Conforme matéria publicada na tarde desta quinta-feira
09/04, no site “Ver-o-Fato” do Jornalista Carlos Mendes, o presidente do
Banpará, Brasilino Assunção, confirmou ao jornalista o afastamento de um
servidor público que atua na agência de Barcarena sede, que já está em
isolamento social, bem como os demais funcionários.
Agência Banpará /Barcarena sede |
Em nota divulgada na noite de ontem em seu instagram sobre o
fechamento temporário da agência, o banco, porém, não havia explicado as razões
da repentina higienização e desinfecção.
Leia a Matéria:
Um funcionário da agência em Barcarena do Banco do Estado do
Pará (Banpará) – cujo nome o Ver-o-Fato teve acesso, mas não irá divulgar por
razões éticas – contraiu o vírus da Covid-19 após viagem a São Paulo. Ele
esteve naquela cidade, de onde retornou em meados de março passado e sem
desconfiar que havia sido infectado voltou a trabalhar normalmente na agência.
O Ver-o-Fato apurou por meio de fontes que o servidor, que
trabalha com outros seis colegas naquela agência, teve de se afastar do banco
no dia 01 de abril, quando já apresentava problemas de saúde e o resultado do
exame deu positivo para o novo coronavírus. Como determinam os protocolos da
Organização Mundial de Saúde (OMS), ele está em isolamento domiciliar. Os
familiares também estão sob monitoramento.
Quanto aos seis colegas de trabalho, o procedimento foi o
mesmo. Ou seja, todos estão afastados do trabalho para que cumpram o período de
quarentena. A providência das autoridades médicas visa evitar que eles
mantenham contato com outras pessoas e possam retransmitir o vírus, caso seus
exames, se houver manifestação de sintomas, confirmem a doença.
Procurado pelo Ver-o-Fato, o presidente do Banpará,
Brasilino Assunção, confirmou o afastamento do servidor público e o isolamento
social a ele imposto, assim como aos demais funcionários. No caso dos outros
seis servidores, Brasilino disse que nenhum deles até o momento apresentou
sintomas de infecção. O afastamento foi apenas uma medida preventiva.
Em nota que havia divulgado sobre o fechamento temporário da
agência, o banco, porém, não havia explicado as razões da higienização. “É
complicado falar sobre isso”, justificou Brasilino. De acordo com a nota
divulgada nas redes sociais, a decisão é decorrente de “medida de segurança
para que haja total proteção a todos que frequentam nossas unidades. O Banpará
iniciará higienização e desinfecção na agência Barcarena Centro, onde nossos
serviços ficarão suspensos até 14/04/2020. Porém no dia 15/04/2020 estaremos de
volta.”
Entidade protesta
Também em nota em sua página nas redes sociais, a Associação
dos Funcionários do Banco do Estado do Pará (AFBEPA) declara que “repudia e
lamenta a forma que desrespeitosamente e reprovadamente o Banpará vem
conduzindo essa grave pandemia, no que tange ao direito à vida, pois
enfrentamos um vírus tão letal, que tem ceifado quase 2000 mil vidas em um dia.
No comunicado, o banco não informa quais atitudes está tomando em relação aos
funcionários que trabalham com o colega suspeito”.
E mais: “Há muito temos solicitado ao Banco atitudes
preventivas, utilização de EPIs pelos empregados e manutenção apenas dos
serviços essenciais, mas aqs respostas foram tímidas, insuficientes e as mesas
com as entidades canceladas. A nossa
Associação tem notícias que funcionários do grupo de risco estão sendo
convocados para retornar ao trabalho. Setores da Matriz trabalhando sem
observância da distância mínima e sem máscaras.
Agências atendendo sem nenhuma proteção, porque o Banco, principal
responsável por fornecer EPIs, não fornece e exige o trabalho. Enfim, são as
várias irregularidades que o empregador Banpará tem cometido por não querer
ouvir os seus funcionários e suas entidades representativas”.
Ainda segundo a nota, na semana passada a AFBEPA teve
conhecimento de uma outra colega de agência provavelmente infectada.
“Comunicamos à Gesat, porém, inexplicavelmente, nada foi feito, inclusive a
própria funcionária pagou o seu teste e como passou muito mal em casa foi
internada num hospital particular onde está recebendo os devidos cuidados. Já
sabemos que mais dois colegas da mesma agência também se afastaram com os
mesmos sintomas”.
Depois de acusar o banco de “nada fazer” pela saúde dos
servidores, a entidade salienta que há várias denúncias, inclusive feitas pela
AFBEPA, de pessoas com laudo de asma, pneumonia e doenças respiratórias que não
foram afastadas do trabalho.Por fim, ela defende que os funcionários de
Barcarena, Vila dos Cabanos e Centro também devem ser levados a realizar testes
da Covid-19 e essas agências fechadas, assim como a de Ananindeua. A sugestão é
de que funcionem apenas os caixas e redes eletrônicas do banco.
Clique AQUI e leia na integra a nota da Associação dos Funcionários do Banco do Estado do Pará (AFBEPA).
Com informações do site “Ver-O-Fato”
OBS: O SERVIDOR DETECTADO COM COVID-19, NÃO RESIDE EM BARCARENA, APENAS EXECUTA SEU TRABALHO NA AGÊNCIA DO BANPARÁ DE BARCARENA SEDE.
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