Pular para o conteúdo principal

Mulheres de Barcarena participam do I Encontro de Mulheres da Amazônia em Belém.

Mulheres de Barcarena
Mulheres de Barcarena estão em Belém participando de um evento que acontece desde a segunda (12) e encerra-se nesta terça-feira (13), na cidade de Belém (PA), trata-se do I Encontro Mulheres da Amazônia, promovido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com os ministérios do Meio Ambiente e Integração Nacional. O evento abre o ciclo de debates “Mulheres do Brasil”, que ocorrerá em todas as regiões do país.  
Nessa edição, participam mais de 200 lideranças comunitárias e gestoras de todos os estados da Região Norte. A secretária Especial de Políticas para as Mulheres, do Ministério da Justiça e Cidadania, Fátima Pelaes, ressaltou a importância de respeitar as particularidades de cada região do Brasil na execução das políticas públicas. 
Fátima Pelaes disse que serão debatidos, nos dois dias de reuniões, temas como ações de promoção da autonomia econômica, empoderamento, enfrentamento à violência e saúde integral da mulher.  
"Nós, como mulheres da Amazônia, sabemos das dificuldades que enfrentamos. Temos problemas iguais por todo o país, nós precisamos de saúde, de enfrentarmos à violência, de educação, mas as realidades são diferentes. A realidade da Amazônia é completamente diferente da realidade dos Pampas, por exemplo". 
A secretária disse que o objetivo do encontro é promover uma escuta social com as diversas lideranças com a finalidade de subsidiar melhorias nas ações e programas. "O que pretendemos, por meio da apresentação de práticas exitosas, é dar visibilidade ao que está sendo feito. O debate que teremos aqui vai subsidiar o avanço nas políticas públicas implementadas. Nós mulheres somos protagonistas, mas precisamos dialogar com os homens para combater a cultura machista que impera", explicou. 
A procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA) ressaltou o trabalho realizado pela bancada feminina, mas ponderou que na política "ainda temos muito que avançar. Mas acredito que juntos, a cada passo, vamos construir essa questão da representatividade. Se nós não tivermos tempo e financiamento, não vamos conseguir de forma alguma avançar.”  
Estiveram, ainda, presentes na abertura a secretária de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Juliana Simões; o gerente regional de Negócios da Caixa Econômica Federal no Pará, Guilherme Antônio Bacellar Cruz; e a coordenadora de Integração de Política para Mulheres do Estado do Pará, Maria Trindade.

Barcarena é representada por Jesus Farah (Presidente do Conselho Municipal da Mulher de Barcarena ), Sara Corrêa (Conselheira do CMDM e Cultura), Maxlene Figueira (Conselheira do CMDM e Instituto Zita Cunha), Richely Cunha ( Coordenadoria de Politicas para as Mulheres de Barcarena) e Cleise Jane que no primeiro dia representou o PMDB/Mulher de Barcarena. (Foto) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...