Projeto da Hydro, apoiado pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro, selecionou 99 agricultores familiares de Barcarena para o primeiro ciclo de assistência técnica rural gratuita. Ao todo, 300 famílias serão beneficiadas até o fim do projeto.
![]() |
Visita na propriedade da Srª Maria de Belém, (Arienga estrada) em Barcarena - Foto: Matheus Melo. |
Devido à grande procura, o Ativa Barcarena ampliou o número de beneficiários, dos 90 previstos inicialmente para 99, atendendo todos os agricultores habilitados durante a seleção para o ciclo de assistência técnica rural. O projeto recebeu 164 inscrições de agricultores familiares de comunidades de diversas áreas de Barcarena, incluindo a região das ilhas.
A resposta positiva dos agricultores à oportunidade é a validação de uma chamada proposta a partir das características e demandas da agricultura familiar local. “Concebemos todo o processo de divulgação e seleção do edital para que essa oportunidade alcançasse todos os agricultores familiares do município, mesmo com acesso restrito a canais de comunicação e o isolamento decorrente da pandemia”, ressalta Kátia Aguiar, especialista de programas sociais da Hydro.
O número de inscrições comprova o interesse e a disposição dos agricultores familiares locais em aprimorar sua produção. Todos os inscritos passaram pela etapa de caracterização socioprodutiva, com visitas dos agrônomos às áreas produtivas das famílias para identificar as condições de organização da produção agrícola de cada agricultor inscrito e verificar o atendimento aos requisitos do edital.
Como apoiador financeiro do projeto, o Fundo de Sustentabilidade Hydro (FHS) garantiu, junto à área de responsabilidade social da empresa, a ampliação do número de beneficiários já no primeiro ciclo de capacitação técnica. “Essa decisão está em sintonia com o objetivo do Fundo de Sustentabilidade de financiar projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável, com linhas de investimento baseadas em demandas reais do território”, diz Eduardo Figueiredo, Diretor do Fundo de Sustentabilidade Hydro e Diretor de desenvolvimento territorial da Hydro.
Agora os 99 participantes se preparam para iniciar o ciclo de um ano de acompanhamento técnico com profissionais especializados que irão auxiliar na melhoria da produção agrícola. Todos os selecionados irão assinar termo de compromisso para participação no projeto, comprometendo-se a construir uma agenda de trabalho em parceria com a equipe de agrônomos do projeto e fornecendo informações para a elaboração do projeto técnico voltado a sua Unidade de Produção Familiar.
Confira a lista pública dos 99 agricultores e agricultoras selecionados (https://www.hydro.com/globalassets/07-media/news/2020/december/201130_ativa_lista_de_selecionados.pdf) que participarão, a partir de janeiro de 2021, do primeiro ciclo de assistência técnica do Ativa Barcarena.
Comentários