com a construção do novo hospital municipal, localizado na Vila dos Cabanos, na PA-483, que vai substituí-lo.

Com informações e fotos: ASCOM/PMB.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...