Pular para o conteúdo principal

Projeto de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher : “Mudando a História: Uma Vida sem Violência” chega a Paragominas


A Coordenadoria Estadual de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, no âmbito do Judiciário do Pará, vai implantar na Comarca de Paragominas, nos dias 20 e 21 deste mês, o projeto “Mudando a História: Uma Vida sem Violência”. 
O projeto, já implantado em Ananindeua, Marabá, e Santarém, tem como objetivo possibilitar os técnicos integrantes da rede de atendimento e combate à violência contra a mulher, a reflexão sobre os princípios e aplicabilidade da 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, bem como orientar formas de atendimento eficazes às mulheres vítimas de violência.


De acordo com a programação de instalação, que será no Centro Cultural da Cidade, a abertura, no dia 20, será feita pela desembargadora Maria de Nazaré Saavedra, coordenadora estadual de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, às 10h. 
Ela discorrerá sobre os trabalhos desenvolvidos pela Coordenadoria no âmbito do Judiciário e as atividades a serem realizadas na área. Na sequência, a professora Denise Cardoso, vice-presidente do Grupo de pesquisa Nosmulheres, falará em palestra sobre “Educação e Gênero: Estudos e pesquisas sobre Mulher e Gênero”.

Ainda no dia 20, às 14h, a juíza Rubilene Rosário, auxiliar da Coordenadoria Estadual e titular da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar da Comarca de Belém, abordará em palestra “A Medida Protetiva nos termos previstos na Lei Maria da Penha”, e a presidente do Conselho Estadual e Promoção de Direito da Mulher, Maria Trindade, às 17h, falará sobre “A Rede de Atendimento à Mulher”. A juíza Rubilene Rosário também é a idealizadora do projeto.

Membros do TJ/PA em coletiva à Imprensa em Paragominas

No dia 21, os trabalhos retomam às 8h com a palestra da psicóloga Maria Yvone de Oliveira, sobre “Os mitos quanto à violência doméstica e familiar contra as mulheres e o atendimento psicossocial na Lei Maria da Penha”. Às 10h, a promotora de Justiça Lucinery Ferreira discorrerá sobre “O atendimento às vítimas pelas autoridades do Ministério Público e Polícia Civil”.

Pela tarde haverá palestra sobre “Os Direitos e Garantias Fundamentais da Mulher”, com a Defensoria Pública,  e debate sobre a “Educação e Reabilitação do Agressor, nos termos do artigo 37 da Lei Maria da Penha”. 
O encerramento da programação será às 17h, com as considerações finais da juíza Rubilene Rosário. 

O projeto visa, conforme a juíza, “capacitar os operadores que trabalham no campo da violência doméstica e familiar contra a mulher, permitindo que tenham conhecimento e informação quanto a aplicação da Lei Maria da Penha, para que possam identificar e lidar com o enfrentamento desse tipo de violência, reunindo condições para solucionar essa problemática, ou pelo menos amenizá-la”.



Fonte: Coordenadoria de Imprensa do TJ/PA. 
Texto: Marinalda Ribeiro 
Fotos: Divulgação




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...