Pular para o conteúdo principal

Dr. Luiz Fernandes Rocha é o novo Secretário de Estado de Meio Ambiente do Pará


Formado em Direito pela UFPA, é pós-graduado com especialização em Direito Ambiental e Políticas Públicas também pela UFPA e especialização em Direito Penal, Gestão Estratégica em Defesa Social e Segurança Pública e Gestão da Informação, Dr. Luiz Fernandes Rocha, agora é o titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema). Dr. Luiz Fernandes, esteve à frente da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social entre 2011 e 2014.

O Secretário Luiz Fernandes Rocha iniciou sua carreira no Ministério da Defesa, Aeronáutica (PA), em 1978. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 1988. Exerceu a carreira militar até 1991, quando ingressou no Sistema de Segurança Pública do Estado do Pará como servidor público, passando a ocupar o cargo de Delegado de Polícia Civil. 

Enquanto Delegado, ocupou os cargos de Delegado Geral de Polícia Civil entre os anos de 2003 e 2006, bem como fez parte do Conselho Nacional de Chefes de Polícia, Conselho Superior de Polícia Civil e Conselho Estadual de Segurança Pública. Além de ocupar o posto de Superintendente Regional do Salgado, de 1997 a 1988, dirigiu a Divisão de Meio Ambiente (DEMA), a Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE), a Diretoria de Polícia Operacional e Delegacia de Furto de Veículos.

É doutorado em Ciências Jurídico-Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino (UMSA), em Buenos Aires. Possui os cursos de especialização em Direito Penal e Processual Penal – Universidade Estácio de Sá (UNESA), do Rio De Janeiro; Direito Ambiental e Políticas Públicas – UFPA; Segurança Pública e Gestão da Informação – UFPA e Gestão Estratégica em Defesa Social, também pela UFPA.

Mesmo sendo natural de Vitória da Conquista, na Bahia, foi no Estado do Pará que o Secretário Luiz Fernandes Rocha construiu sua carreira como servidor público, sempre contribuindo de forma direta com a Segurança Pública do Estado do Pará.


Entre várias premiações, sua trajetória já foi reconhecida por meio de condecorações importantes como o Título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira; Mérito Grão Pará, no Grau Comendador (Governo do Estado do Pará); Ordem do Mérito Judiciário - Grau Comendador (Tribunal de Justiça do Estado do Pará), Colaborador Emérito do Exército, 8ª Região Militar e 8ª Divisão do Exército; Medalha Mérito Legislativo Newton Miranda (Assembléia Legislativa do Estado do Pará); Medalha do Mérito D. Pedro II (Corpo de Bombeiros do Estado do Pará); Medalha do Mérito Tiradentes (PM/PA); Medalha Mérito Cel. Fontoura (PM/PA); Título Honorífico de Cidadão do Pará (Assembléia Legislativa do Estado do Pará); Título de Cidadão do Município de Castanhal/PA (Câmara Municipal de Castanhal).



NOVA MISSÃO:

O QUE É A SEMA - Secretaria de Estado de Meio Ambiente?

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) foi criada em 11 de maio de 1988, pela Lei de nº 5457, quando então era denominada Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (SECTAM). O órgão foi reorganizado pela Lei nº 5.752, de 26 de julho de 1993, e em 30 de julho de 2007, pela Lei de nº 7026 foi desmembrada da Ciência e Tecnologia, ficando apenas com o Meio Ambiente, e passou a ter a nominação atual.

MISSÃO INSTITUCIONAL DA SEMA:
Promover a gestão ambiental integrada, compartilhada e eficiente, compatível com o desenvolvimento sustentável, assegurando a preservação, a conservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida.


OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DA SEMA:

Garantir o armazenamento, a segurança, a acessibilidade e a recuperação das informações e documentos da Secretaria;

Revitalizar a Biblioteca, atualizar e disponibilizar o acervo para subsidiar a atividade fim.
Implementar a infra-estrutura e apoio logístico da SEMA;

Qualificação profissional dos servidores;

Gestão orçamentária e financeira transparente do Fundo Estadual de Meio Ambiente.
Preservação da diversidade biológica e uso sustentável de seus componentes e a repartição justa e eqüitativa dos benefícios derivados de utilização dos recursos naturais, assim como a conservação dos ecossistemas no Estado do Pará.
Promover o uso sustentado dos recursos naturais.

Garantir a proteção da biodiversidade e dos espaços territoriais com características relevantes no Estado do Pará.

Ordenar o uso múltiplo das águas tendo como unidade de planejamento a bacia hidrografia e as águas subterrâneas.

Regular e normatizar os procedimentos de licenciamento ambiental.

Desenvolver mecanismos efetivos de fiscalização das atividades de degradação ambiental.
Recuperação das áreas desmatadas.

Fortalecimento do processo de desconcentração e descentralização da gestão ambiental.
Zelar pela idoneidade dos padrões e métodos da SEMA no que diz respeito às suas ações e atividades.

Prestar contas à sociedade, medida necessária para a preservação da integridade da instituição e uma demonstração inequívoca do respeito à sociedade e aos usuários imediatos do sistema da SEMA.


Fonte: SEMA


Bom Trabalho ao Amigo Luiz Fernandes!

(Carlos Baía)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...