Pular para o conteúdo principal

Travessia de Balsa no Rio Moju está liberada dás 06h as 18h


Conforme noticiamos com exclusividade na tarde da última terça-feira 25/06, onde 'IN LOCO', estivemos no local do acidente da ponte sob o rio Moju, onde, falamos com um integrante da Marinha do Brasil, responsável pela aprovação e liberação da travessia da balsa, que objetiva desafogar pontos críticos de caminhões tanto em Belém quanto na cidade de Barcarena, conforme publicação no link https://www.facebook.com/carlosbaia.mendes/posts/878092035883821?__tn__=K-R, este nossa fonte, nos adiantava que a liberação não passaria de quinta-feira 27/06, para iniciar-se na sexta 28/06, lembramos do que publicamos, e escrevendo o que disse nossa fonte:

“Neste teste observamos algumas pequenas falhas de manobra, mas nada tão grave, algo que se consegue evitar no retorno e é isso que queremos, que este pequeno trecho, seja feito de forma correta e segura. Até um trapiche de madeira que fica quase ao lado da rampa pro lado de Barcarena, deve ser monitorado, hoje você ouviu, tivemos que falar no megafone para os moradores não ficarem no trapiche deles, quando a balsa tiver saindo ou atracando na rampa, pode ocorrer algum acidente. Queremos dar um parecer que seja favorável a todos!” disse ele.
“Não te garanto com toda certeza para não criar mais expectativa, mas eu e meus colegas achamos que nosso parecer para o início definitivo da travessia, não passa de quinta-feira” encerrou o agente.
Fonte cumpriu o prazo dito!

Justamente na sexta-feira 28/06, os serviços de travessia começaram no local.

 
Foto/Créditos: Carlos Baía


Abaixo nota da Assessoria de comunicação do Estado deste sábado 29/06:

“Caminhoneiros que fazem o escoamento de produção no Estado já podem contar com o serviço de travessia por balsa na área onde está sendo construída a nova ponte Rio Moju, na Alça Viária.  Os primeiros caminhões e carretas começaram a ser transportados às 9h deste sábado (29). Com duração de aproximadamente 25 minutos e funcionamento de 6h até às 18h, a travessia é uma alternativa gratuita oferecida pelo governo do Pará para diminuir a concentração de veículos nas áreas dos portos do Arapari e os disponibilizados na Avenida Bernardo Sayão, em Belém.

Nesta manhã, o governador Helder Barbalho e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Iran Lima, foram até o local para acompanhar o início da oferta do serviço.  Caminhoneiro há dois anos, Wagner Paiva, de 26 anos, conta que a queda da ponte complicou bastante o trabalho da classe, principalmente por conta do horário de chegada das cargas e pelo aumento dos custos para transporte das cargas. "Fora a demora, porque passávamos muito tempo na fila de espera, então a expectativa é que com esse serviço a gente possa agilizar nosso lado, chegando no destino no horário certo", analisou.

Natural do Espírito Santo, Joás Freitas dos Reis tem mais tempo de estrada: 11 anos. Atualmente, o caminhoneiro, que reside em Castanhal, transporta soja e milho da safra de Paragominas. Ele falou sobre a esperança de dias melhores de trabalho para a categoria. "A primeira esperança é o bolso. A balsa é muito cara e onerava ainda mais o frete. Além disso, diminuem os transtornos de espera, sem dormir em fila. Só o fato de você cortar Belém toda já ajuda muito. Você vai ter fila, mas vai economizar quilometragem. Vai ser bom demais", comemorou.” Diz parte da nota.
Travessia - O serviço de balsas na área onde caiu o trecho da ponte foi resultado de um esforço contínuo do governo para garantir uma alternativa para os usuários que precisam desse serviço, desafogando a concentração nos portos do Arapari e da Bernardo Sayão.

Eu, Dr. Márcio Chaves (Engenheiro Civil da SETRAN/PA e Coordenador dos Trabalhos na Área), Dr. Hermógenes Pessoa (Advogado do Grupo Atlântica Matapi, empresa responsável pela travessia) e Jaqueline Ohana, do controle de Navegação da Atlântica Matapi.


"Queremos garantir que a estrada da Alça Viária seja utilizada. Isso é um facilitador, faz com que se diminua o impacto na vida das pessoas que moram nas áreas de concentração desses veículos, próximo aos portos, além de também diminuir os custos de transporte para os caminheiros, porque é um serviço gratuito subsidiado pelo governo. Por fim, é voltarmos a encurtar os caminhos para facilitar o escoamento da produção do nosso estado", concluiu o governador Helder Barbalho.


PONTE 100%

"A expectativa é que em outubro possamos entregar a ponte. Os custos da obra serão mantidos dentro do que foi orçado e assinado em contrato, firmado entre a empresa e o governo do Estado", pontuou Helder Barbalho.

VEÍCULOS:
No momento, somente os caminhões e ambulâncias de todas as cidades estão autorizadas a fazer o trajeto na balsa.



Com informações da Agência Pará (Texto Adaptado pelo Blog)



Comentários

Anônimo disse…
Como sempre o mais fraco é quem se ferra, os carros continuarão pagando sua atravessia e enchendo o bolso dos empresários das balsas que agradecem muito a essa parceria com o governador Elder Barbalho.

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...