Pular para o conteúdo principal

Reforma Administrativa em Barcarena: Para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, prefeito reduz o quadro de servidores comissionados e contratados.

"O cenário da economia nacional impõe a necessidade de ajustes nas contas públicas em todo o país. É de conhecimento público os movimentos governamentais, tanto no plano nacional quanto no estadual, de cortes de despesas e de redução das transferências de recursos aos municípios. Em virtude dessa conjuntura nacional, haverá redução dos recursos orçamentários e financeiros da Prefeitura de Barcarena, como também de todos os municípios.

Considerando essa realidade, a prefeitura de Barcarena comunica que teve que reduzir o quadro de servidores comissionados e contratados da administração municipal, a partir do dia 5 de janeiro de 2015, para dar prosseguimento à reforma administrativa e, também, cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina um gasto de, no máximo, 54% da receita corrente líquida do Município com a folha de pessoal.

Tais mudanças são necessárias para equilibrar a situação financeira da administração pública municipal, no sentido de buscar soluções voltadas ao bom funcionamento da máquina pública e aos interesses da população. Queremos deixar claro que nada desabona o caráter e a honestidade das pessoas que compõem a equipe de governo, cargos de confiança e comissionados ou contratados, que estão sendo afetadas neste processo. Entendemos que é importante deixar claro que as mudanças no quadro administrativo fazem parte da rotina de qualquer instituição, seja pública ou privada.

Outro fator a esclarecer é que o gerenciamento de todo o recurso público é regido por leis específicas. Uma delas é a Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF - Lei 101/2000, que obriga os gestores federal, estaduais e municipais a não gastarem mais de 54% de sua receita (despesas de custeio) com folha de pagamento de pessoal.

O grande objetivo da LRF é garantir que haverá recursos para investimentos, isto é, a aquisição de equipamento, execução de obras como construção e reforma das escolas, unidades de saúde, mercados, praças e abertura e recuperação de vicinais e asfaltamento de vias.

Desta forma, utilizamos deste instrumento para esclarecer a toda a população do município de Barcarena, e em especial aos servidores de cargos comissionados, contratados e secretários, que, por cumprimento da Lei e por falta de recursos, a Prefeitura não tem condições, neste momento, de garantir a permanência de todos que se encontram no quadro deste governo.

Na oportunidade, vale destacar que esta Administração decidiu não apenas pela redução do quadro de contratados e comissionados, mas, também, incluir redução no quadro de fornecedores. Todo esse esforço é para buscar reduzir os gastos, visando o aumento dos investimentos nas melhorias da estrutura do nosso município, sem perder de vista o bem-estar da população barcarenense. Também se faz necessário esclarecer que as melhorias nas rodovias PA’s não são de competência da gestão municipal e, sim, da estadual. Entretanto, não mediremos esforços para buscar recursos e recuperar essas rodovias.

Assim, a Prefeitura Municipal de Barcarena comunica a todos os seguimentos, Sociedade Civil Organizada, Câmara de Vereadores e outros, da decisão hora tomada. Finalizamos este comunicado afirmando que este governo tem o compromisso de continuar melhorando a qualidade de serviço e a vida da população, aprimorar as condições de trabalho de todos os servidores públicos, zelar pelo cumprimento de toda a legislação que rege as fianças públicas, além de continuar no investimento da infraestrutura urbana, rural e, principalmente, no campo social.

Obrigado pela atenção."


Antônio Carlos Vilaça
Prefeito Municipal de Barcarena




Fonte: Ascom/PMB



Comentários

Anônimo disse…
DEVERIA EXONERAR TB TODOS OS VEREADORES E SEUS ASSECLAS, SECRETÁRIOS E TODOS OS PUXA SACOS.

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...