Pular para o conteúdo principal

Unicef - Paulo Alcântara diz que selo reconhece avanços em prol de crianças e adolescentes de Barcarena

Barcarena ganhou, nesta terça-feira (8), o Selo Unicef pelos avanços na área da infância e adolescência. O prefeito da cidade, Paulo Alcântara, manifestou alegria, assim que soube da premiação, e dedicou o Selo aos servidores das secretarias que se dedicam a causa. "Com essa conquista, as maiores beneficiadas, sem dúvida nenhuma, serão as crianças e os adolescentes", comemorou Alcântara.

Prefeito Paulo Alcântara em recente inauguração de uma creche, ouvindo uma criança.


"Barcarena passa a fazer parte de um grupo seleto de municípios reconhecidos internacionalmente pelo Unicef por seus avanços em favor da infância e da adolescência", destacou o prefeito. Dos 1.924 municípios participantes, apenas 431 foram certificados e do Pará, apenas 12. Ao aderir o Selo, Barcarena assumiu o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância.

"Parabéns a todos os colaboradores da Secretaria de Assistência e das secretarias que colaboraram para que a gente conquistasse esse prêmio. Agradeceu o empenho de todos Barcarena merece", festejou Paulo Alcântara. O Unicef reconheceu que o município promoveu as políticas públicas para crianças e adolescentes, realizando todas as tarefas propostas na metodologia do Selo.

Prefeito Paulo Alcântara em um encontro em Belém, sobre a luta contra a evasão escolar.

EDUCAÇÃO - Ao concorrer o Selo, Barcarena reduziu a taxa de abandono no Ensino Fundamental, reduziu a distorção idade-série nos anos finais (6° a 9° ano) também do Fundamental, na saúde melhorou o percentual de nascidos vivos de mulheres com idade entre 10 a 14 anos, reduziu o número de óbitos de mulheres em idade fértil investigados e avançou na participação de adolescentes exercendo o direito ao voto.

Um registro de uma das reuniões do NUCA em Barcarena, onde discutia-se as metas do Selo 2017/2020

“Desde o momento que aderimos houve envolvimento de todos, desde prefeito, secretários municipais, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes, onde todos foram estimulados a melhorar os indicadores sociais”, afirma Francinéa Dias, Articuladora Municipal do Selo em Barcarena. Para ela, a cidade ideal para o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes é onde todas sejam protegidas e vivam sem violências, seja psicológica, sexual ou física.


Texto: ASCOM/PMB

Fotos: Diversas/Divulgação/Facebook.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...