Pular para o conteúdo principal

São Domingos do Capim... 35 Dias da "Pororoca" da Corrupção!!


               Foram apenas 35 dias de gestão, se é que se pode chamar disso, mas que deixaram um grande rombo na prefeitura de São Domingos do Capim, município ao sudeste do Pará, ao final de 2011.

       Segundo fontes fidedignas, quando o atual prefeito Cristiano Martins foi temporariamente  afastado em função de denúncias por compra de votos, fato desmentido posteriormente por falta de provas, assumiu o seu principal adversário, que na época ficou em segundo lugar nas eleições, o empresário Alberto Yoiti Nakata (Foto), à época do PTB, nissei morador de Castanhal que tem algum negócio no município.



Além dos saques efetuados contra várias empresas e pessoas físicas, desconfia-se inclusive que várias sejam fantasmas, e até mesmo recebimentos pela própria administração em dinheiro vivo. Uma das denúncias diz que vários computadores do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) simplesmente sumiram após os 35 dias, sendo feita ate ocorrência policial pela atual administração.

A época, quando o atual prefeito Cristiano Martins foi afastado por liminar, deixou tudo protocolado e assinado pelo recebedor. Durante todo o tempo em que ficou na prefeitura, de outubro a dezembro de 2006, o então chefe da administração municipal, Alberto Yoiti Nakata, deixou um grande rombo na saúde e na educação, contribuindo assim para que se tenha criado efetivamente sérios problemas da atual administração, pois, de uma receita de quase 3 milhões, quase um milhão de reais foram parar não se sabe onde. Isso tudo sem a devida prestação de contas do então gestor.

Entenda o processo:

Prefeito volta ao cargo e encontra desfalque na prefeitura

Mediante agravo regimental na ação cautelar, o Tribunal Regional Eleitoral resolveu, por unanimidade, o do atual prefeito Sr. José Cristiano Martins Nunes no município de São Domingos do Capim.

À época, a equipe da prefeitura fez uma auditoria completa nas contas notando-se um desfalque irreparável nos cofres públicos feitos pelo empresário Alberto Nakata, com ajuda do seu tesoureiro, que também era de Castanhal, fato denunciado ao Ministério Público. Na Educação, além de retiradas absurdamente altas, sumiram todos os computadores destinados ao PROINFO e recursos que estavam reservados ao pagamento do 13º salário dos servidores. Na agricultura houve mortes de animais, mudas de árvores frutíferas e outras.

Esse desvario se alastrou pelas demais secretarias deixando o atual administrador do município, prefeito Cristiano Martins, em uma calça justa e sem saber o que fazer, já que o empresário Alberto Yoiti Nakata não prestou contas de um centavo sequer gastos nesse período, tendo suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Prefeito afastado:

O ex-prefeito Cristiano Martins, do PT, havia sido afastado do cargo por decisão do juiz eleitoral João Ronaldo Corrêa, em 23 de setembro, sob a acusação de abuso de poder econômico e captação ilícita de votos de dois eleitores, fato não provado após investigações.
Por decisão judicial, a prefeitura vinha sendo governada pelo presidente da Câmara, vereador Osni de Jesus, aliado de Cristiano, mas com a posse do novo prefeito, o empresário Alberto Yoiti Nakata, se recusou a deixar a prefeitura, o que provocou ameaças de quebra-quebra, que só não se concretizaram por conta da presença de uma tropa do 5º Batalhão da Polícia Militar de Castanhal, e de uma equipe da Polícia Civil, sob o comando do delegado Daniel Castro, superintendente da Polícia Civil na região do Salgado.

Comentários

Anônimo disse…
Meu Deus, a que ponto chegamos, Um cara passar apenas 35 dias e roubar quase 1 milhao e meio de reais. Imagine se ele passasse quatro anos A prefeitura tava falida Coitado do atual prefeito que pode pagar por um ccrime que nao cometeu
Marcus Vinicius disse…
KKKKKKKKKKKKK, MORRO DE RIR DE GENTE IGNORANTE COMO O PRÓPRIO DONO DESSE BLOGGER! EXPLICA AI PQ O ALBERTO NAKATA É CANDIDATO PELO PSDB? SE ELE TIVESSE FEITO TUDO ISSO QUE TU POSTOU AQUI, SERÁ QUE A PRESTAÇÃO DE CONTA DELE IA PASSAR? AGORA FALA A RESPEITO DA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO ANO DE 2011 QUE O ATUAL PREFEITO DO PT NÃO FEZ? PODE ME DIZER ALGO A RESPEITO? SBE QUE ESTÁ SENDO PROCESSADO PELO MPF, E QUE JÁ PERDEU A 1º INSTÂNCIA EM BELÉM? JA QUE VOCÊ MENCIONA TUDO ISSO NESSA POSTAGEM AGORA EU TE PERGUNTO: CADÊ AS PROVAS DE TUDO QUE VC ESCREVE AQUI? VAI TE INFORMAR ANTES DE POSTAR TEXTOS SEM FUNDAMENTO ALGUM, VC NEM CONHECE A REALIDADE DO NOSSO MUNICÍPIO MEU CAMARADA!

