Pular para o conteúdo principal

Barcarena encerra concurso de quadrilhas juninas com chave de ouro


Já passava das quatro horas da madrugada desse domingo (30), quando a Secretaria de Cultura de Barcarena anunciou os três primeiros colocados do Concurso de Quadrilha Junina 2019, no ginásio municipal.

Foto: ASCOM/PMB

O 1º lugar ficou com a Roceiros do Divino, da Vila dos Cabanos; 2º lugar, Cheiro do Pará, de Vila do Conde; e 3º lugar, Evolução Junina, de Barcarena-Sede.

Dez grupos participaram da competição e apresentaram um espetáculo coreográfico de arrepiar. As arquibancadas do ginásio foram insuficientes para acomodar tantos espectadores.  Torcidas organizadas gritavam a cada performance apresentada na quadra. A criatividade e a vibração dos dançarinos contagiavam o público por 30 minutos.

Foto: ASCOM/PMB
O traje dos brincantes foi um dos itens avaliados pelo júri do concurso. Todos os quadrilheiros juninos capricharam no visual. O bale das misses caipira, simpatia e mulata foi um show à parte. 

Nessa categoria, as premiadas foram Ingrid Késsia, miss Caipira da Roceiros Divino; Rislaine Nascimento, miss Simpatia da Cheiro do Pará; e Letícia de Souza, miss Mulata da Roceiros Divino. 

Pode parecer fácil, mas ser miss exige muito esforço físico. Três integrantes da uma quadrilha de Vila do Conde passaram mal, após a apresentação no concurso de Barcarena. As meninas se queixaram de dores e cansaço. Elas foram atendidas pela equipe de resgate do Corpo de Bombeiros. A Secretaria de Saúde de Barcarena disponibilizou uma ambulância no local.



AUTORIDADES – Embora o evento tenha sido no espaço da Secretaria de Esporte, a secretária de Cultura de Barcarena, Laura Marques, conhecida por Laurinha, foi a principal anfitriã do concurso de quadrilhas juninas. Ela recebeu autoridades como os secretários Pedro Moura (Semjel) e Ivana Ramos (Semed).

Foto: ASCOM/PMB

Um traje de miss, por exemplo, pode chegar a três mil reais. A prefeitura colabora com as despesas das quadrilhas, por meio de subvenção.

O concurso de quadrilhas realizado pela prefeitura de Barcarena movimentou a cidade.

Dezenas de vendedores ambulantes se instalaram ao redor do ginásio municipal para oferecer comidas e bebidas. Quando a apresentação dos grupos ainda estava na metade, tinha ambulante que não tinha mais comida para vender. O consumo foi grande, mas a alegria também. 

Foto: ASCOM/PMB

Foto: ASCOM/PMB



Texto e Fotos: ASCOM/PMB (Editado)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...