Pular para o conteúdo principal

Câmara Municipal de Barcarena: Sessão Ordinária de 26 de Agosto de 2014.

Texto: Ari Soares
Fotos: Antônio Silva

Com a proposição do Vereador Junior Ogawa aprovado pelo Plenário a Sessão foi transformada em Sessão Especial, no sentido de ampliar apresentação das ações que desenvolve os diretores da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), e das suas necessidades na sua atuação no Município de Barcarena, dentro da programação da Semana Nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.


Estiveram presentes grande parte da diretoria executiva da APAE/Barcarena, presidente José Picanço, vice Marcos Pinto e ainda o senhor Antonio Pina, Horácio Silva, Márcia Pinto, Raimundo Teixeira, Leonardo Costa, Márcia Ferreira, Maria do Socorro, os defensores Ivana Nascimento, Elionay Junior e a diretora pedagógica Hilda Caravelas.

Facultada a palavra ao Dr. Emanuel O' de Almeida Filho, presidente da Federação das APAES no Estado Pará, antes da sua fala, foi apresentado um vídeo com mensagem do Patrono Daniel, Embaixador das APAES no Brasil, que saúdo a Semana Nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. 

Na seqüência Dr. Emanuel O’ de Almeida Filho fez sua explanação das ações do movimento apaeano no Brasil que completam 60 anos no dia 11 de Dezembro deste ano.

Vereadores e a colega aniversariante Lucia Nascimento

“A partir da fundação da primeira APAE do País, que foi no Rio de Janeiro, vem colaborando com o desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual e múltipla a partir das suas ações nas unidades de atendimentos em todo o Brasil em 2.200 Municípios. Lembrou das conquistas das pessoas com deficiência intelectual, transformadas em políticas publicas, foram originadas do movimento apaeano: citando o exemplo do teste do pezinho, educação especial, as paraolímpicas, e outras vertentes de atendimentos que foram iniciadas pelo movimento apaiano, que é o maior movimento filantrópico de atenção a pessoa com deficiência do mundo”. Algumas das palavras Dr. Emanuel O’ de Almeida Filho. 

O presidente da APAE/Barcarena, senhor José Picanço, explicou o funcionamento da APAE em Barcarena que é participativa, que os gestores são voluntários, que doam parte do seu tempo, que não é fácil, porque a instituição não tem recursos próprios aludiu o presidente da APAE/Barcarena.

APAE/Barcarena atende 105 alunos matriculados dentro de uma pedagogia, assistência, lazer, cultura, transportes, bem estar, ensino profissionalizante, oportunidade de emprego, alimentação entre outros. O corpo docente, os pais que são as partes envolvidas no processo, a sociedade civil, e o Poder Publico, são o alicerce da APAE. 

Foi entregue um oficio aos Vereadores, que acompanhado com uma lembrança confeccionada pelos alunos da APAE, o oficio protocolou o convite para o encerramento da Semana Nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, no dia 28 de Agosto e uma solicitação de uma reunião especifica com todos os Vereadores para discutir as necessidades da APAE/Barcarena.

Os Vereadores Junior Ogawa, Vereadora Lúcia Nascimento, Rudilene Magno, Padre Carlos, Luiz Tavares, Pastor Alves Filho e Paulo Alcântara, foram na Tribuna expressando suas solidariedades ao movimento apaeano.

Presidente da Câmara Ver. Paulo Alcântara
Com definição da data da reunião entre a executiva da APAE/Barcarena e os Vereadores; para pontuar tudo aquilo que o Poder Publico Municipal, estar fazendo o que precisa fazer, para que o Poder Publico tenha uma participação efetiva nas ações da APAE/Barcarena. (a reunião foi marcada para sexta feira 29/08, ás oito horas)

O presidente encerrou a Sessão agradecendo a diretoria da APAE/Barcarena, garantiu que dentro da legalidade não medirá esforços para ajudar a instituição, assim como encaminhará todos os pleitos para o Executivo.


Antes dos trabalhos, Legislativo da Sessão Ordinária, a Vereadora Lucia Conceição Anjos do Nascimento foi homenageada, pela data de seu aniversário celebrada neste dia 26 de Agosto: recebeu cartão de felicitações e buquê de flores, acompanhadas das palavras motivadoras do Presidente Vereador Paulo Alcântara:


“Vereadora Lúcia Nascimento, são anos de lutas no Legislativo de Barcarena; Vossa Excelência merece!” 




Gabinete da Presidente da Câmara de Barcarena, 26 de Agosto de 2014.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

BARCARENA: VEREADORA do PSC "ONÇA PINTADA com CARA de OSGA" APUNHALA PARTIDO PELAS COSTAS e COMEMORA TRAIÇÃO na PRAIA do CARIPI...

A VEREADORA "ONÇA PINTADA" que Também RESPONDE pela ALCUNHA de "CARA de OSGA".. . SEGUNDO INFORMAÇÕES, TERIA 500.000 MIL MOTIVOS PARA VOTAR ( E VOTOU) NO PRESIDENTE DA CÂMARA APONTADO PELO EX-PREFEITO LALAUZINHO CUNHA, CONTRARIANDO A ORIENTAÇÃO NACIONAL, ESTADUAL e MUNICIPAL do CONCEITUADO e IMPORTANTE PARTIDO (PSC) - SEGUNDO INFORMAÇOES, O OBJETIVO é FAZER COM QUE LALAUZINHO RECEBA O "TÍTULO de ANJO", POIS PODERÁ TER SUAS CONTAS APROVADAS pelos "EDI's"... Um Homem Conhecido pelas redondeza pelo apelido de "MUCURÃO", FOI VISTO e FOTOGRAFADO LEVANDO UM "CARRINHO de MÃO" que DEVERIA TER 500.000 MOTIVOS PARA A COVARDE TRAIÇÃO da VEREADORA A SEU PARTIDO o PSC. O BICHO PEGOU NA CÂMARA de BARCACITY... 500.000 MOTIVOS, RONDARAM A VEREADORA "ONÇA PINTADA" ixiiiiii... AGUARDEM DETALHES!

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •