Pular para o conteúdo principal

Educação: Prefeito de Barcarena assina parceria em projeto educacional da Fundação Volkswagen

Barcarena será um dos municípios a receber o projeto educacional “Entre na Roda” em sua rede pública de ensino.
O Prefeito de Barcarena Antônio Carlos Vilaça assinou na manhã desta quinta-feira o termo de parceria com a Fundação Volkswagen e a Cidade de Barcarena.

O projeto “Entre na Roda” tem como proposta formar educadores para que atuem como mediadores de leitura.

Além da Cidade de Barcarena, a Fundação Volkswagen, que é responsável por investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há mais de 30 anos, firmou parceria com outros oito municípios do estado do Pará, que também receberão o projeto educacional "Entre na Roda" em suas redes públicas de ensino, sob coordenação técnica do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. 

Foto/Ascom-Barcarena
A cerimônia de assinatura dos termo de parceria foi realizada na manhã de hoje (23/5), em Barcarena (PA), e contou com a presença do superintendente da Fundação Volkswagen, diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil e responsável pelo tema Sustentabilidade na empresa, Dr. Eduardo Barros, da diretora da Fundação Volkswagen, Conceição Mirandola, da coordenadora técnica do Cenpec, Maria Amábile Mansuti, O Prefeito Vilaça, o Secretário Municipal de Educação de Barcarena Pedro Negrão (Presidente da Undime/Pará e Norte) e demais autoridades dos oito municípios beneficiados.


O projeto "Entre na Roda" tem como proposta formar, presencialmente e a distância, profissionais de escolas de Ensino Fundamental, de bibliotecas e de outras instituições para que atuem como mediadores de leitura, promovendo, por meio de ações articuladas, o gosto pela leitura e a formação de leitores. Oferece também aos gestores de escolas e de secretarias de educação e de cultura formação específica com o objetivo de garantir a implementação, a articulação, o acompanhamento e a avaliação das ações voltadas à leitura, de modo que, a partir da escola e da biblioteca, se ampliem, estendendo-se também à comunidade.


"Para a Volkswagen do Brasil implementar o 'Entre na Roda' nesses municípios do estado do Pará é reconhecer a importância do letramento para o desenvolvimento humano, em todas as faixas etárias. Assim como os outros projetos da Fundação Volkswagen, assumimos um compromisso com a educação, a cultura e o desenvolvimento da sociedade brasileira", afirmou o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo de Azevedo Barros.



"A Fundação Volkswagen investe na formação continuada de educadores de escolas públicas porque acredita na importância de garantir um direito que pertence a todos: o de aprender. A parceria com todos esses municípios é uma forma de subsidiar o trabalho desses profissionais, tanto na gestão pública como na sala de aula, para contribuir com uma educação de qualidade e com um futuro ainda melhor para o Brasil", disse a diretora da Fundação Volkswagen, Conceição Mirandola.



A implementação do "Entre na Roda" no estado do Pará também contou com o apoio da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) – associação civil, sem fins lucrativos, que tem como objetivo articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação do Brasil.

 Além de Barcarena os outros municípios beneficiados são: Abaetetuba, Acará,Benevides, Cametá, Concórdia do Pará, Limoeiro do Ajuru, Moju e Oeiras do Pará.

                                               Foto das Autoridades das Cidades Beneficiadas




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •             

Belém: TRE cassa candidatura de Zenaldo por uso de máquina pública na campanha

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) decidiu cassar a candidatura de  Zenaldo Coutinho e seu vice, Orlando Reis Pantoja, ambos do PSDB, ao segundo turno na disputa eleitoral para prefeito de  Belém .  A defesa de Zenaldo disse que irá recorrer da decisão.  Zenaldo Coutinho foi o candidato mais votado no primeiro turno das eleições  municipais de Belém. Ele teve 241.166 votos, que correspondem a 31,02% do total das urnas de Belém. De acordo com a  pesquisa Ibope divulgada no dia 15 de outubro, ele teria entre 39% e 47% dos votos no segundo turno . A decisão, que deve ser publicada na tarde desta quinta-feira (20), entendeu que os candidatos se beneficiaram de conduta ilícita, configurando abuso de autoridade e uso do dinheiro público para alavancar a candidatura. Propaganda proibida Segundo o juiz Antonio Cláudio Von Lohrmann Cruz, os candidatos do PSDB usaram o site oficial da Prefeitura e um perfil oficial em rede social do município para fazer propaganda eleitoral

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ele ganhou novamente fom