Pular para o conteúdo principal

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 
“PROFª. MARIA CECÍLIA”

  
Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça?

Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú. 

Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis.

“Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ele ganhou novamente fomos contratadas novamente, isso em março de 1952”, conta a também Professora Madalena Vasconcelos com 88 anos, irmã da saudosa professora Maria Cecília.

Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, também atuou no Grupo Escolar Cônego Batista Campos, época em que funcionava onde hoje é o Banco Banpará em Barcarena Sede.

“Tive o prazer de trabalhar com ela, ela era aquele tipo de professora de levar o aluno que não estava assimilando bem o conteúdo na sala de aula pra sua casa, para que ele pudesse ter uma aula extra, sem cobrar nada, mas queria que o aluno dominasse o assunto e tivesse bom desempenho” conta sua colega de trabalho, Professora Dionéa Dias, 75 anos.


"Escola Maria Cecília" - A Origem

No período de 1997-2000, existia uma escolinha funcionando anexa ao prédio da Igreja do Evangelho Quadrangular na Rua Olímpio Rodrigues com o nome: "Escola do Evangelho Quadrangular"; a escolinha tinha o apoio da Prefeitura Municipal, mas era de coordenação da Igreja.

"Fomos procurados a época pela direção da escolinha, que a igreja pretendia passar definitivamente a escolinha para o poder municipal, pois, devido os preceitos religiosos, existiam eventos no calendário escolar que não faziam parte do calendário evangélico, indo de encontro com as regras e preceitos evangélicos" contou a Secretária Municipal de Educação daquela época Professora Dalva Valente Guimarães Gutierres, na gestão do Saudoso Prefeito Wandick Gutierrez.

"Então resolvemos assumir a escolinha; para isso teríamos que tirar de lá, dos fundos da igreja. Levamos então parte dos alunos para um prédio na Trav. Lameira Bitencourt, ao lado do ‘Restaurante Nazaré” a época, mas ainda estava com o nome de Escola do Evangelho Quadrangular, o que a igreja pediu para trocar o nome." Conta Dalva Valente.
A Direção da Escola do Evangelho Quadrangular a época era da Professora Santa Nobre, e tinha entre as professoras, a Profª Aldenora Cravo, que por orientação da Secretária Municipal de Educação Dalva Valente, ficou com a missão de pesquisar um nome para dar a Escola.

Aldenora Cravo lembra que tanto ela quanto a Diretora Santa, correram atrás deste nome, e por conhecerem a História da Professora Maria Cecília, decidiram por apresentar através de um documento, o nome da homenageada a Secretária Dalva Valente que acatou o nome sugerido.

O nome da Professora Maria Cecília foi colocado assim que foi transferida a Escola para o prédio da Trav. Lameira Bitencourt (em Dezembro de 2000) depois a Escola foi transferida para o prédio atual na Raimundo Alves Dias. Ou seja, até novembro de 2000 a Escola ainda se chamava ‘Escola do Evangelho Quadrangular’.

A Professora Maria Cecília teve 12 filhos, sendo 7 homens e 5 mulheres, frutos de seu casamento com o Sr. Henrique Carvalho Ribeiro "Seu Conrado", hoje com seus 87 anos.
Professora Maria Cecília, teve como mãe a Senhora Celina Campos Vasconcelos e pai o Sr. Frederico Duarte Vasconcelos, este foi no “Período Constitucional” o primeiro presidente da câmara de vereadores mandato de 1946-1950, quando Barcarena teve também no mesmo período, o seu primeiro prefeito senhor Raimundo Alves da Costa Dias e o Vice José de Sales Manito. Vindo seu pai, ainda dentro do período constitucional ser eleito o prefeito para o Mandato de 1951-1954, tendo como vice, Tomé de Morais Serrão.

Professora Maria Cecília, integrava uma turma de 13 irmãos no geral, onde 8 eram mulheres e 5 homens. De suas 8 irmãs, todas enveredaram para a arte de educar.

Professora Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, faleceu em 16/05/1989, no auge de seus 60 anos na capital paraense, vítima de um câncer, ou seja, faleceu onze (11) anos antes de ser homenageada com seu nome em uma escola municipal.


Texto/pesquisa: Carlos Baía  - Colaboração: SEMED.




RESUMO DE DATAS / PROFª MARIA CECÍLIA

Nov./1929 -  Nasce em Barcarena (Cabeceira Grande)

1950 – É nomeada professora pelo então Governador Magalhães Barata

Maio./1989 – Falece vítima de um Câncer

Dez./2000 – A Escola do Evangelho Quadrangular é rebatizada com seu nome.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

BARCARENA: VEREADORA do PSC "ONÇA PINTADA com CARA de OSGA" APUNHALA PARTIDO PELAS COSTAS e COMEMORA TRAIÇÃO na PRAIA do CARIPI...

A VEREADORA "ONÇA PINTADA" que Também RESPONDE pela ALCUNHA de "CARA de OSGA".. . SEGUNDO INFORMAÇÕES, TERIA 500.000 MIL MOTIVOS PARA VOTAR ( E VOTOU) NO PRESIDENTE DA CÂMARA APONTADO PELO EX-PREFEITO LALAUZINHO CUNHA, CONTRARIANDO A ORIENTAÇÃO NACIONAL, ESTADUAL e MUNICIPAL do CONCEITUADO e IMPORTANTE PARTIDO (PSC) - SEGUNDO INFORMAÇOES, O OBJETIVO é FAZER COM QUE LALAUZINHO RECEBA O "TÍTULO de ANJO", POIS PODERÁ TER SUAS CONTAS APROVADAS pelos "EDI's"... Um Homem Conhecido pelas redondeza pelo apelido de "MUCURÃO", FOI VISTO e FOTOGRAFADO LEVANDO UM "CARRINHO de MÃO" que DEVERIA TER 500.000 MOTIVOS PARA A COVARDE TRAIÇÃO da VEREADORA A SEU PARTIDO o PSC. O BICHO PEGOU NA CÂMARA de BARCACITY... 500.000 MOTIVOS, RONDARAM A VEREADORA "ONÇA PINTADA" ixiiiiii... AGUARDEM DETALHES!

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •