Pular para o conteúdo principal

Hydro diz que funcionário com Covid-19 não reside em Barcarena


Assim que recebemos um WhatsApp onde informava que um funcionário da Hydro, foi detectado com Coronavírus, imediatamente mantivemos contato com a Assessoria de Comunicação da Empresa, que por partes nos informou: 

Foto Ilustrativa


“Oi Carlos Baía, é verdade, existe sim um funcionário detectado com Coronavírus. A empresa não pode informar o município que ele reside por questão de confidencialidade e para evitar exposição do empregado, evitar risco de assédio, violência e até discriminação pelo fato da contaminação.  O que posso te adiantar é que ele não reside na cidade de Barcarena, apenas trabalha. Não será notificado como um caso de Barcarena.  A confirmação do teste dele foi enviado pelo hospital onde ele fez o exame diretamente para Sespa, que é a responsável por divulgar os dados.” disse a Assessoria.


Sobre a informação que correu pelo WhatsApp a assessoria falou:

“Infelizmente, uma comunicação interna aos gestores de equipes foi repassada adiante, vazou.”

A assessoria confirmou toda informação interna que foi divulgada, inclusive que este funcionário, que é um operador, apresentou sintomas leves semelhantes a uma gripe comum durante o seu período de folga, no dia 3/04, e seguindo a orientação da empresa, ele conversou com o gestor imediato, procurou atendimento médico e não retornou ao trabalho. Após a testagem, recebeu a confirmação de que se trata da Covid-19, por isso segue em isolamento domiciliar, conforme recomendação médica.


Leia a informação interna entre gestores que vazou nesta quarta-feira:

“Caro gestor (a),

A Hydro tomou conhecimento da noite de terça-feira, 7/04, do primeiro caso confirmado da Covid-19 entre os seus empregados de Bauxita & Alumina, no Brasil. Um operador da Alunorte apresentou sintomas leves semelhantes a uma gripe comum durante o seu período de folga, no dia 3/04. Seguindo a orientação da empresa, ele conversou com o gestor imediato, procurou atendimento médico e não retornou ao trabalho. Após a testagem, recebeu a confirmação de que se trata da Covid-19, por isso segue em isolamento domiciliar, conforme recomendado pelos médicos. O empregado passa bem e neste momento não apresenta mais os sintomas da doença.

Imediatamente após receber a confirmação, a Alunorte iniciou o protocolo pré-estabelecido para controle dentro da organização, que inclui:

Acompanhamento médico da saúde do empregado e dos seus familiares através dos serviços médicos contratados pela empresa; Disponibilização do serviço de assistência social e atendimento psicológico em caso de necessidade; Mapa de todos os recentes contatos do empregado na organização, identificando os últimos encontros e o tempo de exposição; Verificação das condições de saúde de todos os contatos recentes, como colegas de turma; Avaliação de quais empregados que, em função de terem tido contato com o empregado, deveriam ser colocados em observação ou quarentena domiciliar preventiva; Além disso, a empresa reforça que os procedimentos estabelecidos desde o início da pandemia têm se mostrado fundamentais para proteger a saúde de empregados e contratados. Todos devem ser seguidos com rigor e cada gestor deve contribuir neste sentido. 


Entre os procedimentos, destacamos:

O estabelecimento da quarentena preventiva para empregados que tenham retornado recentemente de viagem; Verificação da temperatura de todos na chegada à planta e antes do acesso nos transportes para o trabalho; A redução da densidade populacional com as medidas de afastamentos temporários e trabalho remoto; Distanciamento entre as pessoas dentro do ambiente de trabalho, nos refeitórios e no transporte; Reforço da higienização/desinfecção do transporte e todos os ambientes de trabalho; Informação para liderança e empregados sobre as medidas de prevenção e controle; A Alunorte segue as melhores práticas mundiais de prevenção, levando à risca todos os protocolos da Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde.

Cuidados Individuais – Todos os gestores devem lembrar suas equipes que as medidas da empresa não substituem os cuidados individuais, também importantes para evitar a proliferação do Coronavírus. Por isso, é fundamental o compromisso de todos com ações simples, como a lavagem de mãos frequente, a distância a partir de um metro entre as pessoas, buscar orientação médica e evitar contato em caso de qualquer sintoma como febre, coriza, mal-estar, tosse ou falta de ar.

Conforme mencionado, a Hydro reforça que estabeleceu uma série de medidas para apoiar os seus empregados com atendimento médico e psicológico, que devem ser acionados sempre. A agilidade na busca de apoio e a transparência na informação são fundamentais para proteger a todos. Mantenha diálogo frequente com sua equipe e tome as medidas necessárias em caso de algum relato de suspeita e/ou contato com pessoas com suspeita ou confirmação da doença.

A Hydro é uma empresa responsável e, apesar de todos os desafios, está empregando esforços extraordinários para garantir a continuidade segura das operações, uma vez que nossa indústria foi classificada como essencial para garantir a disponibilidade de insumos para setores críticos.” dizia a comunicação interna que vazou.

Comentários

Unknown disse…
Parabéns amigo Carlos Baia, pelo excelente trabalho de verificar a veracidade dos fatos que circulam nas redes sociais e divulgar os fatos ocorridos no município de Barcarena e do estado do Pará.ABÇS : JFDIVULGAÇÃO 📲📡🌏

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...