Pular para o conteúdo principal

Barcarena: População participa do plano de mobilidade da cidade

Faixas de pedestre, calçadas, pontos de ônibus, qualidade no transporte hidroviário. Esses e outros temas estão sendo abordados na elaboração do primeiro Plano de Mobilidade Urbana de Barcarena.

Foto Divulgação/Facebook

Para que cidades acima de 100 mil habitantes possam receber investimentos do Governo Federal de impacto na mobilidade dos municípios brasileiros, é preciso que esses municípios apresentem um Plano de Mobilidade Urbana, que é regido pelo Estatuto das Cidades, pela Lei n. 12.587/2012 da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

As diretrizes do PMU foram elaboradas à época da elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Barcarena (PDDU), que ocorreu ainda em 2016.

O primeiro passo foi formar um grupo técnico para fazer estudos sobre as características de mobilidade dos barcarenenses, bem como observar os principais meios de transportes utilizados. O grupo técnico é formado por representantes das Secretarias Municipais de Planejamento; Meio Ambiente; Infraestrutura; Ordenamento Territorial; Finanças.

A fim de sondar pontos estratégicos na mobilidade do município, o grupo técnico realizou oficinas comunitárias com agentes estratégicos (taxistas, moto taxistas, motoristas de van, motoristas de ambulâncias) que vivenciam com mais frequência os deslocamentos em Barcarena.

A partir de então, foi elaborado o mapa de mobilidade de Barcarena, que apresenta pontos com o maior número de pedestres, de ciclistas, potencial de risco de acidentes, potencial de risco de assaltos, áreas de contenção, entre outros.

Quem faz a cidade são os cidadãos e nada melhor do que ouvir as opiniões de quem utiliza os meios de transporte. Pensando nisso, o grupo técnico elaborou uma consulta pública, a partir de questionários impressos, que foram distribuídos em todo o município de Barcarena, totalizando 10 mil questionários.

Para quem não teve a oportunidade de responder ao questionário impresso, ainda é possível responder as perguntas até o dia 25 de novembro acessando o site do PMU: http://www.barcarena.pa.gov.br/planmob/

Nos dias 5, 6 e 7 de dezembro acontecerá as audiências públicas em Vila do Conde, Barcarena Sede e Murucupi e todos devem participar.
Durante as audiências serão apresentados os estudos realizados sobre as atuais características de mobilidade do município de Barcarena, bem como os resultados da consulta pública. Será apresentado também o mapa de mobilidade de Barcarena com todas as intervenções propostas pelo município que impactará na mobilidade de todos.
Participe!

Serviço:

Plano de Mobilidade Urbana de Barcarena
Audiências Públicas:

Vila do Conde – dia 05/12
Murucupi – dia 6/12

Barcarena sede – dia 7/12

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...