Pular para o conteúdo principal

Dr. Jânio Siqueira: E "UM DESABAFO CONTRA UMA ACUSAÇÃO INJUSTA!!!"




> As palavras a seguir foram postadas na integra pelo exímio Advogado Dr. Jânio Siqueira em sua página de Facebook, e trata-se de seu desabafo contra uma representação de um juiz federal contra o Advogado, representação esta que foi arquivada por unanimidade.

> Com isso desabafou o Advogado "Acusado":

      "Penso, com toda humildade, que não deve ser advogado quem não tem a coragem de enfrentar a liça, disputando palmo a palmo o terreno do direito, e vendendo muito caro a injustiça que lhe for infligida. Imbuído desse espírito enfrentei, ontem, o TRIBUNAL DE ÉTICA E DISCIPLINA da minha Instituição. Isto mesmo: assim, de cabeça erguida. Com ânimo de luta e a indignação própria do injustiçado.

Foto Arquivo

A acusação ???

Uma ‘representação’ graciosa de um determinado JUIZ, que dizia na sua ‘intriga’ (com a falsidade ‘elegante’ dos dissimulados !!) que ‘estive embaraçando o bom andamento da Justiça, por deixar de apresentar as razões recursais no prazo legal’.

Ora, ora...esqueceu-se aquele Magistrado (talvez de propósito, por pura maldade...!!) que qualquer Recurso contra a Pronúncia o prazo só fluirá a partir da ‘intimação’ formal do Acusado. O que não havia ocorrido naquele Processo.

Na verdade, penso que com esse gesto aquele Juiz arrancou a ‘venda de Têmis’, irritando Zeus, e dando razão ao personagem de Anatole France, para quem “ A Justiça é a sanção das injustiças estabelecidas”.

Certamente para aquele Magistrado a tarefa judiciária limita-se a um exercício mecânico de produção de ‘julgados’.

Pobre cultura jurídica desse Juiz. Para Ele, o meu solene desprezo. Para comigo, certamente Ele guarda uma certa ‘prevenção de alma’, própria dos ‘pobres de espírito’.

A insossa ‘representação’ foi ARQUIVADA pela UNANIMIDADE dos dignos Conselheiros.
E fiz minha própria defesa, com fé e com fervor. E, num surto de eloquência e indignação, demonstrei o ‘abuso de direito’ praticado maldosamente, diabolicamente, pelo Magistrado ‘encrenqueiro’.

Aliás, aqui invoco CALAMANDREI quando dizia que “O Juiz possui, na verdade, como o mago da fábula, o poder sobre-humano de fazer no mundo do direito as mais monstruosas metamorfoses, e de dar às sombras as aparências eternas da verdade”.
De fato: eis aqui uma triste e dolorosa verdade!!

Mas para esse JUIZ sempre será inútil a sábia advertência de VOLTAIRE: “A honra dos Juízes consiste, como a dos outros homens, em reparar suas faltas”.

Pois certamente sua insensibilidade lhe cega a própria alma.

E, para não cometer injustiça, registro que levei para o bom combate o meu velho companheiro de lutas, o combativo e intrépido advogado Edilson Santiago.


Mas este ficou na privilegiada condição de ‘diretor de cena’: o ator inexperiente contracenou sozinho, rebelde, discursando para uma plateia inteligente, representada por cinco Julgadores dignos e independentes...!!!"

Desabafou Jânio Siqueira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...