Pular para o conteúdo principal

Pará: Conselho de Política Criminal e Penitenciária realizará o II Seminário Estadual agora em Maio


O Conselho Estadual de Política Criminal e Penitenciária (CEPCP/PA), vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), promoverá nos dias 25, 26 e 27 de maio, o II Seminário Estadual de Política Criminal e Penitenciária com o tema “Desigualdade e Política Criminal”. O evento será realizado no auditório Dom Alberto Ramos da Universidade da Amazônia/UNAMA (campus Senador Lemos), em comemoração aos 28 anos do CEPCP/PA, e contará com a presença do Secretário Michell Durans e autoridades relacionadas à Política Criminal e Penitenciária.

O evento começa às 16:00 horas do dia 25 com o credenciamento dos participantes.  Às 18:00 horas começa a abertura do evento com o Presidente do CEPCP/PA, José Adaumir Arruda da Silva, e segue com a palavra do Secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Dr. Michell Durans. Logo depois, a programação conta com a Apresentação do Sistema Prisional Paraense pelo Superintendente do Sistema Penal do Pará, Cel. André Luiz de Almeida e Cunha. Às 20:00 horas haverá a Palestra Inaugural com o Presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária/CNPCP, Luiz Antônio Silva Bressane. Ao final da palestra serão encerradas as atividades do dia 25.

Na terça-feira, 26, a programação será retomada às 09:00 horas da manhã com a formação da primeira Mesa, que terá como tema “Juventude e Poder Punitivo”, presidida pela Conselheira  do Tribunal de Justiça do Estado do Pará/TJE-PA, Heloísa Helena da Silva Gato, e vai até às 12:30. Na parte da tarde, a partir das 15:30, será formada a segunda Mesa, com o assunto “Pobreza e Política Criminal”, presidida pela Professora Conselheira do Centro Universitário do Pará/CESUPA, Dra. Cristina Lourenço. A segunda mesa termina ás 19:00 horas e, encerrando o segundo dia do Seminário, às 19:30 tem início a Palestra com o Professor do Instituto de Criminologia e Política Criminal/ICPC, Dr. Juarez Cirino dos Santos.
 No dia 27, último dia do evento, as atividades começam com a formação da terceira Mesa “A Seletividade Penal na Visão dos Operadores do Direito”, às 09:00 horas e finaliza às  12:30, presidida  pelo Professor Mestre da Universidade da Amazônia/UNAMA, Jeferson Antônio Fernandes Bacelar. Das 15:30 às 19:00 horas, será formada a última Mesa do evento, com o tema “Estigma e Sujeito no Sistema Penal”, que terá como presidente o Corredor Geral Penitenciário da SUSIPE, Gustavo Henrique Holanda Dias. 

A última atividade do evento será uma palestra Coletiva, às 19:30, com o tema “Críticas em Movimentos”, que fará uma síntese do evento pelos movimentos sociais e debate com os participantes. O II Seminário Estadual de Política Criminal e Penitenciária encerrará às 21:00 do dia 27, com o pronunciamento do Presidente do CEPCP/PA, José Adaumir Arruda da Silva, e do Secretário Dr. Michell Durans.

As inscrições para o II Seminário Estadual de Política Criminal e Penitenciária são 2 quilos de alimentos não perecíveis e deve ser feita no prédio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, localizado na Rua Vinte e Oito de Setembro, 339, Bairro Campina, Belém/PA. A carga horária é de 40 horas e vale como atividade complementar.


Texto: Elissandra Araújo


Fonte: SEJUDH

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia • ...

Barcarena: Mulheres realizaram 1º fórum da lei Maria da Penha, comemoram conquistas e planejam novas ações.

Aconteceu na quinta-feira 18/09 em Barcarena, o   I - Fórum:   “Lei Maria da Penha: Atitudes e Conquistas”. O objetivo do evento foi refletir e debater os avanços e desafios no enfrentamento à violência doméstica na cidade de Barcarena (Baixo Tocantins). O 1º Fórum teve como palestrante a Promotora de Justiça Drª. Lucinery Resende da Promotoria de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher, atua também como Coordenadora do Núcleo Estadual de Enfrentamento de Violência contra Mulher, é Membro da Comissão Permanente de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher que integra o Grupo Nacional de Direitos Humanos. O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Barcarena, e contou com a presença de centenas de mulheres e homens. A mesa foi composta por representante da Sociedade Civil Organizada, Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Administração e Tesouro e da Câ...