Pular para o conteúdo principal

Fraudes no Detran/PA: Polícia divulga lista das cidades e dos presos na operação "Blitz"


A Polícia Civil do Pará realizou na tarde desta terça-feira (7), uma coletiva de imprensa para tratar sobre a operação "Blitz", realizada desde a manhã de hoje, que emitiu mandados de prisão à 69 pessoas por fraudes na emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Dos indiciados, 30 são servidores do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), incluindo o Procurador Geral do órgão, Paulo Roberto Braga de Oliveira Bentes, e 39 pessoas ligadas a emissão de carteira, como trabalhadores de auto escolas.
Pelo menos 36 pessoas já foram detidas. A polícia ainda realizou 86 mandados de busca e apreensão à prédios do órgão de todo o Pará.
A operação foi realizada em Belém, Ananindeua, Bragança, Capanema, Cametá, Moju, Castanhal, Abaetetuba, Paragominas, Tomé-Açu e Conceição do Araguaia, além de Manaus, no Estado do Amazonas.
A polícia estima que o esquema criminoso vem ocorrendo há cerca de cinco anos. As investigações começaram em 2012, após a polícia identificar indícios de fraude. A polícia não divulgou o número de fraudes, mas segundo o delegado Geral do Pará, Rilmar Firmino, o município de Abaetetuba foi campeão na emissão de CNH falsas.
Segundo Firmino, os preços cobrados pelas fraudes variavam de R$ 1,2 mil a R$ 4 mil. Ele afirma que graças ao esquema, de cada 10 carteiras solicitadas, nove eram aprovadas, enquanto que na média nacional apenas quatro são emitidas a cada dez envios. 
O esquema ainda permitia que os usuários tirassem na primeira habilitação a carteira tipo “D”, que permite dirigir veículos de grande porte.

Durante a coletiva, o delegado divugou a lista de prisões cumpridas pela Operação Blitz, Veja os nomes:
Alcyr Brito Dias
Bruno Moreira dos Santos Calumby
Carla Hortência Batista Dias
Carlos Alberto Paraense da Costa
Carlos Jorge Almeida Brasil
Cenaje da Silva Lemes
Cleberson Rodrigues Pantoja
Edilson Mamed da Costa
Elvis Nazareno da Silva Miranda
Eric Coelho Pereira
Francisco de Assis Lima Lopes
Iazonete MNoreira Conde
Ilton Cardoso Miranda
Jesus Nazareno Veracruz Lobato
João Elias Ferreira Lopes
João Elias Silva Lopes
João Francisco Nunes da Fonseca
João Gustavo Ribeiro Maia
José Maria de Araújo Silva
José Maria Soares de Albuquerque
Luís Otávio da Silva Quaresma
Manoel Francisco da Costa Farias
Marcicleia Farias Vieira
Maria Antonia Jaques Pereira
Maria da Conceição Rodrigues Matias
Maria do Socorro Lima Brito
Milton Roberto de Oliveira Bentes
Nil Marcio Conceição Cutrim
Paulo Roberto Braga de Oliveira Bentes
Paulo Roberto Mileo de Oliveira
Rafaela de Paula Souza Lima
Rubetania Gomes Dias
Ruth Sueli Aires Passos de Carvalho
Samuel Almeida da Luz
Valdienei dos Santos Carvalho
Willi Marinho Alvez.


Fonte: (DOL)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...