Pular para o conteúdo principal

Barcarena rumo ao selo UNICEF: Comissão intersetorial realizou 1ª reunião que visa alcançar o selo 2017/2020


O Selo UNICEF é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados.

Em Barcarena, a primeira reunião ocorreu na manhã da última terça-feira (22/05) na sala de reuniões do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA de Barcarena e contou com a participação de todos os integrantes da Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência, representando suas áreas de atuação conforme pede o Guia Metodológico do Selo UNICEF, edição 2017/2020

Como função, a comissão deve ser operacional, planejar, executar e acompanhar as ações previstas na metodologia do Selo, como: promover reuniões sistemáticas, monitorar os indicadores e contribuir para a sua melhoria.

Na pauta de hoje a comissão discutiu sobre a realização do “1º Fórum Comunitário”, Etapas do Selo Unicef que o município deve realizar.

A comissão definiu por unanimidade que a data do 1º Fórum Comunitário será realizado em 28 de junho do corrente ano.

Dentre as ações obrigatórias exigidos pela metodologia do selo, estão o Programa de busca ativa, inclusão e acompanhamento de crianças e adolescentes na escola,  ações de promoção de direitos sexuais e reprodutivos e prevenção das IST/Aids voltadas para adolescentes e jovens,  Primeira infância valorizada como prioridade na agenda de políticas públicas do município, ações multissetoriais de proteção ao direito à vida dos adolescentes e contra a violência no município, Mecanismo de escuta e participação da sociedade (especialmente de crianças e adolescentes) na elaboração e controle social de políticas públicas institucionalizados.


A presidente do CMDCA, Sr.ª Francinea apresentou as atividades que o núcleo realizará ao longo da edição do selo, como os Fóruns Comunitários (1º e 2º ), Reuniões intermediárias de acompanhamento, plataformas virtuais e quais seus papéis, e como os municípios são validados (pontuação no eixo de impacto social e resultados sistêmicos), pontuação necessária para conquistar o Selo UNICEF (Sistema de avaliação e pontuação especial).

A comissão realizou reflexões sobre as ações futuras e o engajamento que cada secretaria deverá assumir.  A próxima reunião da Comissão ficou marcada para o próximo dia 30 de maio.
O Conselheiro tutelar de Barcarena Sede Sr. Edson, reconhece a importância da implantação do Selo UNICEF no Município.  O Sr. Givanildo representando a Secretaria de Esporte disse concordar e afirmou que o mais importante é o que os jovens e adolescentes do nosso município irão ganhar, e que pessoalmente sai hoje desta reunião com uma nova perspectiva e esperança de um tempo melhor para todos em Barcarena. A secretária Adjunta de Assistência Social Odete Pantoja falou da felicidade em participar deste momento e ressaltou que Barcarena já desenvolve várias destas ações e que o município não pode retroceder e sim seguir avançando.


O Selo UNICEF-2017/2020

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para Infância - Unicef voltada à redução das desigualdades e à garantia dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes previsto na convenção sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ele busca mobilizar os municípios para qualificar as políticas públicas de promoção, defesa e garantia de direitos de crianças e adolescentes, por meio do estímulo à gestão por resultados.

Atualmente Barcarena segue alinhada às metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, e por esse motivo Patrícia Menezes, articuladora municipal do selo unicef em Barcarena acredita ser uma corrida mais fácil, uma vez que a prefeitura já trabalha focada em questões como a erradicação da fome (ODS 1), educação de qualidade (ODS 4), paz, justiça e instituições eficazes (ODS 16), entre outras.



Para alcançar o selo Unicef, o governo municipal precisa passar por várias etapas. A reunião de hoje da comissão foi uma delas, agora é planejar visando o alcance dos indicadores sociais.



SELO UNICEF 2017-2020 - BARCARENA/PA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...