Pular para o conteúdo principal

Marina venceria Dilma no segundo turno, diz Ibope

Marina Silva (PSB) já tem 29% das intenções de voto na disputa presidencial, segundo pesquisa do Ibope divulgada nesta terça-feira (26). Dilma Rousseff (PT) continua na liderança no primeiro turno, com 34%, mas perde para Marina na segunda rodada de votação. Aécio Neves (PSDB) aparece em terceiro lugar, com 19%. No segundo turno, se a eleição fosse hoje, Marina teria 45% dos votos e Dilma, 36%.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Com isso, não há empate técnico entre Marina e Dilma no primeiro turno porque a primeira poderia ter no máximo 31% e a a petista, no mínimo, 32%.

Como Marina era candidata a vice na chapa encabeçada por Eduardo Campos, morto no último dia 13, a única comparação possível é com o cabeça da chapa. Na pesquisa anterior do instituto, fechada em 8 de agosto, Eduardo tinha 9%. Vinte pontos percentuais a menos do que Marina exibe agora, 18 dias depois.

De acordo com o levantamento, o Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (Psol) têm, cada um, 1%. Juntos, os outros seis candidatos somaram 1%. Dos eleitores entrevistados, 7% pretendem votar nulo ou em branco e outros 8% estão indecisos.


Segundo turno

Na simulação do segundo turno, Marina venceria Dilma, com 45% contra 36% da petista. Contra Aécio, Dilma levaria a melhor. Teria 41%, e ele 35%.

Dos três, a candidata do PSB tem a menor taxa de rejeição: 10%. Já Dilma é rejeitada por 36% dos eleitores entrevistados e o tucano, por 18%. A taxa da petista é a mais alta entre os 11 candidatos a presidente.

O Ibope ouviu 2.506 eleitores entre os dias 23 e 26 de agosto em 175 municípios. A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00428/ 2014, foi encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela TV Globo. O nível de confiança é de 95%.

Essa é a primeira pesquisa do instituto com o nome de Marina, lançada candidata pelo PSB após a morte do ex-governador Eduardo Campos. Pesquisa Datafolha divulgada semana passada apontou liderança de Dilma e empate técnico entre Marina (21%) e Aécio (20%). Na simulação do segundo turno, a candidata do PSB aparecia com 47% das intenções ante 43% da petista.

O Ibope também ouviu as pessoas sobre a administração de Dilma Rousseff. Para 34%, a gestão é ótima ou boa.  Os que consideram ruim ou péssima somam 29% e os que consideram regular, 36%.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...