Pular para o conteúdo principal

Segurança pública: Governo Helder começa a ouvir comunidades


Com articulação da Diretoria de Prevenção Social da Violência e Criminalidade (Diprev) que tem a frente a Delegada Silvia Rego, mais de 150 líderes comunitários e representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Conseg’s) de Belém, Região Metropolitana e interior do Estado participaram na tarde desta terça-feira (8), do “I Encontro Comunitário de Segurança 2019”, realizado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Diretoria de Prevenção Social da Violência e Criminalidade (Diprev).

O evento, que integrou outras áreas do governo, como cultura e cidadania, teve como objetivo discutir e avaliar os trabalhos que já vêm sendo feitos pela secretaria, bem como as novas medidas a serem adotadas, além de abrir o diálogo entre os novos gestores e a comunidade.

“Nosso intuito é de que a polícia possa chegar à comunidade para poder garantir que os outros serviços, como educação, saúde e cultura, cheguem. E para fazer isso precisamos da colaboração de todos, daí a importância das lideranças comunitárias, dessas parcerias, porque sem o apoio de todos vocês, nós não conseguiremos difundir nem a nossa idéia tampouco implementar o nosso trabalho”, afirmou o secretário de segurança pública, Ualame Machado, em conversa com a comunidade.

O encontro oportunizou, também, o debate dos problemas que rondam as comunidades, assim como traçar medidas de prevenção, a fim de reduzir a criminalidade. “Eu tenho certeza que esse novo projeto que aqui estamos vivendo hoje, está mostrando para nós um novo governo realmente preocupado com a segurança pública, que é com o que estamos sofrendo muito em nossas comunidades. Será de novo uma nova construção, pois trabalhar cultura de paz, polícia comunitária, sem educação e sem cultura pra mim não é nada, não adianta só a polícia repressiva, é preciso também cultura, com espaços para os nossos jovens”, avaliou a presidente do conseg do bairro do Tapanã.

Além do secretário de Segurança Pública, estiveram presentes na reunião o secretário adjunto da Segup, Cel. Arthur Moraes, a secretária de cultura, Úrsula Vidal, o delegado geral adjunto da Polícia Civil, Dilermano Tavares.

Para a titular da Secult, Úrsula Vidal, o trabalho integrado entre segurança e cultura é fundamental para combater a criminalidade. “Os Conseg’s já têm uma representatividade que garantem para nós esse mapeamento das demandas do território e todas as lideranças reforçaram muito a importância da cultura como uma ferramenta importante de transformação social. Então precisamos trabalhar de maneira transversalizada e integrada. Nós entendemos que temos uma missão de transformar o Estado do Pará em um grande território de paz e isso não se faz somente com políticas de segurança pública, se faz também com políticas de educação, de cultura, entre outras. Sabemos que a sociedade civil já se organiza em diversas iniciativas e projetos muitas vezes sem visibilidade ou apoio do poder público e o que pretendemos é potencializar e fortalecer essas iniciativas que já estão organizadas”, assegurou.


A reunião também contou com a participação de vários bairros e municípios, como o bairro do Jurunas, Terra Firme, Barreiro, Maracangalha, Condor, Tapanã I e II, Parque Verde, Marco, Pedreira, Curió Utinga, Distrito de Icoaraci, Outeiro, Ilha de Caratateua, Barcarena, São Miguel do Guama, Ananideua, Marituba e Castanhal.

Além de representações da comunidade quilombola, comunicação dos bairros, Fórum Permanente de Afro Religiosos, Centro de Defesa dos Direitos Humanos, Movimento Social Infância Protegida, Movida, MDB Mulher, representantes dos projetos sociais de diversas Unidades Integradas Propaz (UIPPs), artistas e representantes de mais de dez Guardas Municipais.

Texto: RomaNews
Fotos: Segup/Pa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

BARCARENA: VEREADORA do PSC "ONÇA PINTADA com CARA de OSGA" APUNHALA PARTIDO PELAS COSTAS e COMEMORA TRAIÇÃO na PRAIA do CARIPI...

A VEREADORA "ONÇA PINTADA" que Também RESPONDE pela ALCUNHA de "CARA de OSGA".. . SEGUNDO INFORMAÇÕES, TERIA 500.000 MIL MOTIVOS PARA VOTAR ( E VOTOU) NO PRESIDENTE DA CÂMARA APONTADO PELO EX-PREFEITO LALAUZINHO CUNHA, CONTRARIANDO A ORIENTAÇÃO NACIONAL, ESTADUAL e MUNICIPAL do CONCEITUADO e IMPORTANTE PARTIDO (PSC) - SEGUNDO INFORMAÇOES, O OBJETIVO é FAZER COM QUE LALAUZINHO RECEBA O "TÍTULO de ANJO", POIS PODERÁ TER SUAS CONTAS APROVADAS pelos "EDI's"... Um Homem Conhecido pelas redondeza pelo apelido de "MUCURÃO", FOI VISTO e FOTOGRAFADO LEVANDO UM "CARRINHO de MÃO" que DEVERIA TER 500.000 MOTIVOS PARA A COVARDE TRAIÇÃO da VEREADORA A SEU PARTIDO o PSC. O BICHO PEGOU NA CÂMARA de BARCACITY... 500.000 MOTIVOS, RONDARAM A VEREADORA "ONÇA PINTADA" ixiiiiii... AGUARDEM DETALHES!

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •