Unicef - Paulo Alcântara diz que selo reconhece avanços em prol de crianças e adolescentes de Barcarena
Barcarena ganhou, nesta terça-feira (8), o Selo Unicef pelos avanços na área da infância e adolescência. O prefeito da cidade, Paulo Alcântara, manifestou alegria, assim que soube da premiação, e dedicou o Selo aos servidores das secretarias que se dedicam a causa. "Com essa conquista, as maiores beneficiadas, sem dúvida nenhuma, serão as crianças e os adolescentes", comemorou Alcântara.
![]() |
Prefeito Paulo Alcântara em recente inauguração de uma creche, ouvindo uma criança. |
"Parabéns a todos os colaboradores da Secretaria de Assistência e das secretarias que colaboraram para que a gente conquistasse esse prêmio. Agradeceu o empenho de todos Barcarena merece", festejou Paulo Alcântara. O Unicef reconheceu que o município promoveu as políticas públicas para crianças e adolescentes, realizando todas as tarefas propostas na metodologia do Selo.
![]() |
Prefeito Paulo Alcântara em um encontro em Belém, sobre a luta contra a evasão escolar. |
EDUCAÇÃO - Ao concorrer o Selo, Barcarena reduziu a taxa de abandono no Ensino Fundamental, reduziu a distorção idade-série nos anos finais (6° a 9° ano) também do Fundamental, na saúde melhorou o percentual de nascidos vivos de mulheres com idade entre 10 a 14 anos, reduziu o número de óbitos de mulheres em idade fértil investigados e avançou na participação de adolescentes exercendo o direito ao voto.
![]() |
Um registro de uma das reuniões do NUCA em Barcarena, onde discutia-se as metas do Selo 2017/2020 |
“Desde o momento que aderimos houve envolvimento de todos, desde prefeito, secretários municipais, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes, onde todos foram estimulados a melhorar os indicadores sociais”, afirma Francinéa Dias, Articuladora Municipal do Selo em Barcarena. Para ela, a cidade ideal para o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes é onde todas sejam protegidas e vivam sem violências, seja psicológica, sexual ou física.
Texto: ASCOM/PMB
Fotos: Diversas/Divulgação/Facebook.
Comentários