Atualmente, o Hospital tem 53 leitos, conta com maternidade, onde a média de partos mensais é de 100, sendo 1176 só em 2020, tendo serviços que cuidam tanto da mãe, quanto do bebê.
Nesta sexta-feira, 29, o Hospital
e Maternidade Dr. Afonso Rodrigues de Almeida Neves – HMARAN, completa 36 anos
em serviços de saúde ao município de Barcarena. Foi em 29 de janeiro de 1985
que a unidade foi fundada, naquela época como Fundação Serviços de Saúde
Pública – FSESP. De lá pra cá, o hospital se modificou, e colaborou para o
nascimento de milhares de barcarenenses, e na recuperação da saúde de inúmeros
cidadãos.
Com a municipalização da saúde, em 1998 a prefeitura de Barcarena assumiu as ações de prestação de serviços. Em 2011, a unidade ganhou a denominação de Hospital Municipal, com homenagem ao Dr. Afonso Rodrigues, médico que atuou no hospital. Em 2017, o título de maternidade também foi agregado. “Grandes lembranças desde o início desse hospital. Não me vejo em outro lugar, pois só tenho alegria em fazer parte dessa história”, destaca Nelio Costa, que trabalha desde a fundação no HMARAN.
Atualmente, o Hospital tem 53 leitos, conta com maternidade, onde a média de partos mensais é de 100, sendo 1176 só em 2020, tendo serviços que cuidam tanto da mãe, quanto do bebê. Exemplo disso é o cartório de registro civil, que garante a certidão de nascimento para a criança ao sair do hospital, e a realização dos exames de triagem neonatal (testes da linguinha, orelinha, olhinho e do coraçãozinho). A unidade tem clínica cirúrgica, realizando 50 cirurgias por mês. “Gratidão por estar nesse hospital que comemora 36 anos em servir as pessoas”, disse a diretora do HMARAN, Lucileide Batista.
Com informações e fotos: ASCOM/PMB.
Comentários