Pular para o conteúdo principal

Pesquisa: MP quer que passageiros opinem por desembarcar no Ver-o-peso ou outro local


Os promotores de Justiça Érica Almeida (titular da promotoria de Barcarena), Joana Coutinho (titular da promotoria de defesa do Consumidor de Belém) e Alexandre Tourinho (coordenador do Centro de Apoio Operacional Constitucional, em exercício) reuniram nesta quarta-feira, na sala multiuso do edifíco-sede do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), com representantes de órgãos estaduais e municipais e de empresas de navegação fluvial para tratar do embarque de passageiros que precisam se deslocar entre os municípios de Belém e Barcarena. 

Foto Divulgação / MDutra

Atualmente, algumas empresas utilizam dois terminais improvisados localizados no Ver-o-Peso, nos quais o MPPA identificou vários problemas, como ausência de assentos, acessibilidade ou banheiros.
Para o Ministério Público também há riscos de acidentes para os passageiros, pois as lanchas não conseguem encostar na plataforma de embarque, dificultando o acesso nos momentos de embarque e desembarque.

Na reunião desta 4ª feira, depois da discursão sobre a mudança ou não dos terminais localizados no Ver-O-Peso, e dos locais como alternativas possíveis para funcionamento, os participantes chegaram à conclusão que não foi ainda ouvida a opinião do principal interessado na questão: o consumidor.

Foto: Kayke Gibson
Por esse motivo foi deliberado que as empresas se colocam à disposição para assinar um Termo de Ajuste de Conduta, para que seja realizada uma pesquisa junto ao cidadão para traçar o perfil do consumidor, para ver se ele realmente tem interesse em somente desembarcar no Ver-o-Peso ou se pra ele é indiferente desembarcar neste local ou no Arapari ou outro porto qualquer. Após essa pesquisa será definido se os terminais para embarque e desembarque de passageiros de Barcarena ficam no Ver-o-Peso ou não.

“Se os consumidores disserem que o Ver-O-Peso é o melhor lugar, então há necessidade de haver uma adequação e serão colocados na mesa os projetos das próprias empresas, que estão se dispondo a melhorar os serviços em todos os sentidos. Quanto aos órgãos públicos, estes deverão garantir melhor segurança na área, pois essa é uma das reclamações dos consumidores que utilizam os serviços”, frisou a promotora do Consumidor Joana Coutinho.

A promotora de Justiça de Barcarena Érica Almeida explicou que as empresas vão contratar essa consultoria e o Ministério Público é que vai gerenciar essa contratação e, de acordo com o resultado dessa pesquisa, tomará as providências.

“Caso os consumidores optem pelo Ver-O-Peso, as adequações serão propostas pelas empresas e, como é um patrimônio tombado, o Ipham teria que se manifestar para ver se aprova ou não o projeto, isso já ficaria mais na área técnica”, ressaltou a promotora Érica. 

Foto: Kayke Gibson
Também ficou definido na reunião que uma das empresas já vai começar a operar no Terminal Hidroviário de Belém, com dois horários de saída de embarque e dois horários de desembarque.  Os possíveis locais para as empresas restantes será discutido em uma nova reunião, para verificar como pode ser operacionalizado.

O presidente da Companhia dos Portos e Hidrovias do Pará (CPH), Abraaão Benassuly, disse na reunião que a companhia busca a melhoria dos serviços hidroviários do Estado e que tem participado de todas as reuniões e apresentado alternativas para melhorar a vida da população.

“Hoje, encaminhamos à Arcon um ofício pedindo a concessão, para que a agência delibere uma ordem de serviço para uma nova linha entrar em operação no Terminal Hidroviário fazendo o transporte Belém-Barcarena-Belém.  Estamos fazendo a nossa parte e esperamos que a inciativa privada faça a dela também”, disse Benassuly.

Também participaram da reunião o secretário de Turismo, André Dias, e representantes da Sedeme, Arcon e empresas de transporte fluvial.


 Texto: Edyr Falcão/ASCOM-MP  AQUI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...