Pular para o conteúdo principal

Em Barcarena Projeto “Construindo o Jogo” retira jovens da ociosidade e situações de risco


Idealizado pela prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) desde 2015, atende atualmente, 380 crianças e jovens.
Ter o esporte como aliado e proporcionar as crianças e jovens do município o bem-estar social, retirando-os de possíveis situações de risco e ocupando o espaço ocioso pela falta de atividades extraclasse são os objetivos do projeto “Construindo o Jogo”.



Mais do que aprender uma modalidade esportiva e garantir uma vida saudável, esses jovens ganham ensinamentos de responsabilidade, respeito e cidadania que deverão levar por toda a vida.

De acordo com o Secretário de Esporte, Pedro Moura, a criação do projeto “Construindo o Jogo” se deu a partir de um monitoramento geral da juventude de Barcarena. “Foi quando criamos o projeto, inicialmente com vôlei e futsal. O nosso intuito era oportunizar os jovens para que pudessem ter uma prática esportiva. Hoje, com a inclusão de novas modalidades, como basquete, handebol e futebol de campo, já percebemos os jovens mais inseridos na sociedade”, explicou. O Secretário ressalta que um dos requisitos para participar do projeto é estar regularmente matriculado e frequentando a escola.


Desde 2015 o projeto vem rendendo frutos. Não à toa que Barcarena é a atual campeã das fases regional e estadual dos Jogos Abertos Estudantis. “Na fase regional, somos campeões no vôlei masculino, basquete masculino, tênis de mesa masculino e feminino e no futebol de areia feminino. Na fase estadual, somos campeões no vôlei masculino, tênis de mesa masculino e feminino, vice no futebol de areia feminino e 3º lugar no basquete masculino, ou seja, os frutos já estão aí para quem quiser ver”, pontua.

Mas nem sempre foi fácil formar equipes de atletas, conforme lembra Pedro Moura. “Barcarena sempre participou dos Jogos Abertos Estudantis e tínhamos dificuldade de formar equipes. Hoje em dia, a nossa seleção de vôlei é formada por jovens oriundos do projeto, temos também atletas fazendo estágio nos times do Paysandu e do Remo, e temos a nossa seleção”. Atualmente, Barcarena já disputa o campeonato paraense nas categorias sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20 do futsal masculino, além do vôlei masculino e feminino e do sub-19 do basquete. “Já estamos classificados no vôlei masculino para o campeonato intermunicipal promovido pela Federação Paraense”, ressalta.

Secretário Pedro Moura

O atleta da equipe de vôlei, Luís Mota, 15 anos, lembra da rotina ociosa: “Antes do projeto eu só dormia e estudava, não tinha muito o que fazer. O projeto mudou a minha vida porque comecei a fazer uma atividade saudável. Aqui aprendemos as técnicas do esporte e, também, ensinamentos para a vida, principalmente o respeito e o incentivo ao próximo. Eu vejo o vôlei permanecendo na minha vida no futuro e, se tudo der certo, sonho chegar a um time nacional. Para conquistar esse sonho, participo dos treinos, me esforço e estudo as técnicas”.


Beatriz Ferreira, 18 anos, também joga vôlei e vê o trabalho em grupo como essencial. “Pretendo me formar em Educação Física e tenho o sonho de jogar num time grande. Treino e me esforço ao máximo para garantir o meu futuro”, diz.

Com informações da ASCOM/PMB 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

BARCARENA: VEREADORA do PSC "ONÇA PINTADA com CARA de OSGA" APUNHALA PARTIDO PELAS COSTAS e COMEMORA TRAIÇÃO na PRAIA do CARIPI...

A VEREADORA "ONÇA PINTADA" que Também RESPONDE pela ALCUNHA de "CARA de OSGA".. . SEGUNDO INFORMAÇÕES, TERIA 500.000 MIL MOTIVOS PARA VOTAR ( E VOTOU) NO PRESIDENTE DA CÂMARA APONTADO PELO EX-PREFEITO LALAUZINHO CUNHA, CONTRARIANDO A ORIENTAÇÃO NACIONAL, ESTADUAL e MUNICIPAL do CONCEITUADO e IMPORTANTE PARTIDO (PSC) - SEGUNDO INFORMAÇOES, O OBJETIVO é FAZER COM QUE LALAUZINHO RECEBA O "TÍTULO de ANJO", POIS PODERÁ TER SUAS CONTAS APROVADAS pelos "EDI's"... Um Homem Conhecido pelas redondeza pelo apelido de "MUCURÃO", FOI VISTO e FOTOGRAFADO LEVANDO UM "CARRINHO de MÃO" que DEVERIA TER 500.000 MOTIVOS PARA A COVARDE TRAIÇÃO da VEREADORA A SEU PARTIDO o PSC. O BICHO PEGOU NA CÂMARA de BARCACITY... 500.000 MOTIVOS, RONDARAM A VEREADORA "ONÇA PINTADA" ixiiiiii... AGUARDEM DETALHES!

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •