Assim que recebemos um WhatsApp
onde informava que um funcionário da Hydro, foi detectado com Coronavírus, imediatamente mantivemos contato com a Assessoria de Comunicação
da Empresa, que por partes nos informou:
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Foto Ilustrativa |
“Oi Carlos Baía, é verdade, existe sim um funcionário detectado com Coronavírus. A empresa não pode informar o município que ele reside por questão de confidencialidade e para evitar exposição do empregado, evitar risco de assédio, violência e até discriminação pelo fato da contaminação. O que posso te adiantar é que ele não reside na cidade de Barcarena, apenas trabalha. Não será notificado como um caso de Barcarena. A confirmação do teste dele foi enviado pelo hospital onde ele fez o exame diretamente para Sespa, que é a responsável por divulgar os dados.” disse a Assessoria.
Sobre a informação que correu
pelo WhatsApp a assessoria falou:
“Infelizmente, uma comunicação interna aos gestores de equipes foi repassada adiante, vazou.”
A assessoria confirmou toda
informação interna que foi divulgada, inclusive que este funcionário, que é um operador,
apresentou sintomas leves semelhantes a uma gripe comum durante o seu período
de folga, no dia 3/04, e seguindo a orientação da empresa, ele conversou com o
gestor imediato, procurou atendimento médico e não retornou ao trabalho. Após a
testagem, recebeu a confirmação de que se trata da Covid-19, por isso segue em
isolamento domiciliar, conforme recomendação médica.
Leia a informação interna entre
gestores que vazou nesta quarta-feira:
“Caro gestor (a),
A Hydro tomou conhecimento da
noite de terça-feira, 7/04, do primeiro caso confirmado da Covid-19 entre os
seus empregados de Bauxita & Alumina, no Brasil. Um operador da Alunorte
apresentou sintomas leves semelhantes a uma gripe comum durante o seu período
de folga, no dia 3/04. Seguindo a orientação da empresa, ele conversou com o
gestor imediato, procurou atendimento médico e não retornou ao trabalho. Após a
testagem, recebeu a confirmação de que se trata da Covid-19, por isso segue em
isolamento domiciliar, conforme recomendado pelos médicos. O empregado passa
bem e neste momento não apresenta mais os sintomas da doença.
Imediatamente após receber a
confirmação, a Alunorte iniciou o protocolo pré-estabelecido para controle
dentro da organização, que inclui:
Acompanhamento médico da saúde do
empregado e dos seus familiares através dos serviços médicos contratados pela
empresa; Disponibilização do serviço de
assistência social e atendimento psicológico em caso de necessidade; Mapa de todos os recentes
contatos do empregado na organização, identificando os últimos encontros e o
tempo de exposição; Verificação das condições de
saúde de todos os contatos recentes, como colegas de turma; Avaliação de quais empregados que,
em função de terem tido contato com o empregado, deveriam ser colocados em
observação ou quarentena domiciliar preventiva; Além disso, a empresa reforça que
os procedimentos estabelecidos desde o início da pandemia têm se mostrado
fundamentais para proteger a saúde de empregados e contratados. Todos devem ser
seguidos com rigor e cada gestor deve contribuir neste sentido.
Entre os
procedimentos, destacamos:
O estabelecimento da quarentena
preventiva para empregados que tenham retornado recentemente de viagem; Verificação
da temperatura de todos na chegada à planta e antes do acesso nos transportes
para o trabalho; A redução da densidade populacional com as medidas de
afastamentos temporários e trabalho remoto; Distanciamento entre as pessoas
dentro do ambiente de trabalho, nos refeitórios e no transporte; Reforço da
higienização/desinfecção do transporte e todos os ambientes de trabalho; Informação
para liderança e empregados sobre as medidas de prevenção e controle; A
Alunorte segue as melhores práticas mundiais de prevenção, levando à risca
todos os protocolos da Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde.
Cuidados Individuais – Todos os
gestores devem lembrar suas equipes que as medidas da empresa não substituem os
cuidados individuais, também importantes para evitar a proliferação do
Coronavírus. Por isso, é fundamental o compromisso de todos com ações simples,
como a lavagem de mãos frequente, a distância a partir de um metro entre as
pessoas, buscar orientação médica e evitar contato em caso de qualquer sintoma
como febre, coriza, mal-estar, tosse ou falta de ar.
Conforme mencionado, a Hydro
reforça que estabeleceu uma série de medidas para apoiar os seus empregados com
atendimento médico e psicológico, que devem ser acionados sempre. A agilidade
na busca de apoio e a transparência na informação são fundamentais para
proteger a todos. Mantenha diálogo frequente com
sua equipe e tome as medidas necessárias em caso de algum relato de suspeita
e/ou contato com pessoas com suspeita ou confirmação da doença.
A Hydro é uma empresa responsável
e, apesar de todos os desafios, está empregando esforços extraordinários para
garantir a continuidade segura das operações, uma vez que nossa indústria foi
classificada como essencial para garantir a disponibilidade de insumos para
setores críticos.” dizia a comunicação interna que vazou.
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