Pular para o conteúdo principal

Concurso de fotografia sobre Lei Maria da Penha recebe inscrições até 10 de dezembro

O concurso premiará as melhores fotografias que representem os efeitos sociais, culturais e psicológicos da lei na vida das mulheres e suas famílias.


Em comemoração aos 10 anos da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, o Banco Mundial e a Procuradoria da Mulher do Senado Federal lançaram um concurso fotográfico que visa retratar os efeitos sociais, culturais e psicológicos da lei na vida das mulheres e suas famílias. As inscrições começaram a partir da primeira semana do mês de agosto.
É o 5º ano que a Casa propõe concursos culturais. Esta edição premiará as melhores fotografias que representem o “empoderamento da mulher e a superação da violência.
Duas categorias concorrerão aos prêmios: uma destinada a fotógrafos com idade superior a 18 anos e, a segunda, destinada a jovens fotógrafos que tenham idade entre 14 e 17 anos. Três fotos avulsas poderão ser inscritas no concurso e devem retratar o tema.
Para a Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), o concurso permite que professores trabalhem o tema em sala de aula e fotógrafos profissionais e amadores possam mostrar seu talento para um bem maior. “Nossa ideia é que o concurso seja uma oportunidade para os jovens de discutirem um tema tão importante e mostrarem seu talento, além do projeto ingressar em escolas e nas redações dos jornais”, afirmou a parlamentar.
Os ganhadores do concurso cultural terão suas fotos publicadas em livros organizados pela Câmara, que serão distribuídos em vários países – também em versões em inglês, em museus e mostras itinerantes que rodarão o Brasil. E, além disso, irão a Brasília para receberem o troféu. Todas as fotos vencedoras serão distribuídas em três mil escolas e expostas na Câmara dos Deputados em comemoração ao dia Internacional da Mulher em 2017.

As fotos serão julgadas em duas etapas.  A primeira é uma pré-seleção realizada por uma comissão de membros indicados por órgãos do governo federal, do parlamento e da sociedade civil. Nessa etapa, 40 fotos serão selecionadas. Em seguida, uma votação popular na internet selecionará as 20 melhores na opinião dos internautas.

As inscrições ocorrem até 10 de dezembro pelo site: www.concursoleimariadapenha.com.br


Violência:A população feminina brasileira já ultrapassa a marca de 103 milhões. No mínimo uma em cada cinco mulheres considera ter sofrido alguma vez na vida, algum tipo de assedio e/ou violência. Dessas, 38,7% das mulheres em situação de violência sofrem agressões todos os dias. Para 33,86% a agressão é semanal.
Assessoria de Imprensa
Olfato Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...