Postagens mais visitadas deste blog

PARÁ: Juíza determina afastamento da titular da Funcap!

A juíza Odete da Silva Carvalho, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Belém nos autos da Ação de Execução movida pelo Ministério Público contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap) determinou o afastamento em 48 horas da presidente da entidade, a terapeuta Euniciana Peloso da Silva. Na decisão, de mais de dez laudas, a juíza determina que, “seja oficiado à autoridade administrativa imediatamente superior, para que designe substituto, no prazo de 48 horas, sob pena de impedir ou embaraçar a ação da autoridade judiciária, nos termos do art. 236 do ECA”. A sentença foi publicada no Diário da Justiça, na edição que circulou sexta-feira, dia 26. As irregularidades verificadas em uma das unidades de internação da Funcap motivaram o representante da Promotoria da Infância e Juventude a protocolizar uma Ação Civil, em 2008. No início de fevereiro a juíza sentenciou, estabelecendo prazo de um ano para a Presidência da Fundação concluir as obras do antigo EREC - Espaço Recomeço. A ju

BARCARENA: VEREADORA do PSC "ONÇA PINTADA com CARA de OSGA" APUNHALA PARTIDO PELAS COSTAS e COMEMORA TRAIÇÃO na PRAIA do CARIPI...

A VEREADORA "ONÇA PINTADA" que Também RESPONDE pela ALCUNHA de "CARA de OSGA".. . SEGUNDO INFORMAÇÕES, TERIA 500.000 MIL MOTIVOS PARA VOTAR ( E VOTOU) NO PRESIDENTE DA CÂMARA APONTADO PELO EX-PREFEITO LALAUZINHO CUNHA, CONTRARIANDO A ORIENTAÇÃO NACIONAL, ESTADUAL e MUNICIPAL do CONCEITUADO e IMPORTANTE PARTIDO (PSC) - SEGUNDO INFORMAÇOES, O OBJETIVO é FAZER COM QUE LALAUZINHO RECEBA O "TÍTULO de ANJO", POIS PODERÁ TER SUAS CONTAS APROVADAS pelos "EDI's"... Um Homem Conhecido pelas redondeza pelo apelido de "MUCURÃO", FOI VISTO e FOTOGRAFADO LEVANDO UM "CARRINHO de MÃO" que DEVERIA TER 500.000 MOTIVOS PARA A COVARDE TRAIÇÃO da VEREADORA A SEU PARTIDO o PSC. O BICHO PEGOU NA CÂMARA de BARCACITY... 500.000 MOTIVOS, RONDARAM A VEREADORA "ONÇA PINTADA" ixiiiiii... AGUARDEM DETALHES!

Aberto Processo Seletivo para o Hospital Adventista em Barcarena.

O Hospital Adventista de Belém abre processo seletivo para sua nova unidade - CMAB (Centro Médico Adventista de Barcarena). Interessados devem enviar seu currículo com o título da vaga pretendida para um destes dois e-mails: recrutamento.cmab@hab.org.br  ou  recrutamento.cemab@hab.org.br Mas atenção! Este Processo seletivo é s omente para candidatos que comprovadamente residam em BARCARENA, VILA DOS CABANOS, ABAETETUBA e proximidades.     Veja as vagas disponíveis:   Nível médio   •              Recepção •              Serviços gerais •              Copeiro (a) •              Agentes de portaria •              Atendente de Farmácia •              Administrativo •              Ajudante de cozinha •              Almoxarife e auxiliar •              Cozinheiro(a) •              Camareiro(a) •              Hidráulico   Nível técnico   •              Técnico (a) de Enfermagem •              Mecânico •              Eletricista •