Pular para o conteúdo principal

Decreto Estadual: Barcarena passa a ter Bandeiramento Amarelo (risco intermediário).

 

Um decreto estadual, que será publicado nesta quinta-feira 21, além de proibir festas, shows e funcionamento de bares em todo o território do estado, também vai alterar a bandeira das regiões metropolitana de Belém, Marajó Oriental e Baixo Tocantins, serão 32 cidades que estarão regredindo da verde (risco baixo) para amarelo (risco intermediário).

As medidas, segundo o governador, estão sendo tomadas devido à pressão no sistema de saúde e aumento na incidência viral nos municípios que fazem fronteira com o estado do Amazonas.

O governo já havia alterado a bandeira da região do Baixo Amazonas, que fica na divisa entre os dois estados, saindo de laranja para vermelho.

O Bandeiramento para as regiões iniciou ainda em agosto de 2020 e é usado como métrica para tomada de decisões, como afrouxamento ou endurecimento de medidas.

"São medidas preventivas para que nós não deixemos que aconteça aqui o que aconteceu no estado vizinho, e lembrando o que aconteceu na primeira onda, foi exatamente isso, começou a pressão no Amazonas e migrou para o estado do Pará. E não desejamos assistir as cenas dramáticas que nossos irmãos amazonenses presenciaram aqui em nosso território", afirmou.

Lista de municípios que tiveram alterações na bandeira

Marajó Oriental:

 Afuá

Cachoeira do Arari

Chaves

Muaná

Ponta de Pedras

Salvaterra

Santa Cruz do Arari

São Sebastião da Boa Vista

Soure


Região metropolitana I:

 Ananindeua

Belém

Benevides

Marituba

Santa Bárbara do Pará


Região metropolitana II:

 Acará

Bujaru

Colares

Concórdia do Pará

Santa Izabel do Pará

Santo Antônio do Tauá

São Caetano de Odivelas

Tomé-Açu

Vigia


Baixo Tocantins:

 Abaetetuba

Baião

Barcarena

Cametá

Igarapé-Miri

Limoeiro do Ajuru

Mocajuba

Moju

Oeiras do Pará

 

Segundo os critérios determinados pelo Governo, cada região do estado foi enquadrado entre:

Risco Alto (bandeira vermelha) - municípios com taxa de transmissão alta e baixa capacidade do sistema de saúde

Risco Médio (bandeira laranja) - municípios com taxa de transmissão média e média capacidade do sistema de saúde

Risco Intermediário (bandeira amarela) - Municípios paraenses com taxa de transmissão intermediária e média capacidade

Risco Baixo (bandeira verde) - Municípios com taxa de transmissão baixa e alta capacidade do sistema de saúde

Risco mínimo (bandeira azul) - Município com taxa de transmissão mínima e alta capacidade do sistema de saúde.


Com informações da Agência Pará / G1PA

(Texto Adaptado pelo autor do Blog)

Foto: Barcarena/Youtube/PMB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça inocenta vereador do crime de estupro em Barcarena.

O Advogado Raimundo Almeida o “Dr. Raimundinho”, passou a acumular mais uma vitória no âmbito da advocacia. Advogado Raimundo Almeida Nesta quarta-feira 16/09, ele conseguiu a inocência de seu cliente que estava sendo acusado de suposto estupro. O acusado era o Atual Vereador de Barcarena Lauro Junior, que tudo indica teria sido vítima de alguma perseguição política ou outros motivos. Acompanhando as alegações finais do Advogado Raimundo Almeida e como parte de sua fundamentação na sentença que inocentou o vereador, a juíza escreveu: “A materialidade resta prejudicada, pois que não há laudo bem como os depoimentos das testemunhas de acusação e vítima nada relatam sobre a violência em relação a vítima. A Autoria resta prejudicada, pois que a própria vítima em juízo relata que inventou os fatos porque estava com raiva. O conselheiro tutelar da época, não presenciou os fatos, apenas acompanhou o caso sendo testemunha de ouvir dizer, logo com valor probatório relativo, pois que não h...

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...