Pular para o conteúdo principal

Hydro diz que funcionário com Covid-19 não reside em Barcarena


Assim que recebemos um WhatsApp onde informava que um funcionário da Hydro, foi detectado com Coronavírus, imediatamente mantivemos contato com a Assessoria de Comunicação da Empresa, que por partes nos informou: 

Foto Ilustrativa


“Oi Carlos Baía, é verdade, existe sim um funcionário detectado com Coronavírus. A empresa não pode informar o município que ele reside por questão de confidencialidade e para evitar exposição do empregado, evitar risco de assédio, violência e até discriminação pelo fato da contaminação.  O que posso te adiantar é que ele não reside na cidade de Barcarena, apenas trabalha. Não será notificado como um caso de Barcarena.  A confirmação do teste dele foi enviado pelo hospital onde ele fez o exame diretamente para Sespa, que é a responsável por divulgar os dados.” disse a Assessoria.


Sobre a informação que correu pelo WhatsApp a assessoria falou:

“Infelizmente, uma comunicação interna aos gestores de equipes foi repassada adiante, vazou.”

A assessoria confirmou toda informação interna que foi divulgada, inclusive que este funcionário, que é um operador, apresentou sintomas leves semelhantes a uma gripe comum durante o seu período de folga, no dia 3/04, e seguindo a orientação da empresa, ele conversou com o gestor imediato, procurou atendimento médico e não retornou ao trabalho. Após a testagem, recebeu a confirmação de que se trata da Covid-19, por isso segue em isolamento domiciliar, conforme recomendação médica.


Leia a informação interna entre gestores que vazou nesta quarta-feira:

“Caro gestor (a),

A Hydro tomou conhecimento da noite de terça-feira, 7/04, do primeiro caso confirmado da Covid-19 entre os seus empregados de Bauxita & Alumina, no Brasil. Um operador da Alunorte apresentou sintomas leves semelhantes a uma gripe comum durante o seu período de folga, no dia 3/04. Seguindo a orientação da empresa, ele conversou com o gestor imediato, procurou atendimento médico e não retornou ao trabalho. Após a testagem, recebeu a confirmação de que se trata da Covid-19, por isso segue em isolamento domiciliar, conforme recomendado pelos médicos. O empregado passa bem e neste momento não apresenta mais os sintomas da doença.

Imediatamente após receber a confirmação, a Alunorte iniciou o protocolo pré-estabelecido para controle dentro da organização, que inclui:

Acompanhamento médico da saúde do empregado e dos seus familiares através dos serviços médicos contratados pela empresa; Disponibilização do serviço de assistência social e atendimento psicológico em caso de necessidade; Mapa de todos os recentes contatos do empregado na organização, identificando os últimos encontros e o tempo de exposição; Verificação das condições de saúde de todos os contatos recentes, como colegas de turma; Avaliação de quais empregados que, em função de terem tido contato com o empregado, deveriam ser colocados em observação ou quarentena domiciliar preventiva; Além disso, a empresa reforça que os procedimentos estabelecidos desde o início da pandemia têm se mostrado fundamentais para proteger a saúde de empregados e contratados. Todos devem ser seguidos com rigor e cada gestor deve contribuir neste sentido. 


Entre os procedimentos, destacamos:

O estabelecimento da quarentena preventiva para empregados que tenham retornado recentemente de viagem; Verificação da temperatura de todos na chegada à planta e antes do acesso nos transportes para o trabalho; A redução da densidade populacional com as medidas de afastamentos temporários e trabalho remoto; Distanciamento entre as pessoas dentro do ambiente de trabalho, nos refeitórios e no transporte; Reforço da higienização/desinfecção do transporte e todos os ambientes de trabalho; Informação para liderança e empregados sobre as medidas de prevenção e controle; A Alunorte segue as melhores práticas mundiais de prevenção, levando à risca todos os protocolos da Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde.

Cuidados Individuais – Todos os gestores devem lembrar suas equipes que as medidas da empresa não substituem os cuidados individuais, também importantes para evitar a proliferação do Coronavírus. Por isso, é fundamental o compromisso de todos com ações simples, como a lavagem de mãos frequente, a distância a partir de um metro entre as pessoas, buscar orientação médica e evitar contato em caso de qualquer sintoma como febre, coriza, mal-estar, tosse ou falta de ar.

Conforme mencionado, a Hydro reforça que estabeleceu uma série de medidas para apoiar os seus empregados com atendimento médico e psicológico, que devem ser acionados sempre. A agilidade na busca de apoio e a transparência na informação são fundamentais para proteger a todos. Mantenha diálogo frequente com sua equipe e tome as medidas necessárias em caso de algum relato de suspeita e/ou contato com pessoas com suspeita ou confirmação da doença.

A Hydro é uma empresa responsável e, apesar de todos os desafios, está empregando esforços extraordinários para garantir a continuidade segura das operações, uma vez que nossa indústria foi classificada como essencial para garantir a disponibilidade de insumos para setores críticos.” dizia a comunicação interna que vazou.

Comentários

Unknown disse…
Parabéns amigo Carlos Baia, pelo excelente trabalho de verificar a veracidade dos fatos que circulam nas redes sociais e divulgar os fatos ocorridos no município de Barcarena e do estado do Pará.ABÇS : JFDIVULGAÇÃO 📲📡🌏

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •             

Belém: TRE cassa candidatura de Zenaldo por uso de máquina pública na campanha

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) decidiu cassar a candidatura de  Zenaldo Coutinho e seu vice, Orlando Reis Pantoja, ambos do PSDB, ao segundo turno na disputa eleitoral para prefeito de  Belém .  A defesa de Zenaldo disse que irá recorrer da decisão.  Zenaldo Coutinho foi o candidato mais votado no primeiro turno das eleições  municipais de Belém. Ele teve 241.166 votos, que correspondem a 31,02% do total das urnas de Belém. De acordo com a  pesquisa Ibope divulgada no dia 15 de outubro, ele teria entre 39% e 47% dos votos no segundo turno . A decisão, que deve ser publicada na tarde desta quinta-feira (20), entendeu que os candidatos se beneficiaram de conduta ilícita, configurando abuso de autoridade e uso do dinheiro público para alavancar a candidatura. Propaganda proibida Segundo o juiz Antonio Cláudio Von Lohrmann Cruz, os candidatos do PSDB usaram o site oficial da Prefeitura e um perfil oficial em rede social do município para fazer propaganda eleitoral