Pular para o conteúdo principal

RE x PA: Mil policiais atuarão no esquema de segurança.



O primeiro RE x PA de 2013 será realizado neste sábado (26), a partir das 16h, no Estádio Olímpico do Pará, e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) já está preparada para garantir a segurança dos torcedores no dia do maior clássico do futebol paraense. 
Cerca de 40 mil pessoas devem lotar o Mangueirão, por isso mil policiais militares foram destacados para trabalhar durante todo o dia do jogo. 
Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM) e Departamento Estadual de Trânsito também organizaram ações específicas para permitir tranquilidade durante a partida.
A corporação começa a ação às 9h da manhã do sábado. A sugestão é de que os torcedores cheguem com antecedência ao Mangueirão e respeitem as normas de convivência determinadas pelo estatuto do torcedor. 
“O torcedor deve chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência para evitar aborrecimentos. Não é permitido o consumo de bebida alcoólica dentro do Mangueirão e o uso de artefatos explosivos é crime passível de prisão em flagrante, tanto nas imediações quanto no interior do estádio”, alerta o major Leno Carmo, da PM.
A Polícia Civil atuará em duas frentes durante o embate entre Remo e Paysandu: dentro e no entorno do Mangueirão. Nas dependências internas do estádio uma delegacia completa funcionará para garantir agilidade na resolução de qualquer problema. Na área externa da arena, 12 policiais civis e uma unidade móvel darão apoio ao trabalho da Polícia Militar. Além disso, a Seccional da Marambaia terá reforço de mais um delegado e um escrivão no sábado do certame.
O delegado Roberto Teixeira, diretor de Polícia Metropolitana da PC destaca a importância desta parceria. “A PM é responsável pelo policiamento ostensivo, por isso aproximamos a delegacia do local do jogo entre os clubes para permitir que o policial militar em ação não precise se deslocar do estádio caso haja necessidade, podendo voltar ao seu posto com mais agilidade”, destaca.
Os bombeiros também organizaram uma ação específica para o dia do clássico: 115 homens estarão atentos para possíveis acidentes na área interna e externa do estádio. Três viaturas, sendo uma de incêndio, outra de resgate (ambulância) e a última de salvamento darão apoio ao efetivo empregado. 
Evitar o excesso no consumo de bebidas alcoólicas e evitar ficar próximo dos guarda-corpos da arquibancada estão entre as medidas de segurança sugeridas pelo CBM. Desta forma a torcida paraense pode aproveitar uma tarde de muitas emoções. 
Desde o final da manhã, todas as vias de acesso para o estádio estarão sendo fiscalizadas pelos agentes de segurança pública do estado. O Detran estará presente com sete viaturas e 20 agentes, para a organização do trânsito. Rodolfo Ferreira, coordenador de operações do órgão, ressalta a importância da presença da fiscalização no clássico. 
"Em um evento dessa magnitude a movimentação na cidade é muito grande e é responsabilidade do Detran organizar o trânsito no anel viário do Mangueirão. Vamos orientar para evitar o excesso de pessoas fora do estádio, além de organizar o trânsito na entrada e saída". 
Vale lembrar que a entrada oficial da torcida do Paysandu é por meio da avenida Transmangueirão (lado B) e a da torcida azulina é pela avenida Augusto Montenegro (lado A). 
Os detalhes do esquema de segurança para o clássico paraense foram definidos durante uma reunião realizada na quarta-feira, 23, com a presença de representantes de Remo, Paysandu, Polícias e outros órgãos do Governo do Estado e Prefeitura de Belém, como Companhia de Transportes de Belém (CTBEL) e secretarias de Esporte e Lazer (Seel) e de Economia (Secom), além de representantes da Federação Paraense de Futebol e Ministério Público. 

No dia anterior, 22, já havia sido realizada reunião envolvendo as duas principais torcidas organizadas dos clubes.


Fonte: Agência Pará de Notícias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...