Pular para o conteúdo principal

Pará: Conselho de Política Criminal e Penitenciária realizará o II Seminário Estadual agora em Maio


O Conselho Estadual de Política Criminal e Penitenciária (CEPCP/PA), vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), promoverá nos dias 25, 26 e 27 de maio, o II Seminário Estadual de Política Criminal e Penitenciária com o tema “Desigualdade e Política Criminal”. O evento será realizado no auditório Dom Alberto Ramos da Universidade da Amazônia/UNAMA (campus Senador Lemos), em comemoração aos 28 anos do CEPCP/PA, e contará com a presença do Secretário Michell Durans e autoridades relacionadas à Política Criminal e Penitenciária.

O evento começa às 16:00 horas do dia 25 com o credenciamento dos participantes.  Às 18:00 horas começa a abertura do evento com o Presidente do CEPCP/PA, José Adaumir Arruda da Silva, e segue com a palavra do Secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Dr. Michell Durans. Logo depois, a programação conta com a Apresentação do Sistema Prisional Paraense pelo Superintendente do Sistema Penal do Pará, Cel. André Luiz de Almeida e Cunha. Às 20:00 horas haverá a Palestra Inaugural com o Presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária/CNPCP, Luiz Antônio Silva Bressane. Ao final da palestra serão encerradas as atividades do dia 25.

Na terça-feira, 26, a programação será retomada às 09:00 horas da manhã com a formação da primeira Mesa, que terá como tema “Juventude e Poder Punitivo”, presidida pela Conselheira  do Tribunal de Justiça do Estado do Pará/TJE-PA, Heloísa Helena da Silva Gato, e vai até às 12:30. Na parte da tarde, a partir das 15:30, será formada a segunda Mesa, com o assunto “Pobreza e Política Criminal”, presidida pela Professora Conselheira do Centro Universitário do Pará/CESUPA, Dra. Cristina Lourenço. A segunda mesa termina ás 19:00 horas e, encerrando o segundo dia do Seminário, às 19:30 tem início a Palestra com o Professor do Instituto de Criminologia e Política Criminal/ICPC, Dr. Juarez Cirino dos Santos.
 No dia 27, último dia do evento, as atividades começam com a formação da terceira Mesa “A Seletividade Penal na Visão dos Operadores do Direito”, às 09:00 horas e finaliza às  12:30, presidida  pelo Professor Mestre da Universidade da Amazônia/UNAMA, Jeferson Antônio Fernandes Bacelar. Das 15:30 às 19:00 horas, será formada a última Mesa do evento, com o tema “Estigma e Sujeito no Sistema Penal”, que terá como presidente o Corredor Geral Penitenciário da SUSIPE, Gustavo Henrique Holanda Dias. 

A última atividade do evento será uma palestra Coletiva, às 19:30, com o tema “Críticas em Movimentos”, que fará uma síntese do evento pelos movimentos sociais e debate com os participantes. O II Seminário Estadual de Política Criminal e Penitenciária encerrará às 21:00 do dia 27, com o pronunciamento do Presidente do CEPCP/PA, José Adaumir Arruda da Silva, e do Secretário Dr. Michell Durans.

As inscrições para o II Seminário Estadual de Política Criminal e Penitenciária são 2 quilos de alimentos não perecíveis e deve ser feita no prédio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, localizado na Rua Vinte e Oito de Setembro, 339, Bairro Campina, Belém/PA. A carga horária é de 40 horas e vale como atividade complementar.


Texto: Elissandra Araújo


Fonte: SEJUDH

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Olá, agora este blog é um portal de notícias, estamos em novo endereço aguardando você

Isso mesmo, estamos em novo endereço, com uma nova plataforma, agora somos um portal de notícias :  https://blogdocarlosbaia.com.br/

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Prefeitura de Barcarena consegue aprovação do Auxilio Emergencial de R$ 450

Em sessão conduzida pelo presidente Júnior Ogawa, a Câmara de Vereadores de Barcarena aprovou nesta terça-feira (6), por unanimidade, o projeto de lei que cria um auxílio emergencial de R $450,00 para famílias em situação de vulnerabilidade econômica no município, em razão da pandemia da covid. Batizado de ‘Cuida Barcarena’, o auxílio prevê o pagamento de três parcelas de R$150,00 aos moradores que se enquadrarem nos critérios do programa. Outros dois projetos apresentados semana passada pelo prefeito Renato Ogawa também foram aprovados na sessão de hoje. Um deles trata da remissão fiscal de IPTU e outras licenças de funcionamento aos comerciantes que tiveram seus estabelecimentos afetados pelos decretos da pandemia. Assim, bares, restaurantes, academias, casas de show, barbearias, entre outros, não precisarão pagar esses impostos referentes a 2020 e 2021. Os vereadores aprovaram também o projeto que cria o Conselho Municipal do Direito da Pessoa Idosa, bem como o Fundo Municipal d...