Pular para o conteúdo principal

Senador César Borges defende mais vereadores e menos gastos!

Em entrevista ao programa CBN Total, da Rádio CBN, o senador César Borges (PR-BA), defendeu a aprovação do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 47/2009, chamada "PEC Paralela" dos Vereadores, que reduz os gastos das Câmaras Municipais. A PEC foi aprovada pelo Senado, na semana passada, e complementar a PEC 20, que está na Câmara dos Deputados para ser promulgada e que restitui o número de vereadores original. Com isto, as despesas das câmaras vão diminuir mesmo com mais vereadores.

"Em uma democracia representativa, o número de vereadores tem que ser proporcional à população dos municípios. Isso não ocorre no Brasil", apontou César Borges. Segundo explicou à CBN, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2004, referendada pelo Supremo Tribunal Federal (SFT), 90% dos municípios brasileiros passaram a contar com representação de apenas nove vereadores. Para o senador, opiniões políticas minoritárias e pequenos distritos perderam representação nos municípios.

A PEC 20, que restitui o número original de vereadores, foi aprovada no Senado e na Câmara, no final do ano passado, e aguarda apenas a promulgação por parte da Câmara dos Deputados. No Senado, César Borges também defendeu, na semana passada, a votação da PEC 47/2008, da qual é tecnicamente autor, por ter proposto a sua tramitação separada da PEC 20.

Esta PEC trata da redefinição orçamentária do Poder Legislativo municipal, através da redução dos repasses das câmaras. Ela foi destacada da original para melhor estudo pelo Senado.
"Não podemos postergar a decisão. Essas pessoas representam milhares de brasileiros espalhados em mais de cinco 5.500 municípios e esperam uma palavra do Senado Federal, do Congresso Nacional, da Câmara dos Deputados", afirmou.


César Borges se dirigia a suplentes de vereador de todo país que acompanhavam no Senado a votação. Os suplentes pediram o apoio de César Borges na aprovação da PEC 47, pois dela depende a promulgação, pela Câmara, do texto que trata do tamanho dos legislativos municipais.

Fonte: (Assessoria de Imprensa do senador César Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma pesquisa registrada no TRE/PA, aponta que Hélder vence no 1º Turno

Alcântara e Ogawa inauguram moderna escola para os ribeirinhos

  Escola do Nazário, vista de cima - Foto: ASCOM/PMB O prefeito Paulo Alcântara e o prefeito eleito de Barcarena, Renato Ogawa, inauguraram nesta terça-feira (22) a nova Escola do Nazário, na ilha das Onças. O grande prédio, todo em alvenaria, que substitui a antiga escola de madeira da comunidade, foi erguido às margens do furo que leva o nome da unidade escolar. Ela poderá atender mais mil alunos. A vice-prefeita eleita Cristina Vilaça e vereadores do município também participaram do ato. Inauguração - Foto: ASCOM/PMB A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou as instalações do prédio e falou sobre a história da construção. "Essa escola é fruto de um esforço coletivo", disse ela, ao destacar que a obra foi feita com 100% de recursos do tesouro municipal. "Somos responsáveis no nosso fazer e vamos iniciar uma nova história no furo do Nazário", acrescentou. Ivana fez um agradecimento especial aos servidores da Semed.  Prefeito Paulo Alcântara e...

Nova escola: saiba quem foi a professora Maria Cecília

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFª. MARIA CECÍLIA”     Mas, quem foi a Professora “Maria Cecília” que empresta seu nome à nova e moderna escola que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação de Barcarena no Governo Vilaça? Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro, nascida na cidade de Barcarena na localidade de Cabeceira Grande em 22/11/1929, torna-se “Professora Maria Cecília” em meados de 1950, nomeada então pelo Governador Magalhães Barata, lecionando pela primeira vez em uma escolinha na comunidade do Arapiranga. Ficando lá apenas por um ano, grávida do primeiro filho, foi transferida para uma escolinha na comunidade do Aicaraú.  Foto Escola: ASCOM/PMB - Foto Profª. Cecília: Arquivo Familiar -  Arte: Fabrício Reis. “Lembro como se fosse hoje, em 1950, eu e minha irmã Maria Cecília fomos nomeadas professoras em Barcarena pelo Governador Magalhães Barata a época; quando ele perdeu a outra eleição fomos exoneradas; quando ...