Pular para o conteúdo principal

Contrato assinado entre Vilaça e SPU vai beneficiar cerca de 8 mil pessoas em Barcarena

Regularização Fundiária: O contrato assinado entre a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e a prefeitura de Barcarena deve beneficiar aproximadamente 8 mil moradores de três áreas do município. Pelo contrato de doação, que foi firmado na última sexta-feira (6), a SPU repassou à prefeitura três áreas que abrangem os bairros Pioneiro, Laranjal e Novo Horizonte, onde agora será possível avançar o processo de titulação de propriedade definitiva de terras, iniciado pela prefeitura desde que o governo local criou a Secretaria Extraordinária de Ordenamento Territorial e Habitação.



O superintendente do Patrimônio da União, Flávio Augusto, informou que a doação não envolve os terrenos comerciais e industriais, que deverão ser regularizados pela SPU, por meio de inscrição de ocupação. No entanto, os moradores residentes há mais tempo nas áreas e que já possuem cadastro na prefeitura terão prioridade no benefício. “Todas aquelas áreas que têm famílias que se enquadram na regularização social, feita por meio de regularização gratuita, vão ser regularizadas pela SPU em parceria com a prefeitura, mediante o projeto Reurb”, explicou Flávio.

O Reurb é um programa de regularização fundiária que vai emitir título definitivo de propriedade aos moradores de Barcarena. A assinatura do contrato de doação foi fruto de uma intensa articulação e parceria entre a prefeitura de Barcarena e a SPU, intermediado pelo deputado estadual Renato Ogawa, deputado federal Hélio Leite, e agentes locais como o prefeito Antônio Carlos Vilaça. “Ninguém tem que pagar nada pelo documento”, disse o prefeito Antônio Carlos Vilaça. “Tudo é de graça, não existe pagamento nenhum”, garantiu o Vilaça, sobre o título definitivo de propriedade.



REGULARIZAÇÃO – Com a doação da SPU, a prefeitura de Barcarena ficará apita para entregar, inicialmente, mais de 2.000 títulos definitivos de propriedade para os moradores que já se cadastraram no projeto de regularização fundiária, o chamado Reurb. Os coordenadores do projeto informaram que, até agora, cerca de 2.400 cadastros de imóveis foram realizados no município, e que logo, logo, será possível entregar os primeiros títulos e realizar o sonho de milhares de moradores barcarenenses. Com o título definitivo em mãos, os donos de imóveis poderão conseguir financiamentos bancários para investir na casa própria.

O objetivo da prefeitura e SPU é regularizar todas as áreas de Barcarena. O Reurb começou pelos bairros do Pioneiro, Novo Horizonte e Laranjal e vai se estender ao município inteiro. Desde o ano passado, uma equipe de cadastradores já está em campo, informando sobre o projeto e fazendo o cadastro dos imóveis. Profissionais de várias áreas dão assessoria ao projeto, que já recebeu elogios pela organização do trabalho.

Com informações da ASCOM/PMB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •             

Belém: TRE cassa candidatura de Zenaldo por uso de máquina pública na campanha

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) decidiu cassar a candidatura de  Zenaldo Coutinho e seu vice, Orlando Reis Pantoja, ambos do PSDB, ao segundo turno na disputa eleitoral para prefeito de  Belém .  A defesa de Zenaldo disse que irá recorrer da decisão.  Zenaldo Coutinho foi o candidato mais votado no primeiro turno das eleições  municipais de Belém. Ele teve 241.166 votos, que correspondem a 31,02% do total das urnas de Belém. De acordo com a  pesquisa Ibope divulgada no dia 15 de outubro, ele teria entre 39% e 47% dos votos no segundo turno . A decisão, que deve ser publicada na tarde desta quinta-feira (20), entendeu que os candidatos se beneficiaram de conduta ilícita, configurando abuso de autoridade e uso do dinheiro público para alavancar a candidatura. Propaganda proibida Segundo o juiz Antonio Cláudio Von Lohrmann Cruz, os candidatos do PSDB usaram o site oficial da Prefeitura e um perfil oficial em rede social do município para fazer propaganda eleitoral