Pular para o conteúdo principal

363 Anos: Aniversário da Santa Casa é comemorado com ações de cidadania na Praça Brasil

A Fundação Santa Casa, em parceria com instituições públicas e privadas, ofereceu neste domingo (24), na Praça Brasil, vários serviços à comunidade, como corte de cabelo, emissão de certidão de nascimento, carteira do trabalho, CPF, carteira de identidade, vacinas, entre outros benefícios.
O objetivo era comemorar os 363 anos da Santa Casa no Pará, que contou ainda com uma programação cultural especial, com shows de artistas regionais, como Pinduca, Nilson Chaves, Marisa Black e os grupos Arraial do Pavulagem e Crias do Curro Velho. Na abertura do evento, a banda do Corpo de Bombeiros executou o hino nacional e o hino do Pará.
Neste ato, a presidente da Fundação Santa Casa, Eunice Begot, pediu um minuto de silêncio pelo falecimento do ex-governador Almir Gabriel, lembrando que ele foi médico e nasceu na Santa Casa.

"Não poderíamos comemorar esse aniversário se não fosse de outra forma, prestando serviços e trazendo parceiros para nos ajudar. Tudo que está acontecendo aqui foi fruto de parceria".

Um grupo de 20 crianças e adolescentes que integram a Escola de Samba Crias do Curro Velho encantou o público com o samba-enredo da escola do carnaval deste ano. A Irmã Zelinda Borges, da Congregação São Vicente de Paulo, disse que não conhecia a Fundação Curro Velho e gostou de ver o espetáculo na Praça Brasil. “Gostei muito da apresentação das Crias do Curro Velho, eles são muito disciplinados”. 
Os jovens Davi Nazareno de Guerra e Daniel Barros, respectivamente, porta-estandarte e mestre-sala da escola de samba, nasceram na Santa Casa, no ano de 1999. Para Davi Nazareno, participar das comemorações do aniversário foi especial.
Durante o evento, que teve como apresentadores o pessoal do FaceBook Solidário, o presidente da Loterpa, Jorge Rezende, fez a entrega de cinco mil fraldas descartáveis para a Santa Casa. “Um presente especial para o hospital, que tem a maior maternidade do Norte do país”, disse Rezende. 
Para o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel João Hilberto Figueiredo, também presente no evento, a Santa Casa é uma instituição importante por representar o berço do Pará e isso só foi possível pelo trabalho de seus servidores e colaboradores, destacou o comandante.

O secretário de Saúde do Estado, Hélio Franco, que durante o Governo de Almir Gabriel esteve à frente da Santa Casa por oito anos, afirma que a instituição é o primeiro hospital do Norte do Brasil. 
"A Santa Casa começou no Pará em 1619, logo depois que Caldeira Castelo Branco fundou o Forte do Presépio. Em 1650 começou a funcionar aos moldes da Santa Casa de Portugal", lembra.
A primeira Santa Casa do Brasil é a de Santos, a do Pará foi a oitava a ser criada no País. 
"A Santa Casa, além de assistência à saúde, também foi o primeiro hospital de ensino da Amazônia. Aí se formaram vários médicos, uma infinidade de profissionais da medicina e de outras áreas da saúde. 
Em 1990, ela foi transformada em Fundação Pública Estadual e hoje é um hospital público que presta serviço não só de assistência, mas de ensino e pesquisa no Estado do Pará”, completa Helio Franco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...