A prefeitura de Barcarena se prepara para o terceiro serviço de contenção na praia do Caripi. O secretário municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano Affonso Henriques explica que os serviços realizados até agora para conter a erosão na praia são paliativos e que não resolve o problema por muito tempo, pois as marés são altas e avançam a cada mudança climática.
O secretário defende que só com recurso federal o governo municipal vai conseguir resolver a situação.
No início do ano de 2013 quando o governo assumiu a administração, foi realizado o primeiro serviço de contenção na praia do Caripi. Em 2014 mais uma vez a prefeitura fez serviço de contenção.
Nesta semana, com as marés altas, a erosão avançou e derrubou parte do asfalto que envolve a praia e levou algumas barracas que estavam localizadas no local. Affonso afirma que será feito outro serviço emergencial, mas que a prefeitura aguarda recurso urgente do governo federal.
“Ali são vários problemas, entre eles, questão fundiária. O município não tem gerencia sobre o local, pois quem administra é a Superintendência da União – SPU, ainda assim, preocupados com o turismo e segurança das pessoas que moram, trabalham e visitam a praia do Caripi encaminhamos o projeto de recuperação e construção de orlas (Projeto Orla) para o governo federal.
No início deste ano, a prefeitura participou de uma reunião no Ministério Público do Estado – MPE, com presença de moradores e comerciantes da praia do Caripi para discutir o problema de erosão na praia.
Na ocasião, de acordo com os participantes e apoio da promotora Viviane Lobato Sobral, foi decidido que o caso seria encaminhado para o Ministério Público Federal - MPF
Fonte: Ascom/PMB
Comentários