O Sistema de Segurança Pública do Estado do Pará recebeu na manhã desta quarta-feira, 19, R$ 5 milhões em veículos e equipamentos para otimizar suas atividades.
O governador do Estado, Simão Jatene, fez a entrega de dois helicópteros para o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), dez lanchas para o Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFLU), três carros-tanque, uma Unidade Móvel Integrada e uma Unidade Móvel de Local de Crime, além de um veículo de abastecimento, 34 motocicletas e 19 caminhonetes tipo pick-up.
Após a entrega, Simão Jatene anunciou investimentos expressivos na área da segurança para os próximos dois anos, como a construção de mais 30 Unidades Integrada Pró-Paz (UIPP) em todo o Estado e a criação de 19 unidades prisionais que resultarão no acréscimo de 6.328 novas vagas no sistema prisional.

“Estamos avançando e investindo em ações de segurança, mas, sabemos que ainda temos muitos desafios pela frente. A nossa estratégia é cobrir cada vez mais todas as áreas da segurança pública para que ela possa ter um serviço de melhor qualidade no atendimento da população, através do policiamento ostensivo e da ação de prevenção”, disse o governador.
BALANÇO
Ações e os investimentos realizados na área de Segurança Pública, nos anos de 2011 e 1012, além da quantidade de armas apreendidas, as prisões e as operações realizadas ao longo deste ano também foram apresentadas durante o evento.
Em dois anos, o Governo do Estado modernizou a frota para atendimento policial, com mais de 1.400 veículos, adquiriu 27 novas unidades de resgate, novas viaturas para as atividades do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e 37 novas unidades móveis. Mais 9.127 coletes e 5.490 armas também foram adquiridos. Até o final do mandato, todos os policiais terão colete e armamento individual.
“Estamos realizando investimentos e acompanhamentos constantes com a participação do governador. Já conseguimos avançar bastante em dois anos, mas temos ciência de que muito ainda precisa ser feito. Vamos continuar com a forte intervenção policial, ações de inteligência e investindo em prevenção para conseguir alcançar índices cada vez melhores”, ressaltou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes.
As Unidades Integradas Pro Paz (UIPP) ganharam destaque nos dois primeiros anos de governo. Já foram entregues oito e outras 17 estão em execução. Com a construção de mais 30 anunciadas pelo governador, serão 54 unidades até o final do ano, superando a meta prevista na Agenda Mínima, de 40 unidades.
As delegacias e quartéis em todo o Estado também passaram por reformas expressivas. No total, 33 delegacias foram reformadas e oito novos quartéis receberam melhorias, em Ourém, Novo Repartimento, Abaetetuba e Morada Nova, Redenção, Marabá, Santa Izabel e Afuá Belém, Itaituba, Cametá e Tailândia.
Outro ponto que impulsionou o fortalecimento da segurança foi a inovação tecnológica, com a implantação de equipamentos, como a instalação de mais de 200 câmeras na Região Metropolitana de Belém (RMB) e o registro biométrico dos custodiados no Sistema Penitenciário.
A desconcentração da aviação de segurança no Estado, com cinco helicópteros, e a aquisição de mais 15 lanchas para o patrulhamento os rios também foram fundamentais para a melhoria da segurança no Estado.
Fonte: Agência Pará de Notícias.
Comentários