Pular para o conteúdo principal

Travessia de Balsa no Rio Moju está liberada dás 06h as 18h


Conforme noticiamos com exclusividade na tarde da última terça-feira 25/06, onde 'IN LOCO', estivemos no local do acidente da ponte sob o rio Moju, onde, falamos com um integrante da Marinha do Brasil, responsável pela aprovação e liberação da travessia da balsa, que objetiva desafogar pontos críticos de caminhões tanto em Belém quanto na cidade de Barcarena, conforme publicação no link https://www.facebook.com/carlosbaia.mendes/posts/878092035883821?__tn__=K-R, este nossa fonte, nos adiantava que a liberação não passaria de quinta-feira 27/06, para iniciar-se na sexta 28/06, lembramos do que publicamos, e escrevendo o que disse nossa fonte:

“Neste teste observamos algumas pequenas falhas de manobra, mas nada tão grave, algo que se consegue evitar no retorno e é isso que queremos, que este pequeno trecho, seja feito de forma correta e segura. Até um trapiche de madeira que fica quase ao lado da rampa pro lado de Barcarena, deve ser monitorado, hoje você ouviu, tivemos que falar no megafone para os moradores não ficarem no trapiche deles, quando a balsa tiver saindo ou atracando na rampa, pode ocorrer algum acidente. Queremos dar um parecer que seja favorável a todos!” disse ele.
“Não te garanto com toda certeza para não criar mais expectativa, mas eu e meus colegas achamos que nosso parecer para o início definitivo da travessia, não passa de quinta-feira” encerrou o agente.
Fonte cumpriu o prazo dito!

Justamente na sexta-feira 28/06, os serviços de travessia começaram no local.

 
Foto/Créditos: Carlos Baía


Abaixo nota da Assessoria de comunicação do Estado deste sábado 29/06:

“Caminhoneiros que fazem o escoamento de produção no Estado já podem contar com o serviço de travessia por balsa na área onde está sendo construída a nova ponte Rio Moju, na Alça Viária.  Os primeiros caminhões e carretas começaram a ser transportados às 9h deste sábado (29). Com duração de aproximadamente 25 minutos e funcionamento de 6h até às 18h, a travessia é uma alternativa gratuita oferecida pelo governo do Pará para diminuir a concentração de veículos nas áreas dos portos do Arapari e os disponibilizados na Avenida Bernardo Sayão, em Belém.

Nesta manhã, o governador Helder Barbalho e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Iran Lima, foram até o local para acompanhar o início da oferta do serviço.  Caminhoneiro há dois anos, Wagner Paiva, de 26 anos, conta que a queda da ponte complicou bastante o trabalho da classe, principalmente por conta do horário de chegada das cargas e pelo aumento dos custos para transporte das cargas. "Fora a demora, porque passávamos muito tempo na fila de espera, então a expectativa é que com esse serviço a gente possa agilizar nosso lado, chegando no destino no horário certo", analisou.

Natural do Espírito Santo, Joás Freitas dos Reis tem mais tempo de estrada: 11 anos. Atualmente, o caminhoneiro, que reside em Castanhal, transporta soja e milho da safra de Paragominas. Ele falou sobre a esperança de dias melhores de trabalho para a categoria. "A primeira esperança é o bolso. A balsa é muito cara e onerava ainda mais o frete. Além disso, diminuem os transtornos de espera, sem dormir em fila. Só o fato de você cortar Belém toda já ajuda muito. Você vai ter fila, mas vai economizar quilometragem. Vai ser bom demais", comemorou.” Diz parte da nota.
Travessia - O serviço de balsas na área onde caiu o trecho da ponte foi resultado de um esforço contínuo do governo para garantir uma alternativa para os usuários que precisam desse serviço, desafogando a concentração nos portos do Arapari e da Bernardo Sayão.

Eu, Dr. Márcio Chaves (Engenheiro Civil da SETRAN/PA e Coordenador dos Trabalhos na Área), Dr. Hermógenes Pessoa (Advogado do Grupo Atlântica Matapi, empresa responsável pela travessia) e Jaqueline Ohana, do controle de Navegação da Atlântica Matapi.


"Queremos garantir que a estrada da Alça Viária seja utilizada. Isso é um facilitador, faz com que se diminua o impacto na vida das pessoas que moram nas áreas de concentração desses veículos, próximo aos portos, além de também diminuir os custos de transporte para os caminheiros, porque é um serviço gratuito subsidiado pelo governo. Por fim, é voltarmos a encurtar os caminhos para facilitar o escoamento da produção do nosso estado", concluiu o governador Helder Barbalho.


PONTE 100%

"A expectativa é que em outubro possamos entregar a ponte. Os custos da obra serão mantidos dentro do que foi orçado e assinado em contrato, firmado entre a empresa e o governo do Estado", pontuou Helder Barbalho.

VEÍCULOS:
No momento, somente os caminhões e ambulâncias de todas as cidades estão autorizadas a fazer o trajeto na balsa.



Com informações da Agência Pará (Texto Adaptado pelo Blog)



Comentários

Anônimo disse…
Como sempre o mais fraco é quem se ferra, os carros continuarão pagando sua atravessia e enchendo o bolso dos empresários das balsas que agradecem muito a essa parceria com o governador Elder Barbalho.

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

BARCARENA: VEREADORA do PSC "ONÇA PINTADA com CARA de OSGA" APUNHALA PARTIDO PELAS COSTAS e COMEMORA TRAIÇÃO na PRAIA do CARIPI...

A VEREADORA "ONÇA PINTADA" que Também RESPONDE pela ALCUNHA de "CARA de OSGA".. . SEGUNDO INFORMAÇÕES, TERIA 500.000 MIL MOTIVOS PARA VOTAR ( E VOTOU) NO PRESIDENTE DA CÂMARA APONTADO PELO EX-PREFEITO LALAUZINHO CUNHA, CONTRARIANDO A ORIENTAÇÃO NACIONAL, ESTADUAL e MUNICIPAL do CONCEITUADO e IMPORTANTE PARTIDO (PSC) - SEGUNDO INFORMAÇOES, O OBJETIVO é FAZER COM QUE LALAUZINHO RECEBA O "TÍTULO de ANJO", POIS PODERÁ TER SUAS CONTAS APROVADAS pelos "EDI's"... Um Homem Conhecido pelas redondeza pelo apelido de "MUCURÃO", FOI VISTO e FOTOGRAFADO LEVANDO UM "CARRINHO de MÃO" que DEVERIA TER 500.000 MOTIVOS PARA A COVARDE TRAIÇÃO da VEREADORA A SEU PARTIDO o PSC. O BICHO PEGOU NA CÂMARA de BARCACITY... 500.000 MOTIVOS, RONDARAM A VEREADORA "ONÇA PINTADA" ixiiiiii... AGUARDEM DETALHES!

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •