Pular para o conteúdo principal

Sistema de Segurança Pública do Pará, aparelhando-se para combater a criminalidade


O Sistema de Segurança Pública do Estado do Pará recebeu na manhã desta quarta-feira, 19, R$ 5 milhões em veículos e equipamentos para otimizar suas atividades. 
O governador do Estado, Simão Jatene, fez a entrega de dois helicópteros para o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), dez lanchas para o Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFLU), três carros-tanque, uma Unidade Móvel Integrada e uma Unidade Móvel de Local de Crime, além de um veículo de abastecimento, 34 motocicletas e 19 caminhonetes tipo pick-up.

Após a entrega, Simão Jatene anunciou investimentos expressivos na área da segurança para os próximos dois anos, como a construção de mais 30 Unidades Integrada Pró-Paz (UIPP) em todo o Estado e a criação de 19 unidades prisionais que resultarão no acréscimo de 6.328 novas vagas no sistema prisional. 
O chefe do Executivo anunciou ainda o programa de sistema de avaliação e premiação da meritocracia, que irá premiar, através de um adicional no salário, o policial que conseguir cumprir metas estipuladas pela Secretaria de Segurança Pública (Segup).

“Estamos avançando e investindo em ações de segurança, mas, sabemos que ainda temos muitos desafios pela frente. A nossa estratégia é cobrir cada vez mais todas as áreas da segurança pública para que ela possa ter um serviço de melhor qualidade no atendimento da população, através do policiamento ostensivo e da ação de prevenção”, disse o governador.
BALANÇO
Ações e os investimentos realizados na área de Segurança Pública, nos anos de 2011 e 1012, além da quantidade de armas apreendidas, as prisões e as operações realizadas ao longo deste ano também foram apresentadas durante o evento. 
Em dois anos, o Governo do Estado modernizou a frota para atendimento policial, com mais de 1.400 veículos, adquiriu 27 novas unidades de resgate, novas viaturas para as atividades do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e 37 novas unidades móveis. Mais 9.127 coletes e 5.490 armas também foram adquiridos. Até o final do mandato, todos os policiais terão colete e armamento individual.

“Estamos realizando investimentos e acompanhamentos constantes com a participação do governador. Já conseguimos avançar bastante em dois anos, mas temos ciência de que muito ainda precisa ser feito. Vamos continuar com a forte intervenção policial, ações de inteligência e investindo em prevenção para conseguir alcançar índices cada vez melhores”, ressaltou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes.
As Unidades Integradas Pro Paz (UIPP) ganharam destaque nos dois primeiros anos de governo. Já foram entregues oito e outras 17 estão em execução. Com a construção de mais 30 anunciadas pelo governador, serão 54 unidades até o final do ano, superando a meta prevista na Agenda Mínima, de 40 unidades.

As delegacias e quartéis em todo o Estado também passaram por reformas expressivas.  No total, 33 delegacias foram reformadas e oito novos quartéis receberam melhorias, em Ourém, Novo Repartimento, Abaetetuba e Morada Nova, Redenção, Marabá, Santa Izabel e Afuá Belém, Itaituba, Cametá e Tailândia.

Outro ponto que impulsionou o fortalecimento da segurança foi a inovação tecnológica, com a implantação de equipamentos, como a instalação de mais de 200 câmeras na Região Metropolitana de Belém (RMB) e o registro biométrico dos custodiados no Sistema Penitenciário.
A desconcentração da aviação de segurança no Estado, com cinco helicópteros, e a aquisição de mais 15 lanchas para o patrulhamento os rios também foram fundamentais para a melhoria da segurança no Estado.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...