Pular para o conteúdo principal

Secretário de Educação de Barcarena e presidente da UNDIME/PA, discute problemas na educação em fórum nacional


O Secretário Municipal de Educação de Barcarena e novo presidente da UNDIME/PA (União dos Dirigentes Municipais de Educação) Pedro Negrão (foto) é um dos 1.500 Secretários Municipais de Educação do Brasil que encontram-se participando do 14º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, que esta sendo realizado pela Undime desde o dia 14 e vai até 17 de maio
Com o tema “Novos tempos, novas jornadas/O Dirigente Municipal de Educação como sujeito da gestão municipal” o Fórum esta sendo um espaço de debate referente aos principais e mais atuais assuntos relacionados à educação Pública.
O evento ocorre no Complexo Costa de Sauípe, localizado no município de Mata de São João (BA), a cerca de 60 km de Salvador.
Durante os quatro dias de evento serão discutidos, sob a perspectiva do Dirigente, assuntos como: avaliação da educação básica e os indicadores educacionais na perspectiva do Inep; garantia do acesso da permanência, da aprendizagem e da conclusão da Educação Básica na idade certa; articulação com o terceiro setor; gestão da rede ou do sistema municipal de ensino; processo de construção da Conae 2014 e do Plano Nacional de Educação (PNE); políticas e programas do FNDE, da Secretaria de Educação Básica e do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome; valorização dos profissionais de educação com formação e carreira; políticas educacionais para inclusão na perspectiva da Secadi; políticas de articulação para a construção do sistema nacional de educação na perspectiva da Sase; gestão do direito à educação e ao conhecimento; e financiamento da educação.
Além disso, os participantes do Fórum terão a oportunidade de ter contato e acesso às políticas públicas oferecidas pelo Governo Federal, com as “salas de atendimento institucional”. Nestes espaços, o dirigente municipal de Educação poderá verificar a situação de seu município ou saber como ingressar nos programas e projetos da área educacional.
Neste ano, são muitos os novos gestores que assumiram as secretarias municipais de Educação. O índice de renovação é de aproximadamente 70%. Logo, o objetivo é fazer com que esses novos dirigentes se integrem e conheçam melhor o cenário da educação pública no país.
 Ao todo participam mais de mil secretários de Educação, técnicos e educadores de todo o país.

Creche tem um papel decisivo na função cognitiva da criança, diz ministro da Educação durante abertura do Fórum.



A meta de construção de 6 mil creches e pré-escolas até 2014 em todo país foi o principal tema abordado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante palestra realizada na abertura do 14º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.
De acordo com o ministro, 2.859 creches estão em fase de construção, das quais 2.252 já estão com até 80% da obra concluída. Em abril deste ano, a pasta contabilizou 5.677 creches em processo de construção e em preparação para licitação. Até o dia 31 de maio, quando terminaram as adesões ao ProInfância, mais 3.288 contratações foram abertas.

“Creche tem um papel decisivo na função cognitiva da criança. É um espaço indispensável especialmente para as crianças mais pobre e elas não estão indo para as creches”, afirmou Aloizio Mercadante.
Já em relação a pré-escola, Mercadante destacou o aumento de investimentos. Em 2011, foram aplicados R$ 890 milhões na área. Neste ano, a meta do governo federal é investir mais que o dobro, R$ 1,9 bilhões.


Comentários

Anônimo disse…
Olá, todos bem? Então, gostaria de saber se vocês podem me adquirir o fone da escola Lourival Magno Cunha, Vila dos Cabanos.

Serei de todo agradecido, uma vez se enviarem o fone no meu e-mail:

h.philosophia@gmail.com

Att, Helder de Araújo.
Anônimo disse…
Boa noite!

Gostaria de saber se vocês possem o número da escola Lourival Magno Cunha. Caso consigam, poderiam me responder enviando o mesmo (fone)?

Desde já agradecido, Helder Araújo.

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...