Campanha Combate as Hepatites Virais em Barcarena


O CTA/BARCARENA ( Centro de Testagem e Aconselhamento ) começou hoje na cidade e em alusão ao dia 28 de julho (Dia Mundial de Combate as Hepatites Virais), uma campanha através da oferta de testes rápidos para as Hepatites B e C no período de 22 a 26 de Julho de 2013 de 07hs30 as 12hs30.


Serviço:

O CTA/Barcarena, estará disponibilizando a comunidade, 200 (duzentos) testes rápidos para Hepatite B e 200 (duzentos) para Hepatite C, que o Estado disponibilizou.

Os testes para Hepatites são limitados, portanto não deixe para o último dia.

O Usuário que comparecer ao CTA/SAE nesta campanha também terá a oportunidade de realizar exames de HIV e Sífilis com resultado na hora.



Endereço: Tv Santo Antônio, 238 – Entre Tomé Serrão e Lameira Bittencourt.




  Dia Mundial de Combate à Hepatite:


O Dia Mundial de Combate à Hepatite é observado todos os anos em 28 de julho para informar e sensibilizar a comunidade global sobre a hepatite B e a hepatite C, encorajando prevenção, diagnóstico e tratamento.

Aproximadamente 500 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com hepatite B ou com hepatite C, o que representa 1 em 12 pessoas. Esses números surpreendentes foram usados na campanha de 2008 para o Dia Mundial das Hepatites com o slogan Sou o número 12? Se não for tratada ou controlada a hepatite B ou a hepatite C podem levar a um estado avançado de danificação do fígado (cirrose) e outras complicações, incluindo câncer de fígado e insuficiência hepática. Embora muitas pessoas se preocupem mais com a AIDS do que com as hepatites, a realidade é que todos os anos 1.5 milhão de pessoas morrem ao redor do mundo devido à hepatite B e à hepatite C, o que representa um número superior as mortes por HIV/AIDS.

O Dia Mundial de Combate à Hepatite tem sido liderado pela Aliança Mundial das Hepatites desde 2008 e em maio de 2010 a Organização Mundial da Saúde endossou oficialmente a data, que se tornou um de apenas 4 dias relacionados com doenças específicas e que tem um mandato da organização, juntamente com malária, tuberculose e HIV/AIDS.

  A História:

Inicialmente vários grupos de pacientes na Europa e no Oriente Médio se juntaram para celebrar o primeiro Dia internacional para a Conscientização da Hepatite C no dia 1 de outubro de 2004. No entanto, muitos grupos de pacientes continuaram celebrando dias 'nacionais da hepatite' em datas distintas.

Em 2007 foi formada a Aliança Mundial das Hepatites, o que facilitou a aglomeração de grupos de pacientes que trabalham com hepatite B e com hepatite C em uma única organização e criando um peso politico maior para a causa das hepatites.

Com o apoio desses grupos de pacientes ao redor do mundo foi criado o primeiro Dia Mundial das Hepatites no dia 19 de maio de 2008. O slogan escolhido para a campanha de 2008, ‘Sou o Número 12?’, faz referência as estimativas de que 1 em 12 pessoas no mundo vive com hepatite B ou hepatite C. Este slogan foi traduzido para 40 línguas e foi usado em campanhas ao redor do mundo envolvendo pontos cartão-postal.

‘Sou o Número 12?’ foi mantido como o slogan para a campanha de 2009 no dia Mundial das Hepatites e muitos membros da Aliança Mundial das Hepatites também utilizaram o tema das “12 Perguntas” com sugestões que deveriam estar presentes em políticas de saúde pública.

Em 2010 o terceiro Dia Mundial das Hepatites teve um novo slogan, ‘Isto é a hepatite…’, focando em histórias de pessoas afetadas pelas hepatites virais.9 Este tema foi mantido para a campanha de 2011.

Em 2012 o slogan ‘Isto é a hepatite…’ foi atualizado para ‘Isto é a hepatite…Está mais perto do que você imagina’, que foca na prevalência das hepatites e alude ao fato de que 1 em 12 pessoas são afetadas pelas hepatites B e C.

Com a aprovação da resolução das hepatites virais durante a 63º Assembleia Mundial da Saúde em 2010, o Dia Mundial das Hepatites foi reconhecido oficialmente por todos os países membros da Organização Mundial da Saúde e o dia foi transferido para 28 de julho. A nova data foi escolhida para honrar o aniversário do ganhador do prêmio nobel, professor Baruch Samuel Blumberg, que descobriu o vírus da hepatite B. A resolução determina que:

“1. 28 de julho seja designado como Dia Mundial das Hepatites com o objetivo de promover a educação e um maior entendimento das hepatites virais como um dos maiores problemas de saúde pública global e para estimular o fortalecimento de medidas de prevenção e controle nos países membros;”


  A Campanha:

O Dia Mundial de Combate à Hepatite proporciona uma oportunidade para concentrar esforços em ações para o fortalecimento da prevenção e controle das hepatites virais assim como de doenças relacionadas, estendendo os programas de vacinação para a hepatite B e integrando estes programas em políticas públicas de imunização. Além disso, o dia facilita a coordenação de uma resposta global contra as hepatites, estendendo o acesso ao tratamento.

As hepatites virais A, B, C, D e E podem causar infecção e inflamação aguda e/ou crônica do fígado e podem levar a cirrose e ao câncer de fígado. Estes vírus continuam a ser uma ameaça e são estimadas que 350 milhões de pessoas estejam infectadas com hepatite B crônica e 170 milhões de pessoas com hepatite C crônica.

O website da Aliança Mundial das Hepatites proporciona um espaço para todos que queiram participar das celebrações do Dia Mundial das Hepatites, oferecendo materiais de campanha e informação.


Comentários