Pular para o conteúdo principal

Banpará confirma que servidor de Barcarena está com Coronavírus.


Conforme matéria publicada na tarde desta quinta-feira 09/04, no site “Ver-o-Fato” do Jornalista Carlos Mendes, o presidente do Banpará, Brasilino Assunção, confirmou ao jornalista o afastamento de um servidor público que atua na agência de Barcarena sede, que já está em isolamento social, bem como os demais funcionários.

Agência Banpará /Barcarena sede

Em nota divulgada na noite de ontem em seu instagram sobre o fechamento temporário da agência, o banco, porém, não havia explicado as razões da repentina higienização e desinfecção.


 
Nota do Banpará no Instagram



Leia a Matéria:

Um funcionário da agência em Barcarena do Banco do Estado do Pará (Banpará) – cujo nome o Ver-o-Fato teve acesso, mas não irá divulgar por razões éticas – contraiu o vírus da Covid-19 após viagem a São Paulo. Ele esteve naquela cidade, de onde retornou em meados de março passado e sem desconfiar que havia sido infectado voltou a trabalhar normalmente na agência.

O Ver-o-Fato apurou por meio de fontes que o servidor, que trabalha com outros seis colegas naquela agência, teve de se afastar do banco no dia 01 de abril, quando já apresentava problemas de saúde e o resultado do exame deu positivo para o novo coronavírus. Como determinam os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS), ele está em isolamento domiciliar. Os familiares também estão sob monitoramento.
  
Quanto aos seis colegas de trabalho, o procedimento foi o mesmo. Ou seja, todos estão afastados do trabalho para que cumpram o período de quarentena. A providência das autoridades médicas visa evitar que eles mantenham contato com outras pessoas e possam retransmitir o vírus, caso seus exames, se houver manifestação de sintomas, confirmem a doença.
  
Procurado pelo Ver-o-Fato, o presidente do Banpará, Brasilino Assunção, confirmou o afastamento do servidor público e o isolamento social a ele imposto, assim como aos demais funcionários. No caso dos outros seis servidores, Brasilino disse que nenhum deles até o momento apresentou sintomas de infecção. O afastamento foi apenas uma medida preventiva.

 Ele informou que os servidores estão recebendo todo o apoio também do setor médico do banco. “Quanto a isso não há nenhum problema”. E concluiu: “enquanto a agência estiver fechada, até o próximo dia 14, iremos fazer uma higienização do prédio”.

Em nota que havia divulgado sobre o fechamento temporário da agência, o banco, porém, não havia explicado as razões da higienização. “É complicado falar sobre isso”, justificou Brasilino. De acordo com a nota divulgada nas redes sociais, a decisão é decorrente de “medida de segurança para que haja total proteção a todos que frequentam nossas unidades. O Banpará iniciará higienização e desinfecção na agência Barcarena Centro, onde nossos serviços ficarão suspensos até 14/04/2020. Porém no dia 15/04/2020 estaremos de volta.”


Entidade protesta
  
Também em nota em sua página nas redes sociais, a Associação dos Funcionários do Banco do Estado do Pará (AFBEPA) declara que “repudia e lamenta a forma que desrespeitosamente e reprovadamente o Banpará vem conduzindo essa grave pandemia, no que tange ao direito à vida, pois enfrentamos um vírus tão letal, que tem ceifado quase 2000 mil vidas em um dia. No comunicado, o banco não informa quais atitudes está tomando em relação aos funcionários que trabalham com o colega suspeito”.
   
E mais: “Há muito temos solicitado ao Banco atitudes preventivas, utilização de EPIs pelos empregados e manutenção apenas dos serviços essenciais, mas aqs respostas foram tímidas, insuficientes e as mesas com as entidades canceladas. A  nossa Associação tem notícias que funcionários do grupo de risco estão sendo convocados para retornar ao trabalho. Setores da Matriz trabalhando sem observância da distância mínima e sem máscaras.  Agências atendendo sem nenhuma proteção, porque o Banco, principal responsável por fornecer EPIs, não fornece e exige o trabalho. Enfim, são as várias irregularidades que o empregador Banpará tem cometido por não querer ouvir os seus funcionários e suas entidades representativas”.

Ainda segundo a nota, na semana passada a AFBEPA teve conhecimento de uma outra colega de agência provavelmente infectada. “Comunicamos à Gesat, porém, inexplicavelmente, nada foi feito, inclusive a própria funcionária pagou o seu teste e como passou muito mal em casa foi internada num hospital particular onde está recebendo os devidos cuidados. Já sabemos que mais dois colegas da mesma agência também se afastaram com os mesmos sintomas”.

Depois de acusar o banco de “nada fazer” pela saúde dos servidores, a entidade salienta que há várias denúncias, inclusive feitas pela AFBEPA, de pessoas com laudo de asma, pneumonia e doenças respiratórias que não foram afastadas do trabalho.Por fim, ela defende que os funcionários de Barcarena, Vila dos Cabanos e Centro também devem ser levados a realizar testes da Covid-19 e essas agências fechadas, assim como a de Ananindeua. A sugestão é de que funcionem apenas os caixas e redes eletrônicas do banco.

Clique AQUI e leia na integra a nota da Associação dos Funcionários do Banco do Estado do Pará (AFBEPA).


Com informações do site “Ver-O-Fato”


OBS: O SERVIDOR DETECTADO COM COVID-19, NÃO RESIDE EM BARCARENA, APENAS EXECUTA SEU TRABALHO NA AGÊNCIA DO BANPARÁ DE BARCARENA SEDE.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •             

Belém: TRE cassa candidatura de Zenaldo por uso de máquina pública na campanha

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) decidiu cassar a candidatura de  Zenaldo Coutinho e seu vice, Orlando Reis Pantoja, ambos do PSDB, ao segundo turno na disputa eleitoral para prefeito de  Belém .  A defesa de Zenaldo disse que irá recorrer da decisão.  Zenaldo Coutinho foi o candidato mais votado no primeiro turno das eleições  municipais de Belém. Ele teve 241.166 votos, que correspondem a 31,02% do total das urnas de Belém. De acordo com a  pesquisa Ibope divulgada no dia 15 de outubro, ele teria entre 39% e 47% dos votos no segundo turno . A decisão, que deve ser publicada na tarde desta quinta-feira (20), entendeu que os candidatos se beneficiaram de conduta ilícita, configurando abuso de autoridade e uso do dinheiro público para alavancar a candidatura. Propaganda proibida Segundo o juiz Antonio Cláudio Von Lohrmann Cruz, os candidatos do PSDB usaram o site oficial da Prefeitura e um perfil oficial em rede social do município para fazer propaganda eleitoral