Pular para o conteúdo principal

Marina venceria Dilma no segundo turno, diz Ibope

Marina Silva (PSB) já tem 29% das intenções de voto na disputa presidencial, segundo pesquisa do Ibope divulgada nesta terça-feira (26). Dilma Rousseff (PT) continua na liderança no primeiro turno, com 34%, mas perde para Marina na segunda rodada de votação. Aécio Neves (PSDB) aparece em terceiro lugar, com 19%. No segundo turno, se a eleição fosse hoje, Marina teria 45% dos votos e Dilma, 36%.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Com isso, não há empate técnico entre Marina e Dilma no primeiro turno porque a primeira poderia ter no máximo 31% e a a petista, no mínimo, 32%.

Como Marina era candidata a vice na chapa encabeçada por Eduardo Campos, morto no último dia 13, a única comparação possível é com o cabeça da chapa. Na pesquisa anterior do instituto, fechada em 8 de agosto, Eduardo tinha 9%. Vinte pontos percentuais a menos do que Marina exibe agora, 18 dias depois.

De acordo com o levantamento, o Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (Psol) têm, cada um, 1%. Juntos, os outros seis candidatos somaram 1%. Dos eleitores entrevistados, 7% pretendem votar nulo ou em branco e outros 8% estão indecisos.


Segundo turno

Na simulação do segundo turno, Marina venceria Dilma, com 45% contra 36% da petista. Contra Aécio, Dilma levaria a melhor. Teria 41%, e ele 35%.

Dos três, a candidata do PSB tem a menor taxa de rejeição: 10%. Já Dilma é rejeitada por 36% dos eleitores entrevistados e o tucano, por 18%. A taxa da petista é a mais alta entre os 11 candidatos a presidente.

O Ibope ouviu 2.506 eleitores entre os dias 23 e 26 de agosto em 175 municípios. A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00428/ 2014, foi encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela TV Globo. O nível de confiança é de 95%.

Essa é a primeira pesquisa do instituto com o nome de Marina, lançada candidata pelo PSB após a morte do ex-governador Eduardo Campos. Pesquisa Datafolha divulgada semana passada apontou liderança de Dilma e empate técnico entre Marina (21%) e Aécio (20%). Na simulação do segundo turno, a candidata do PSB aparecia com 47% das intenções ante 43% da petista.

O Ibope também ouviu as pessoas sobre a administração de Dilma Rousseff. Para 34%, a gestão é ótima ou boa.  Os que consideram ruim ou péssima somam 29% e os que consideram regular, 36%.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia • ...

Barcarena: Mulheres realizaram 1º fórum da lei Maria da Penha, comemoram conquistas e planejam novas ações.

Aconteceu na quinta-feira 18/09 em Barcarena, o   I - Fórum:   “Lei Maria da Penha: Atitudes e Conquistas”. O objetivo do evento foi refletir e debater os avanços e desafios no enfrentamento à violência doméstica na cidade de Barcarena (Baixo Tocantins). O 1º Fórum teve como palestrante a Promotora de Justiça Drª. Lucinery Resende da Promotoria de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher, atua também como Coordenadora do Núcleo Estadual de Enfrentamento de Violência contra Mulher, é Membro da Comissão Permanente de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher que integra o Grupo Nacional de Direitos Humanos. O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Barcarena, e contou com a presença de centenas de mulheres e homens. A mesa foi composta por representante da Sociedade Civil Organizada, Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Administração e Tesouro e da Câ...