Pular para o conteúdo principal

Em Barcarena Projeto “Construindo o Jogo” retira jovens da ociosidade e situações de risco


Idealizado pela prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) desde 2015, atende atualmente, 380 crianças e jovens.
Ter o esporte como aliado e proporcionar as crianças e jovens do município o bem-estar social, retirando-os de possíveis situações de risco e ocupando o espaço ocioso pela falta de atividades extraclasse são os objetivos do projeto “Construindo o Jogo”.



Mais do que aprender uma modalidade esportiva e garantir uma vida saudável, esses jovens ganham ensinamentos de responsabilidade, respeito e cidadania que deverão levar por toda a vida.

De acordo com o Secretário de Esporte, Pedro Moura, a criação do projeto “Construindo o Jogo” se deu a partir de um monitoramento geral da juventude de Barcarena. “Foi quando criamos o projeto, inicialmente com vôlei e futsal. O nosso intuito era oportunizar os jovens para que pudessem ter uma prática esportiva. Hoje, com a inclusão de novas modalidades, como basquete, handebol e futebol de campo, já percebemos os jovens mais inseridos na sociedade”, explicou. O Secretário ressalta que um dos requisitos para participar do projeto é estar regularmente matriculado e frequentando a escola.


Desde 2015 o projeto vem rendendo frutos. Não à toa que Barcarena é a atual campeã das fases regional e estadual dos Jogos Abertos Estudantis. “Na fase regional, somos campeões no vôlei masculino, basquete masculino, tênis de mesa masculino e feminino e no futebol de areia feminino. Na fase estadual, somos campeões no vôlei masculino, tênis de mesa masculino e feminino, vice no futebol de areia feminino e 3º lugar no basquete masculino, ou seja, os frutos já estão aí para quem quiser ver”, pontua.

Mas nem sempre foi fácil formar equipes de atletas, conforme lembra Pedro Moura. “Barcarena sempre participou dos Jogos Abertos Estudantis e tínhamos dificuldade de formar equipes. Hoje em dia, a nossa seleção de vôlei é formada por jovens oriundos do projeto, temos também atletas fazendo estágio nos times do Paysandu e do Remo, e temos a nossa seleção”. Atualmente, Barcarena já disputa o campeonato paraense nas categorias sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20 do futsal masculino, além do vôlei masculino e feminino e do sub-19 do basquete. “Já estamos classificados no vôlei masculino para o campeonato intermunicipal promovido pela Federação Paraense”, ressalta.

Secretário Pedro Moura

O atleta da equipe de vôlei, Luís Mota, 15 anos, lembra da rotina ociosa: “Antes do projeto eu só dormia e estudava, não tinha muito o que fazer. O projeto mudou a minha vida porque comecei a fazer uma atividade saudável. Aqui aprendemos as técnicas do esporte e, também, ensinamentos para a vida, principalmente o respeito e o incentivo ao próximo. Eu vejo o vôlei permanecendo na minha vida no futuro e, se tudo der certo, sonho chegar a um time nacional. Para conquistar esse sonho, participo dos treinos, me esforço e estudo as técnicas”.


Beatriz Ferreira, 18 anos, também joga vôlei e vê o trabalho em grupo como essencial. “Pretendo me formar em Educação Física e tenho o sonho de jogar num time grande. Treino e me esforço ao máximo para garantir o meu futuro”, diz.

Com informações da ASCOM/PMB 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...