Pular para o conteúdo principal

Alunorte e Albras apoiam criação da Política Municipal de Educação Ambiental de Barcarena

Foto: ASCOM/HYDRO

Diálogos colaborativos realizados por meio do Programa Sustentar contribuíram para elaboração do projeto de lei que permitirá a articulação de ações de diversos atores para melhorias na gestão e na educação ambiental

O município de Barcarena instituiu a Política Municipal de Educação Ambiental, uma política pública que possibilitará a estruturação da educação ambiental de forma articulada entre os diferentes órgãos da administração municipal, além da participação das empresas sediadas no território, as organizações não governamentais e a sociedade. O processo de elaboração do projeto de lei, sancionado pela Prefeitura de Barcarena, em junho, foi resultado de diálogos participativos promovidos pelo programa Sustentar com os atores locais, por meio de uma parceria entre a Alunorte, a Albras e a Prefeitura do Município.

A gerente sênior de Programas Sociais da Hydro, Luana Carvalhosa, ressalta que o Sustentar foi pensando para apoiar no ciclo das políticas públicas locais. “Identificamos as oportunidades na gestão de resíduos em Barcarena, que vão desde a aproximação com os catadores para escuta de suas necessidades, identificação de forma de organização da categoria e até a consolidação desse projeto de lei. Para nós, a Política Municipal de Educação Ambiental foi um processo colaborativo que representa um resultado importante do Programa Sustentar”, afirma.

Próximos passos - Após a sanção, ainda este ano deverão ser criados e pactuados os instrumentos jurídico-administrativos previstos na lei municipal e necessários para execução da Política, a serem formalizados por meio de decretos e portarias. Também deverá acontecer um processo de capacitação dos diversos atores sociais para formalização da CIEA - Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental, que responsável pela avaliação, deliberação e acompanhamento da implementação da Política. Além disso, a lei municipal prevê a criação do Fundo Municipal de Educação Ambiental, um sistema de financiamento da Política.

A expectativa é que, em 2021, seja elaborado o Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA), que deverá ser integrado ao Plano Plurianual do Município após um Diagnóstico Socioambiental Participativo Local. Em paralelo, continuarão em andamento as atividades do Sustentar para apoiar a implementação das ações do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Entre as ações estão: a coleta seletiva pela Prefeitura de Barcarena, a construção da unidade de triagem e o fortalecimento da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis.


Resultados do Sustentar - Entre 2018 e 2020 foram realizadas cerca de 50 atividades educacionais que envolveram aproximadamente 1.000 pessoas. Um dos destaques foi o I Fórum de Resíduos Sólidos Urbanos e Educação, em janeiro deste ano, que contou com mais de 200 participantes.

Durante a pandemia da COVID 19, as atividades do Programa estão mantidas em formato online, com Lives “Diálogo Sustentar”, que ocorreram semanalmente,com temas como: Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos, Inclusão Socioprodutiva de Catadores de Materiais Recicláveis, Responsabilidade Compartilhada, Educação Ambiental e Sociedades Sustentáveis. Até junho, foram veiculadas oito Lives com mais de 2.700 visualizações no total.

Serviço:

Instagram: @programasustentarbarcarena

Facebook: Programa Sustentar

Site: https://www.programasustentar.com/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •             

Belém: TRE cassa candidatura de Zenaldo por uso de máquina pública na campanha

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) decidiu cassar a candidatura de  Zenaldo Coutinho e seu vice, Orlando Reis Pantoja, ambos do PSDB, ao segundo turno na disputa eleitoral para prefeito de  Belém .  A defesa de Zenaldo disse que irá recorrer da decisão.  Zenaldo Coutinho foi o candidato mais votado no primeiro turno das eleições  municipais de Belém. Ele teve 241.166 votos, que correspondem a 31,02% do total das urnas de Belém. De acordo com a  pesquisa Ibope divulgada no dia 15 de outubro, ele teria entre 39% e 47% dos votos no segundo turno . A decisão, que deve ser publicada na tarde desta quinta-feira (20), entendeu que os candidatos se beneficiaram de conduta ilícita, configurando abuso de autoridade e uso do dinheiro público para alavancar a candidatura. Propaganda proibida Segundo o juiz Antonio Cláudio Von Lohrmann Cruz, os candidatos do PSDB usaram o site oficial da Prefeitura e um perfil oficial em rede social do município para fazer propaganda eleitoral