Pular para o conteúdo principal

Espaço Acolher, da Santa Casa, faz festa de Natal para usuários

 Diretora da Santa Casa, Eunice Begot.
Crianças, jovens e adultos atendidos pelo Espaço Acolher, que integra o Programa de Atenção a Vítimas de Escalpelamento da Fundação Santa Casa, participaram, na tarde desta sexta-feira (14), da confraternização de Natal que encerrou as atividades do ano letivo da classe hospitalar – implantada este ano pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) – e da Feira Cultural, que ocorreu entre outubro e dezembro.
Apresentações musicais e teatrais e danças criadas e desenvolvidas pelos próprios usuários do espaço puderam ser vistas na programação. “O objetivo é a inclusão social dessas meninas, que têm uma história dentro do seu município de origem. Durante a Feira Cultural, trouxemos essas histórias, e com essas experiências construímos vários produtos, como cinema, teatro, danças, jornais e cartilhas”, explicou a assistente social e coordenadora do Espaço Acolher, Luzia Matos.
Luzia Matos, assistente social e coordenadora do Espaço Acolher.
Este foi um ano especial para o espaço, segundo ela, devido à implantação da classe hospitalar, que atende estudantes da rede pública internados em hospitais ou em tratamento domiciliar. No caso do Espaço Acolher, são atendidas vítimas de escalpelamento, que moram no local.
“Essas crianças sofrem muito com o acidente, que deixa a autoestima delas muito prejudicada. O objetivo é fazer com que não percam o ano letivo devido o tratamento, mas podemos perceber que as atividades abrem outras possibilidades para enfrentar o problema”, ressaltou Luzia Matos. Ao todo, 20 crianças foram beneficiadas pelo programa este ano.
O projeto desenvolvido pela Seduc no Espaço Acolher tem a parceira das universidades do Estado (Uepa) e Federal do Pará (UFPA) e da Amazônia. Segundo a coordenadora do Pré-Amar Teatral, projeto de extensão da Escola de Teatro e Dança da UFPA, as atividades têm chamado a atenção e estimulado a criatividade das crianças.
“O projeto tem como proposta dar acesso a pessoas que não conhecem a linguagem teatral e atende principalmente escolas públicas nas regiões das ilhas. Como muitas dessas crianças são ribeirinhas, resolvemos estender essas atividades para o Espaço Acolher, como forma de estimular a arte, a educação e a cidadania, para que elas possam recuperar a autoestima por meio do teatro” explicou a coordenadora.
Este ano, a Fundação Santa Casa registrou onze casos de escalpelamento no Pará. Somente nos dois primeiros messes de 2012, foram cinco vítimas, todas crianças do sexo feminino. Isso ocasionou também o aumento de vítimas acolhidas pelo espaço. Segundo Luzia Matos, muitas pessoas estão procurando o Espaço Acolher, inclusive aquelas que sofreram o acidente anos atrás.
Encenação Teatral do projeto Preamar Teatral,
desenvolvido pela escola de teatro e dança da UFPA.
“Isso comprova que estamos fazendo um trabalho importante, e fazemos isso devido ao apoio dos nossos parceiros, aos quais agradecemos muito. Recebemos muitas doações este ano com brinquedos, materiais de limpeza e material escolar, entre outros”, completou. Quem quiser ajudar o espaço doando roupas, materiais escolares e utensílios domésticos ou eletrônicos, pode procurar a sede do Acolher, que fica na avenida Alcindo Cacela, 555, esquina com a travessa Diogo Moia.


 Fonte: Agência Pará de Notícias

Fotos: CARLOS SODRÉ / AG. PARÁ


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

BARCARENA: VEREADORA do PSC "ONÇA PINTADA com CARA de OSGA" APUNHALA PARTIDO PELAS COSTAS e COMEMORA TRAIÇÃO na PRAIA do CARIPI...

A VEREADORA "ONÇA PINTADA" que Também RESPONDE pela ALCUNHA de "CARA de OSGA".. . SEGUNDO INFORMAÇÕES, TERIA 500.000 MIL MOTIVOS PARA VOTAR ( E VOTOU) NO PRESIDENTE DA CÂMARA APONTADO PELO EX-PREFEITO LALAUZINHO CUNHA, CONTRARIANDO A ORIENTAÇÃO NACIONAL, ESTADUAL e MUNICIPAL do CONCEITUADO e IMPORTANTE PARTIDO (PSC) - SEGUNDO INFORMAÇOES, O OBJETIVO é FAZER COM QUE LALAUZINHO RECEBA O "TÍTULO de ANJO", POIS PODERÁ TER SUAS CONTAS APROVADAS pelos "EDI's"... Um Homem Conhecido pelas redondeza pelo apelido de "MUCURÃO", FOI VISTO e FOTOGRAFADO LEVANDO UM "CARRINHO de MÃO" que DEVERIA TER 500.000 MOTIVOS PARA A COVARDE TRAIÇÃO da VEREADORA A SEU PARTIDO o PSC. O BICHO PEGOU NA CÂMARA de BARCACITY... 500.000 MOTIVOS, RONDARAM A VEREADORA "ONÇA PINTADA" ixiiiiii... AGUARDEM DETALHES!

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •