Pular para o conteúdo principal

Projeto “Verão com Justiça” do TJ/PA, marca presença nos principais balneários


 
O projeto Verão com Justiça, da Coordenadoria dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), não registrou ocorrências no primeiro final de semana das férias no distrito de Outeiro, em Belém. 


Os juízes Fábio Póvoa e Cláudia Favacho atuaram nos Juizados Especiais Itinerantes, instalados no estacionamento da praia Grande, em parceria com defensores públicos e promotores de Justiça. A coordenadora dos juizados, desembargadora Diracy Nunes Alves, acompanhou os trabalhos.


O próximo balneário a receber a estrutura do judiciário paraense será o distrito de Mosqueiro. Os Juizados Especiais Itinerantes estarão presentes, nos dias 13 e 14, na praia do Murubira. Mais dois juízes, com apoio de defensores públicos e promotores, irão atender as possíveis demandas nas áreas criminal e cível. A ação estará presente em regime de rodízio, sempre a partir das 10h, na praia de Marudá, no município de Marapanim, nos dias 20 e 21; e na praia do Atalaia, em Salinópolis, no último final de semana das férias (27 e 28). 

Segundo a Portaria N°2427/2013, a necessidade de atuação do juizado nos balneários se dá em virtude do grande número de pessoas que se deslocam para as praias do interior do Estado nos finais de semana. O projeto “Verão com Justiça” pretende marcar a presença do Poder Judiciário nos principais balneários, a fim de promover a paz social, tendo em vista que nesse período, é comum o aumento no número de conflitos interpessoais.
Procedimentos - Na área criminal, o Juizado promoverá procedimentos relativos ao plantão e realizará audiências de conciliação e de instrução e julgamento, nas situações referentes aos crimes de menor potencial ofensivo que ocorrerem nos balneários em que estiver presente a estrutura do Juizado Especial Itinerante. Para a execução dos trabalhos, o Juizado irá receber os TCO´s que forem lavrados pela Policia Civil e, em seguida, realizará as audiências que estiverem enquadrados na competência do mesmo.
 Na área cível, além de promover procedimentos relativos ao plantão, também realizará audiências de conciliação e de instrução e julgamento, nas situações de natureza civil que ocorrerem nos balneários onde o Juizado estiver atuando. Será montada estrutura para atendimento das pessoas interessas em usar o serviço, além dos atendimentos apresentados pela Defensoria Pública. Os procedimentos serão iniciados caso as partes se façam presentes, com o cumprimento de todas as fases do processo, até finalmente ser prolatada sentença. 

O trabalho será desenvolvido com apoio do Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Civil do Estado do Pará, Polícia Militar e Prefeituras Municipais. Além disso, serão designados magistrados e servidores para atuarem nos ônibus dos Juizados, além de suporte da Secretaria de Informática e da Coordenadoria Militar do TJPA.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...