Pular para o conteúdo principal

Barcarena: Força Tarefa será criada para combater erosão na praia do caripi

Ministério Público, Prefeitura, Vereadores, Comunidade e Empresas deverão se articular com uma Força Tarefa para enfrentar a erosão na praia.

Moradores, Associação dos comerciantes da praia, representantes do governo municipal e do legislativo estiveram reunidos hoje (20), no Ministério Público do Estado /MPE, encaminhando ações contra a erosão que abala a comunidade local.

A prefeitura disse que técnicos da secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano - SEMDUR estão fazendo estudos para realizações de serviços emergenciais.

“Por três vezes a prefeitura tenta frear o avanço da erosão na praia, no ano de 2013 foi colocado bolsacreto, em 2014 planilhas e aterros foram usados. No início deste ano mais uma vez a prefeitura esteve na praia fazendo serviços paliativos. Estamos preocupados com o problema, e trabalhando para resolver, mas como já disse, o município não tem recurso para fazer uma obra estrutural lá (na praia). Precisamos da ajuda do governo federal” . Disse o Secretário Municipal de Infraestrutura Affonso Henriques, durante a reunião.

A vereadora Rudilene Magno, presente na reunião, disse que a Câmara Municipal também está preocupada com a situação, e marcou reunião para a próxima segunda-feira, 23, com presença do governo municipal e lideranças comunitárias para fortalecer o movimento de apelo à praia do Caripi.

O promotor Antônio Lopes Maurício sugeriu nova reunião na quarta-feira, 25, desta vez com participação dos representantes das grandes empresas instaladas no município.

“Todos estamos atingidos por este problema, afinal a praia é um local turístico e de certa forma todos são responsáveis por ela. Vamos convidá-los a unir força em prol da praia e torcer que eles abracem a causa” disse o promotor.

Outra sugestão colocada na mesa, foi que a própria comunidade acione os políticos estaduais e federais eleitos com votos de Barcarena.

O Secretário Afonso Henriques, fez questão de informar novamente tanto ao promotor de justiça, quanto a associação, que assim que esta gestão assumiu a prefeitura em 2013, enviou ao ministério em brasília, um projeto, exatamente para contenção da erosão da Orla da Praia do Caripi, orçado em R$9.608.731,90, com a contrapartida da prefeitura no valor de R$ 384.349,28. 

Segundo consta no site do SICONV ( Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal) onde o projeto encontra-se cadastrado, a proposta de Nº 65318/2013, encontra-se enviada para análise.


“É uma verdadeira força tarefa”, reforçou o Promotor de Justiça.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...