Pular para o conteúdo principal

Des. Mairton Carneiro é eleito para presidir Seção de Direito Penal em 2021

Desembargador Mairton Marques Carneiro

Na última sessão ordinária de 2020 da Seção de Direito Penal, o desembargador Mairton Marques Carneiro foi eleito para presidir o referido órgão julgador em 2021. O magistrado foi escolhido por aclamação e substituirá o desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, que esteve à frente da Seção Penal neste ano de 2020. Na ocasião, o atual presidente parabenizou a todos os desembargadores que integram a Seção Penal pelo desempenho alcançado, ressaltando que foram julgados mais de dois mil feitos em 2020, dentre habeas corpus, revisões criminais, desaforamentos, recebimentos de denúncia contra prefeitos e mandados de segurança criminal. Além disso, outros 2.900 processos foram arquivados, dentre eles, os que não foram conhecidos pelo colegiado.


Des. Mairton Marques Carneiro, eleito para presidir a Seção de Direito Penal em 2021


O desembargador Leonam Cruz Júnior destacou que os números expressam o quanto os que integram o Judiciário do Pará vêm se preocupando com o jurisdicionado, demonstrando comprometimento com a justiça. “2020 foi um ano atípico por conta da pandemia. Julgamos mais de dois mil processos de forma eficiente e célere. Procuramos sempre acertar, pois não somos perfeitos”, ressaltou o presidente, parabenizando a todos pela prestação jurisdicional. Os integrantes da Seção de Direito Penal realizarão mais uma sessão neste ano, de caráter extraordinário, para o julgamento de diversos feitos. A sessão extraordinária será na próxima sexta-feira, dia 18.

Novo Repartimento – Na pauta de julgamentos, à unanimidade de votos os magistrados negaram pedido de liberdade ao réu João Pedro Bernardes Aguiar de Oliveira, acusado da prática de duplo homicídio no município de Novo Repartimento. O crime em que foram vítimas os primos André Aquino dos Santos e Rômulo dos Santos, foi cometido em maio deste ano, mas o réu somente foi preso em agosto, na cidade de Ipatinga, em Minas Gerais. De acordo com os autos, o crime foi cometido por motivo fútil. Imagens juntadas ao processo apontam que o réu atirou contra as vítimas, mirando contra suas cabeças depois que já estavam no chão. Na sequência, o réu entra em seu veículo e deixa o local do crime.

A defesa alegou constrangimento ilegal por ausência de fundamentação idônea para a prisão e também cerceamento de defesa, pois não estaria tendo acesso à documentos juntados ao processo para fundamentar a defesa. Os magistrados, no entanto, declararam não haver constrangimento a ser sanado, pois a prisão está fundamentada legalmente na garantia da ordem pública e da instrução criminal.

Almeirim – Ainda à unanimidade de votos, os desembargadores negaram pedido de liberdade ao réu Miguel Silva Lima, acusado de homicídio em que foi vítima Janilson Ribeiro de Morais. A defesa alegou excesso de prazo para a prisão, uma vez que o julgamento do réu já foi adiado por duas ocasiões (em maio, por conta da pandemia; e em novembro, em virtude de um pedido de desaforamento do Ministério Público). O colegiado da Seção de Direito Penal negou o pedido de liberdade, considerando estarem presentes, ainda, os motivos que ensejaram a preventiva.

Na ocasião, os desembargadores também apreciaram o pedido de desaforamento feito pelo Ministério Público e que provocou a suspensão do júri popular, e decidiram transferir o julgamento para a Comarca de Porto de Moz. O Ministério Público alegou no referido pedido a possibilidade de parcialidade no julgamento, considerando uma suposta influência da família do réu na cidade.

De acordo com os autos, o crime foi cometido em 31 de dezembro de 2018 quando, por volta das 20h, a vítima Janilson foi até a casa do acusado cobrar-lhe a quantia de R$ 300,00 que este estava lhe devendo. Ao chegar no local, Miguel teria passado a ofender Janilson após a cobrança, o que provocou uma luta corporal entre ambos. Na sequência, Miguel entrou em sua casa e retornou com uma espingarda cartucheira, desferindo um tiro no rosto da vítima. Depois de cometer o crime, o acusado fugiu, mas foi capturado em março de 2019, no município de Santarém.


Fonte: Coordenadoria de Imprensa/TJPA

Texto: Marinalda Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

BARCARENA: VEREADORA do PSC "ONÇA PINTADA com CARA de OSGA" APUNHALA PARTIDO PELAS COSTAS e COMEMORA TRAIÇÃO na PRAIA do CARIPI...

A VEREADORA "ONÇA PINTADA" que Também RESPONDE pela ALCUNHA de "CARA de OSGA".. . SEGUNDO INFORMAÇÕES, TERIA 500.000 MIL MOTIVOS PARA VOTAR ( E VOTOU) NO PRESIDENTE DA CÂMARA APONTADO PELO EX-PREFEITO LALAUZINHO CUNHA, CONTRARIANDO A ORIENTAÇÃO NACIONAL, ESTADUAL e MUNICIPAL do CONCEITUADO e IMPORTANTE PARTIDO (PSC) - SEGUNDO INFORMAÇOES, O OBJETIVO é FAZER COM QUE LALAUZINHO RECEBA O "TÍTULO de ANJO", POIS PODERÁ TER SUAS CONTAS APROVADAS pelos "EDI's"... Um Homem Conhecido pelas redondeza pelo apelido de "MUCURÃO", FOI VISTO e FOTOGRAFADO LEVANDO UM "CARRINHO de MÃO" que DEVERIA TER 500.000 MOTIVOS PARA A COVARDE TRAIÇÃO da VEREADORA A SEU PARTIDO o PSC. O BICHO PEGOU NA CÂMARA de BARCACITY... 500.000 MOTIVOS, RONDARAM A VEREADORA "ONÇA PINTADA" ixiiiiii... AGUARDEM DETALHES!

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •