Pular para o conteúdo principal

363 Anos: Aniversário da Santa Casa é comemorado com ações de cidadania na Praça Brasil

A Fundação Santa Casa, em parceria com instituições públicas e privadas, ofereceu neste domingo (24), na Praça Brasil, vários serviços à comunidade, como corte de cabelo, emissão de certidão de nascimento, carteira do trabalho, CPF, carteira de identidade, vacinas, entre outros benefícios.
O objetivo era comemorar os 363 anos da Santa Casa no Pará, que contou ainda com uma programação cultural especial, com shows de artistas regionais, como Pinduca, Nilson Chaves, Marisa Black e os grupos Arraial do Pavulagem e Crias do Curro Velho. Na abertura do evento, a banda do Corpo de Bombeiros executou o hino nacional e o hino do Pará.
Neste ato, a presidente da Fundação Santa Casa, Eunice Begot, pediu um minuto de silêncio pelo falecimento do ex-governador Almir Gabriel, lembrando que ele foi médico e nasceu na Santa Casa.

"Não poderíamos comemorar esse aniversário se não fosse de outra forma, prestando serviços e trazendo parceiros para nos ajudar. Tudo que está acontecendo aqui foi fruto de parceria".

Um grupo de 20 crianças e adolescentes que integram a Escola de Samba Crias do Curro Velho encantou o público com o samba-enredo da escola do carnaval deste ano. A Irmã Zelinda Borges, da Congregação São Vicente de Paulo, disse que não conhecia a Fundação Curro Velho e gostou de ver o espetáculo na Praça Brasil. “Gostei muito da apresentação das Crias do Curro Velho, eles são muito disciplinados”. 
Os jovens Davi Nazareno de Guerra e Daniel Barros, respectivamente, porta-estandarte e mestre-sala da escola de samba, nasceram na Santa Casa, no ano de 1999. Para Davi Nazareno, participar das comemorações do aniversário foi especial.
Durante o evento, que teve como apresentadores o pessoal do FaceBook Solidário, o presidente da Loterpa, Jorge Rezende, fez a entrega de cinco mil fraldas descartáveis para a Santa Casa. “Um presente especial para o hospital, que tem a maior maternidade do Norte do país”, disse Rezende. 
Para o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel João Hilberto Figueiredo, também presente no evento, a Santa Casa é uma instituição importante por representar o berço do Pará e isso só foi possível pelo trabalho de seus servidores e colaboradores, destacou o comandante.

O secretário de Saúde do Estado, Hélio Franco, que durante o Governo de Almir Gabriel esteve à frente da Santa Casa por oito anos, afirma que a instituição é o primeiro hospital do Norte do Brasil. 
"A Santa Casa começou no Pará em 1619, logo depois que Caldeira Castelo Branco fundou o Forte do Presépio. Em 1650 começou a funcionar aos moldes da Santa Casa de Portugal", lembra.
A primeira Santa Casa do Brasil é a de Santos, a do Pará foi a oitava a ser criada no País. 
"A Santa Casa, além de assistência à saúde, também foi o primeiro hospital de ensino da Amazônia. Aí se formaram vários médicos, uma infinidade de profissionais da medicina e de outras áreas da saúde. 
Em 1990, ela foi transformada em Fundação Pública Estadual e hoje é um hospital público que presta serviço não só de assistência, mas de ensino e pesquisa no Estado do Pará”, completa Helio Franco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Olá, agora este blog é um portal de notícias, estamos em novo endereço aguardando você

Isso mesmo, estamos em novo endereço, com uma nova plataforma, agora somos um portal de notícias :  https://blogdocarlosbaia.com.br/

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Prefeitura de Barcarena consegue aprovação do Auxilio Emergencial de R$ 450

Em sessão conduzida pelo presidente Júnior Ogawa, a Câmara de Vereadores de Barcarena aprovou nesta terça-feira (6), por unanimidade, o projeto de lei que cria um auxílio emergencial de R $450,00 para famílias em situação de vulnerabilidade econômica no município, em razão da pandemia da covid. Batizado de ‘Cuida Barcarena’, o auxílio prevê o pagamento de três parcelas de R$150,00 aos moradores que se enquadrarem nos critérios do programa. Outros dois projetos apresentados semana passada pelo prefeito Renato Ogawa também foram aprovados na sessão de hoje. Um deles trata da remissão fiscal de IPTU e outras licenças de funcionamento aos comerciantes que tiveram seus estabelecimentos afetados pelos decretos da pandemia. Assim, bares, restaurantes, academias, casas de show, barbearias, entre outros, não precisarão pagar esses impostos referentes a 2020 e 2021. Os vereadores aprovaram também o projeto que cria o Conselho Municipal do Direito da Pessoa Idosa, bem como o Fundo Municipal d...