Pular para o conteúdo principal

Prefeito Paulo Alcântara é homenageado na ALEPA

Prefeito Paulo Alcântara recebendo a medalha Mérito Cabanagem do Dep. Renato Ogawa


O atual prefeito de Barcarena Paulo Sérgio Matos de Alcântara (MDB), foi homenageado na manhã desta quinta-feira 17, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), com a Medalha Mérito Cabanagem. A sessão solene ocorreu no Plenário Newton Miranda, na sede do Poder Legislativo em Belém e contou com a presença do Governador Helder Barbalho que também foi homenageado, do Deputado Estadual Renato Ogawa, bem como de outras autoridades.


Foto: Bruno Cecim / Ag.Para

A sessão solene a qual Paulo Alcântara foi homenageado é uma das mais concorridas e importantes do Poder Legislativo Estadual. Na oportunidade foram homenageadas outras 80 personalidades com os títulos de Cidadão do Pará, de Honra ao Mérito e da Ordem da Cabanagem. As condecorações foram definidas por meio de escolhas individuais dos deputados.

Dep. Renato Ogawa e o Prefeito Paulo Alcântara.

Em sua rede social o prefeito Paulo escreveu:


“Estou imensamente feliz e honrado por receber da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) a medalha Mérito Cabanagem, ao lado do governador Helder Barbalho e de outras autoridades estaduais. A minha certificação é em reconhecimento ao trabalho realizado frente à Prefeitura de Barcarena, além de minha trajetória como servidor de carreira do estado e do município. Agradeço ao legislativo paraense pela escolha de meu nome, em especial ao deputado e futuro prefeito de nosso município, Renato Ogawa. Essa honraria é de todos que fazem parte do projeto da mudança.”


Vilaça, Paulo Alcântara e Renato Ogawa, sempre caminhando juntos.

Paulo Alcântara até o momento é o único político em Barcarena, que já ocupou todos os cargos municipais. Natural de Barcarena (PA), Paulo Sérgio Matos de Alcântara, de 67 anos, é formado em Farmácia e em Bioquímica pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com pós-graduação em Saúde Pública e Auditoria do SUS. É casado e pai de seis filhos. É Atual presidente de honra do MDB em Barcarena, Alcântara foi servidor concursado no estado e no município. Entre 1996 e 2000, foi diretor do atual Hospital Wandick Gutierrez, em Barcarena. Foi, ainda, diretor da sexta regional de Saúde, da Sespa, por duas vezes.

Foi, também, secretário municipal de Saúde de Barcarena, no período de 2005 a 2010. Em 2012, foi eleito vereador de Barcarena, assumindo a presidência da Câmara Municipal entre agosto de 2013 e dezembro de 2014.

No ano de 2016, ao lado do então prefeito Antônio Carlos Vilaça, se candidatou a vice-prefeito de Barcarena, sendo eleito com mais de 97% dos votos válidos, no falecimento de Vilaça, Paulo Alcântara com maestria segue como prefeito de Barcarena até 31/12/2020, quando passará a faixa para seu sucessor eleito democraticamente nas últimas eleições, Renato Ogawa (PL)


Mérito Cabanagem

Anualmente são homenageadas diversas personalidades, entre as quais militares, empresários, artistas, políticos, gestores de iniciativas pública e privada, cujas atuações contribuem ou contribuíram para o desenvolvimento socioeconômico do Estado.

A Cabanagem

Também conhecida como Guerra dos Cabanos, foi uma revolta popular e social ocorrida durante o Império do Brasil, influenciada pela revolução Francesa, na antiga Província do Grão-Pará, que abrangia os atuais estados do Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e Rondônia. A revolta estendeu-se de janeiro de 1835 a 1840, comandada por Félix Clemente Malcher, Antônio Vinagre, Francisco Pedro Vinagre, Eduardo Angelim e Vicente Ferreira de Paula. Devido à extrema pobreza, fome e doenças, que marcaram o início desse período, além do processo de independência do Brasil (1822) que não ocorreu de imediato no Pará, e à irrelevância política à qual a província foi relegada pelo príncipe regente Pedro I após a Independência, mantendo a forte influência portuguesa, os índios e mestiços, na maioria, e integrantes da classe média (cabanos) uniram-se contra o governo regencial nesta revolta. O objetivo era aumentar a importância do seu território no governo central brasileiro e enfrentar a questão da pobreza do povo da região, cuja maior parte morava em cabanas de barro e de onde se originou o nome da revolta.

Instituída em 1984, possui três graus: Grande Mérito para chefes de Estado, embaixadores, ministros, governadores, senadores e presidentes de Poderes Legislativo e Judiciário; Mérito Especial para cônsules, comandantes militares de regiões, deputados federais e estaduais, secretários de Estado; Mérito para civis e militares que são dignos da manifestação do Legislativo.

Texto Adaptado: Agência Pará 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

BARCARENA: VEREADORA do PSC "ONÇA PINTADA com CARA de OSGA" APUNHALA PARTIDO PELAS COSTAS e COMEMORA TRAIÇÃO na PRAIA do CARIPI...

A VEREADORA "ONÇA PINTADA" que Também RESPONDE pela ALCUNHA de "CARA de OSGA".. . SEGUNDO INFORMAÇÕES, TERIA 500.000 MIL MOTIVOS PARA VOTAR ( E VOTOU) NO PRESIDENTE DA CÂMARA APONTADO PELO EX-PREFEITO LALAUZINHO CUNHA, CONTRARIANDO A ORIENTAÇÃO NACIONAL, ESTADUAL e MUNICIPAL do CONCEITUADO e IMPORTANTE PARTIDO (PSC) - SEGUNDO INFORMAÇOES, O OBJETIVO é FAZER COM QUE LALAUZINHO RECEBA O "TÍTULO de ANJO", POIS PODERÁ TER SUAS CONTAS APROVADAS pelos "EDI's"... Um Homem Conhecido pelas redondeza pelo apelido de "MUCURÃO", FOI VISTO e FOTOGRAFADO LEVANDO UM "CARRINHO de MÃO" que DEVERIA TER 500.000 MOTIVOS PARA A COVARDE TRAIÇÃO da VEREADORA A SEU PARTIDO o PSC. O BICHO PEGOU NA CÂMARA de BARCACITY... 500.000 MOTIVOS, RONDARAM A VEREADORA "ONÇA PINTADA" ixiiiiii... AGUARDEM DETALHES!

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •