Um Secretário chamado Luiz Fernandes Rocha: Pará vai instalar laboratório de inteligência para combater lavagem de dinheiro
![]() |
Helenilson Pontes (c) durante a assinatura do convênio para instalação do laboratório, ao lado do ministro José Eduardo Cardozo (d) e do secretário Luiz Fernandes Rocha. |
O Pará vai ter um laboratório de inteligência e detecção para combate a crimes de lavagem de dinheiro, oriundo principalmente do tráfico de drogas.
O convênio para instalação do laboratório, que reforçará a segurança nas áreas de fronteira e deverá começar a funcionar em 2013, foi assinado nesta sexta-feira (7), em Brasília (DF), durante reunião da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron), no Ministério da Justiça.
O vice-governador do Estado e secretário Especial de Gestão, Helenilson Pontes, assinou o convênio durante o encontro, presidido pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e pela secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki.
O ministro, que anunciou ações mais enérgicas e uma interação maior entre o governo federal e os Estados nas áreas de fronteira, garantiu a instalação de laboratórios de inteligência em detecção de crimes de lavagem de dinheiro em mais sete Estados.
Recentemente, o governo do Pará conseguiu incluir nesse mapa de ações os municípios de Abaetetuba, no Baixo Tocantins, e São Caetano de Odivelas, no nordeste. Mesmo longe da fronteira, os dois municípios são atingidos por ações de criminalidade iniciadas em países vizinhos, como tráfico de drogas, contrabando, descaminho, tráfico de pessoas e armas.
Investimentos - Luiz Fernandes Rocha disse que o Pará tem avançado bastante na área de segurança e que os investimentos feitos pelo governo estadual são os maiores dos últimos quatro anos.
Segundo ele, R$ 366 milhões deverão ser investidos em ações de inteligência, prevenção, repressão e custódia.
A valorização dos servidores da área de segurança também foi ressaltada pelo secretário.
A partir de janeiro, informou Luiz Fernandes, estatísticas sobre o trabalho do Pará na área de segurança estarão disponíveis online para todas as forças de segurança do Brasil.
Texto/Fonte: Agência Pará de Notícias.
FOTO: CARLOS SILVA
Comentários