Pular para o conteúdo principal

Julho fecha sem mortes na Vila dos Cabanos, em Barcarena...

do portal ORM

Enquanto a criminalidade parece apenas aumentar na capital paraense, o distrito de Vila dos Cabanos, no município de Barcarena, no nordeste do Pará, não registrou nenhum caso de homicídio durante as férias de julho. Situada a 120 quilômetros da capital, a localidade fica às proximidades de um dos balneários mais procurados por turistas durante o período: a praia de Caripi. De acordo com dados no Sistema Integrado de Segurança Pública, também houve queda dos número de lesão corporal, de 23 em 2010, para 9 este ano, e roubos, passando de 39 em 2010 para 25 em 2011. Durante o mês, houve cinco registros de prisões em flagrante na localidade pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, furto e estupro.


Um dos casos foi a prisão de Artur Vilhena de
Sousa e Leonildo Rodrigues Cardoso, ambos com 19 anos. Eles foram flagrados com
um revólver calibre 32 com quatro munições. 'Os dois são de Abaetetuba e vieram
para Vila dos Cabanos roubar motocicletas, mas foram postos fora de circulação
pela polícia antes que viessem a prejudicar a sociedade', explica o delegado
Marcos Miléo, titular da Delegacia de Vila dos Cabanos.


Foram presos ainda e autuados por estupro o casal Maria de Lourdes Pereira de Almeida e Joaquim Carvalho Gonçalves. A vítima foi uma garota de 13 anos, filha de Maria de Lurdes. A Polícia Civil tomou conhecimento do crime por meio de denúncia feita à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, que repassou o caso à delegacia. A equipe foi até o endereço denunciado e encontrou a adolescente em companhia de Joaquim, no momento em que iriam manter relações sexuais. Dentro da casa foi encontrado um aparelho celular com fotos sensuais da menina vestida apenas com peças íntimas, além de um vídeo em que a adolescente é abraçada por um homem mais velho.

Após as primeiras investigações, a polícia descobriu que a garota não sabe ler nem escrever, pois não estuda. 'Descobrimos o envolvimento dela com outros homens. Um deles pagava aluguel na residência para manter a casa. Em troca, mantinha relações sexuais com a menina', apurou Miléo.

O delegado ressalta a importância do serviço Disque 100 para denúncias de crimes sexuais contra crianças. 'Ao fazer a ligação ao número 100, o denunciante será atendido por uma equipe preparada.


Qualquer pessoa pode fazer contato com a Ouvidoria.



O Disque 100 é gratuito e atende 24 horas', esclarece o policial.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...