Pular para o conteúdo principal

O imediatismo criado pela Black Friday pode ferir seu bolso


Por: *Samy Dana.



Com a proximidade das festas de fim de ano, o comércio se prepara para um evento que tem pouco tempo no Brasil, mas já ganhou notoriedade, sobretudo nas propagandas: a Black Friday, marcada para acontecer no dia 27 de novembro. Anunciado como uma oportunidade de fazer compras com descontos em um intervalo relâmpago, o evento deve ser encarado com muito senso crítico, especialmente considerando o agravamento da crise econômica. 
A primeira reflexão que precisa ser feita a respeito da data, diz respeito ao efeito de imediatismo que é criado. Quando um evento é amplamente divulgado atentando para um boom de ofertas por marcas de segmentos variados, o primeiro impacto é a geração de expectativa nas pessoas. Isso é praticamente um gatilho para o consumo irracional. É como se uma sirene vermelha fosse ligada em sua mente e um letreiro disparasse: "só tenho 24 horas para aproveitar essas oportunidades incríveis”. 
É justamente neste ponto que você torna-se um alvo fácil para ciladas. Até que ponto você está realmente diante de uma oportunidade? Essas ofertas são mesmo vantajosas? Você precisa, de fato, produto que está querendo comprar? 
Com o carrinho (ainda que virtual) cheio de produtos e a ideia equivocada de que está aproveitando uma chance imperdível, você corre o risco de levar para casa produtos com promoções que não passam de “tudo metade do dobro do preço". Na edição de 2014, o hotsite criado pelo Reclame Aqui, em função do evento, registrou cerca de 1,3 milhão de acessos. Ao todo, foram 12 mil reclamações formais. As queixas mais frequentes eram relacionadas a preços maquiados, dificuldade de acesso aos sites, mudança nos valores na hora de finalizar a compra e recusa de cupons de desconto - em muitos casos a Black Friday virou Black Fraude.
Sendo assim, ainda que você queira aproveitar a data para pesquisar preços de produtos que pretende comprar para o Natal, por exemplo, faça isso com muito  cuidado para não cair em ciladas de consumo. Na euforia do imediatismo, as pessoas se esquecem que existem outras oportunidades que podem ser muito mais interessantes em termos de redução de custos, como os saldões de janeiro. 
É preciso levar em consideração que estamos em um ano de crise, em que o comércio tem sofrido forte impacto nas vendas. Devido às baixas expectativas de faturamento, as contratações temporárias foram reduzidas. Estoques estão altos e certamente a Back Friday não será a única oportunidade que o setor fará ara desovar mercadorias. 
Não se deixe levar pela ilusão, essa não é  sua única chance de fazer uma boa compra. Não seja precipitado em achar que não vai encontrar ofertas no comércio depois do evento e pesquise os preços dos produtos antes do anúncio das ofertas. O mais importante é ter em mente que, no atual contexto, o comércio precisa mais de você do que o contrário. 

*Samy Dana, é doutor em economia e especialista em finanças.


Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •             

Belém: TRE cassa candidatura de Zenaldo por uso de máquina pública na campanha

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) decidiu cassar a candidatura de  Zenaldo Coutinho e seu vice, Orlando Reis Pantoja, ambos do PSDB, ao segundo turno na disputa eleitoral para prefeito de  Belém .  A defesa de Zenaldo disse que irá recorrer da decisão.  Zenaldo Coutinho foi o candidato mais votado no primeiro turno das eleições  municipais de Belém. Ele teve 241.166 votos, que correspondem a 31,02% do total das urnas de Belém. De acordo com a  pesquisa Ibope divulgada no dia 15 de outubro, ele teria entre 39% e 47% dos votos no segundo turno . A decisão, que deve ser publicada na tarde desta quinta-feira (20), entendeu que os candidatos se beneficiaram de conduta ilícita, configurando abuso de autoridade e uso do dinheiro público para alavancar a candidatura. Propaganda proibida Segundo o juiz Antonio Cláudio Von Lohrmann Cruz, os candidatos do PSDB usaram o site oficial da Prefeitura e um perfil oficial em rede social do município para fazer propaganda eleitoral

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ele ganhou novamente fom