Pular para o conteúdo principal

No Pará, Novo aplicativo é aliado da mulher

Equipamento é considerado mais abrangente que botão do pânico


Um aplicativo com possibilidades de monitorar e dar maior segurança a mulheres que estiverem sob medida protetiva do Estado pode ser adotado no Pará a partir de março do próximo ano. 

O equipamento, considerado mais abrangente em termos tecnológicos do que o “botão do pânico”, foi um dos assuntos da reunião realizada na tarde desta terça-feira, 24, na sede do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), entre a desembargadora Vera Araújo, responsável pela Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar, e representantes do Governo do Estado do Pará e da Prefeitura de Belém.
Por meio do aplicativo, instalado num dispositivo semelhante a um telefone celular, a mulher que se sentir ameaçada poderá enviar notificações via GPS para a Central da Guarda Municipal, que acionará a patrulha mais próxima para prestar socorro, com deslocamento rápido de uma viatura ou moto. O aplicativo ainda será apresentado aos juízes da Vara de Violência Doméstica e Familiar para avaliação.
A reunião, que tratou de medidas protetivas para mulheres em situação de vulnerabilidade, considerou que a tecnologia é uma importante aliada na luta contra a violência. Além do auxílio imediato às mulheres em situação de violência doméstica, o aplicativo também irá nortear algumas ações da guarda municipal, colaborando nas estatísticas sobre os locais com maior índice de denúncias e aprimorando as ações da Guarda Municipal por bairro. O aplicativo, segundo a desembargadora Vera Araújo, deverá ser usado em março de 2016, durante a quarta etapa da campanha “Paz, Nossa Justa Causa”.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa - Tj/Pa. 
Texto: João Vital 
Foto: Ricardo Lima


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...