Pular para o conteúdo principal

Barcarena: Vigilância Sanitária vai fechar 200 pontos irregulares de venda de Açaí


Em consonância com o decreto estadual de boas práticas para os batedores de açaí no Pará, a Prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusb), vai fechar cerca de 200 pontos irregulares de comercialização do produto no município. O objetivo é garantir que a qualidade do açaí chegue à mesa do consumidor e resguarde a saúde da população que consome o produto, eliminando o risco de contaminação pela Doença de Chagas.

Foto: Divulgação/Internet
De acordo com a Vigilância Sanitária de Barcarena, órgão ligado à Semusb, a ação ocorre depois de diversas tentativas de diálogo com os batedores para a regularização dos pontos de venda. “Nós conversamos com os profissionais, chamamos para as capacitações, apresentamos a forma correta de manusear o fruto, então agora é hora de medidas mais enérgicas contra o risco à saúde da população”, afirmou Daniele Brandão, coordenadora da Vigilância Sanitária do município.

A Semusb solicita que o batedor do fruto deixe exposto no ponto comercial o certificado de qualidade do açaí, documento emitido pela Vigilância Sanitária. A secretaria também esclarece que os profissionais que já deram entrada na emissão do certificado vão ter um tempo de adequação.

Nesse processo, a população também pode colaborar com o poder público. “Se o ponto de venda não apresentar o certificado da Vigilância, o consumidor pode duvidar da qualidade do produto. O vilão não é o açaí, o vilão é a falta de higiene. Nós vamos ficar em cima para que o açaí vendido em Barcarena seja de qualidade e não ofereça riscos à saúde dos nossos moradores”, afirmou a secretária de Saúde, Eugênia Teles.

Para evitar que os rejeitos do batimento do açaí sejam despejados de forma irregular em Barcarena, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Semdur) vai distribuir suportes para armazenamento de caroços usados para os pontos regularizados pela Vigilância Sanitária.

Casos – Em 2017, Barcarena registrou 20 casos da Doença de Chagas; entre janeiro e novembro deste ano, também foram identificados 20 casos da enfermidade no município. Também conhecida como tripanossomíase americana, a Doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanosoma Cruzi e tem como principal vetor um tipo de percevejo popularmente conhecido como barbeiro.

A transmissão oral está associada, na maioria dos casos, ao consumo de açaí contaminado, em razão do uso acentuado da fruta na culinária da região norte. Como ainda não há vacina contra a Chagas, o cuidado higiênico com a manipulação do fruto é a principal forma de prevenção da doença.

Procedimentos – Para evitar riscos de contaminação pela Doença de Chagas, o batedor de açaí deve cumprir uma série de etapas. O fruto precisa passar pelo peneiramento e pela catação, ser submetido a lavagem em três águas para retirada toda sujeira, ficar de molho em água com cloro e passar pelo branqueamento,  quando o açaí é mergulhado em água a 80 graus por dez segundos.

Serviço - Para se regularizar, depois de interditado o ponto de venda, o batedor deverá comparecer à sede da Vigilância Sanitária, pagar a multa de, pelo menos, 350 reais e padronizar o espaço onde o açaí é batido para atender as boas práticas de manutenção do fruto para venda. A Vigilância Sanitária fica no prédio da Vigilância em Saúde, no bairro da Pedreira, em Barcarena-Sede.

Com informações da ASCOM/PMB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Olá, agora este blog é um portal de notícias, estamos em novo endereço aguardando você

Isso mesmo, estamos em novo endereço, com uma nova plataforma, agora somos um portal de notícias :  https://blogdocarlosbaia.com.br/

Justiça inocenta vereador do crime de estupro em Barcarena.

O Advogado Raimundo Almeida o “Dr. Raimundinho”, passou a acumular mais uma vitória no âmbito da advocacia. Advogado Raimundo Almeida Nesta quarta-feira 16/09, ele conseguiu a inocência de seu cliente que estava sendo acusado de suposto estupro. O acusado era o Atual Vereador de Barcarena Lauro Junior, que tudo indica teria sido vítima de alguma perseguição política ou outros motivos. Acompanhando as alegações finais do Advogado Raimundo Almeida e como parte de sua fundamentação na sentença que inocentou o vereador, a juíza escreveu: “A materialidade resta prejudicada, pois que não há laudo bem como os depoimentos das testemunhas de acusação e vítima nada relatam sobre a violência em relação a vítima. A Autoria resta prejudicada, pois que a própria vítima em juízo relata que inventou os fatos porque estava com raiva. O conselheiro tutelar da época, não presenciou os fatos, apenas acompanhou o caso sendo testemunha de ouvir dizer, logo com valor probatório relativo, pois que não h...

Jovem fratura mandíbula em acidente e precisa de colaboração para cirurgia

ATENÇÃO! a JOVEM JÁ CONSEGUIU ARRECADAR O VALOR TOTAL PARA SUA CIRURGIA. A EMPRESA PAVIFÊNIX FOI A DOADORA MAJORITÁRIA (13.03). Jaquelma de Andrade Lopes, 23 anos, residente em Barcarena, precisa com urgência realizar uma cirurgia na mandíbula, após sofrer uma fratura em um acidente de moto. O valor total da cirurgia é de aproximadamente R$13Mil reais, incluindo anestesista e materiais cirúrgicos. CONTA P/ QUALQUER DOAÇÃO: PIX – 036.462.672-08 (CPF) -   JAQUELMA DE ANDRADE LOPES   BANCO: DO BRASIL – AG: 3500-9, C/C: 507075 – CPF: 036.462.672-08 Telefone para Contato: (91) – 983383158 (Bianca Lopes- Irmã)   O Acidente Aconteceu no sábado 06/03, em Barcarena/sede, quando a jovem se dirigia em via pública para buscar uma amiga que solicitava ajuda atrás de um posto de gasolina, pois o pneu da moto da amiga tinha furado. No meio do caminho, em uma lombada, a moça veio a cair com a moto por cima de seu corpo, lado esquerdo ao chão, principalmente com o rosto na l...