Pular para o conteúdo principal

Ativa Barcarena divulga lista de agricultores selecionados para assistência técnica rural gratuita

Projeto da Hydro, apoiado pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro, selecionou 99 agricultores familiares de Barcarena para o primeiro ciclo de assistência técnica rural gratuita. Ao todo, 300 famílias serão beneficiadas até o fim do projeto.


Visita na propriedade da Srª Maria de Belém, (Arienga estrada) em Barcarena - Foto: Matheus Melo.

Devido à grande procura, o Ativa Barcarena ampliou o número de beneficiários, dos 90 previstos inicialmente para 99, atendendo todos os agricultores habilitados durante a seleção para o ciclo de assistência técnica rural. O projeto recebeu 164 inscrições de agricultores familiares de comunidades de diversas áreas de Barcarena, incluindo a região das ilhas.

A resposta positiva dos agricultores à oportunidade é a validação de uma chamada proposta a partir das características e demandas da agricultura familiar local. “Concebemos todo o processo de divulgação e seleção do edital para que essa oportunidade alcançasse todos os agricultores familiares do município, mesmo com acesso restrito a canais de comunicação e o isolamento decorrente da pandemia”, ressalta Kátia Aguiar, especialista de programas sociais da Hydro.

O número de inscrições comprova o interesse e a disposição dos agricultores familiares locais em aprimorar sua produção. Todos os inscritos passaram pela etapa de caracterização socioprodutiva, com visitas dos agrônomos às áreas produtivas das famílias para identificar as condições de organização da produção agrícola de cada agricultor inscrito e verificar o atendimento aos requisitos do edital.

Como apoiador financeiro do projeto, o Fundo de Sustentabilidade Hydro (FHS) garantiu, junto à área de responsabilidade social da empresa, a ampliação do número de beneficiários já no primeiro ciclo de capacitação técnica. “Essa decisão está em sintonia com o objetivo do Fundo de Sustentabilidade de financiar projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável, com linhas de investimento baseadas em demandas reais do território”, diz Eduardo Figueiredo, Diretor do Fundo de Sustentabilidade Hydro e Diretor de desenvolvimento territorial da Hydro.

Agora os 99 participantes se preparam para iniciar o ciclo de um ano de acompanhamento técnico com profissionais especializados que irão auxiliar na melhoria da produção agrícola. Todos os selecionados irão assinar termo de compromisso para participação no projeto, comprometendo-se a construir uma agenda de trabalho em parceria com a equipe de agrônomos do projeto e fornecendo informações para a elaboração do projeto técnico voltado a sua Unidade de Produção Familiar.

Confira a lista pública dos 99 agricultores e agricultoras selecionados (https://www.hydro.com/globalassets/07-media/news/2020/december/201130_ativa_lista_de_selecionados.pdf) que participarão, a partir de janeiro de 2021, do primeiro ciclo de assistência técnica do Ativa Barcarena.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...